Empresários de sucesso possuem hábitos em comum. E liderar vendedores faz parte da rotina de um empreendedor. Diferentes líderes têm diferentes qualidades, pontos fortes, habilidades e desafios. E o verdadeiro desafio de ser um líder é ser forte, mas ainda assim ser atencioso com os outros.
A transição para se tornar um líder é difícil, ninguém te diz como você deve agir ou o que você deve fazer. Você está começando a sentir mais responsabilidade e começa a se auto responsabilizar. Assim, tornar-se um líder é uma jornada constante de aprendizado e autodesenvolvimento.
À medida que você avança para posições de liderança progressivamente maiores ao longo de sua carreira. Uma coisa que você aprende rapidamente ao liderar vendedores é que existem aspectos do papel que você não vai aprender em livros, treinamentos e programas de negócios.
Existem muitas atividades e encontros diários que ninguém nunca lhe contou, porque, honestamente, realmente existem algumas coisas que você precisa experimentar por si mesmo. Com isso em mente, aqui estão algumas dicas do mundo real para ajudá-lo a se preparar para liderar vendedores, que podem não parecer tão glamorosas, mas são partes importantes do papel.
1) Você pode ser visto como uma pessoa má
Dificilmente você agradará a todos, mesmo que a decisão ou ato vise o desenvolvimento da equipe e da empresa de modo geral.
Liderar vendedores assertivamente é quando você consegue bons resultados através do desempenho de sua equipe e para isso precisa manter a harmonia e o bem-estar do grupo. Além de incentivar o crescimento de cada membro deste grupo.
Mas durante esse processo de busca por resultados, muitas vezes é necessário que o líder faça um acompanhamento mais próximo ao colaborador, gere um volume maior de feedbacks e essas ações podem ser vistas como cobranças.
2) Você terá conversas difíceis
Apesar de necessárias para o desenvolvimento do time e progresso da empresa, conversas podem ser dolorosas. E faz parte do papel do seu papel de liderar vendedores encará-las.
Pesquisas comprovam que a criação de uma equipe que oferece e recebe feedback de forma aberta e contínua leva a mais crescimento. Assim, quando sua equipe puder fazer perguntas, dar feedback crítico e aceitar conselhos de uma maneira que permita que eles se adaptem e criem um trabalho melhor, eles estarão mais engajados.
Desse modo, sua equipe superará rapidamente as metas da empresa se for mais produtiva, engajada e não perder tempo com algo que não está funcionando bem.
3) Você pode se sentir só
Liderar vendedores pode ser um trabalho solitário. Embora sua equipe possa ser ótimos colegas de trabalho e falar sobre a incrível festa de aniversário que todos estão participando, você provavelmente não está na lista de convidados. E isso não quer dizer que você seja um mau gestor.
E isso é totalmente ok! Seu trabalho é ser o líder deles, um recurso confiável – não o amigo com quem eles bebem, conversam sobre o trabalho ou qualquer coisa que realmente borre a linha entre a vida profissional e pessoal. E uma nota para as pessoas que têm um gerente que quer ser seu melhor amigo: essa configuração também pode não ser benéfica para você.
4) Gerenciar consome muito do seu tempo
Tempo e muito da sua energia! Ou seja, contratar, treinar e acompanhar a evolução das pessoas é um baita desafio.
Quando você foi promovido, pode ter pensado inicialmente que sua lista de tarefas ficaria mais curta e as tarefas seriam atribuídas a outra pessoa. Pode ser verdade que um subordinado direto o ajude com a carga de trabalho, mas você ainda é responsável pelas atribuições, tarefas e responsabilidades.
5) Você terá muito a aprender
E se sentir o oposto, pode ter certeza que está no caminho errado. Liderar é aprender e desaprender constantemente.
Nem todo mundo é um líder nato, mas você pode aprender e, afinal, seu próprio gerente acha que você tem o que é preciso. Veja essa nova responsabilidade como uma chance de se esforçar: você precisa trabalhar as habilidades de comunicação? Gerenciamento de tempo? Dando feedback? Motivando os funcionários?
Por fim, os líderes devem equilibrar a necessidade de serem autênticos e reais com seus funcionários enquanto protegem alguns aspectos de suas vidas. Isso significa ser humilde, compartilhar seus altos e baixos e ser resiliente para superar os desafios.
Assim, para liderar vendedores é preciso se manter firmes em seus valores e não ter medo de críticas por se posicionarem sobre as causas em que acreditam.
Como você está liderando sua equipe comercial hoje? Nosso time de especialistas pode te ajudar a ter insights e informações para ajudar seu time a alavancar as vendas do seu negócio!
Clique e ganhe um diagnóstico gratuito com um de nossos especialistas!
