Investir na equipe faz parte da rotina de um empreendedor. Administrar um negócio requer fazer constantemente diferentes tipos de investimentos e empreendedores de sucesso possuem hábitos em comum. Uma empresa investe dinheiro e recursos em publicidade, pesquisa e desenvolvimento, mídia social, parcerias, tecnologia, segurança e muito mais.
Mas, o que é uma empresa sem seus funcionários? Os colaboradores investem tempo, energia, talentos e o melhor de si no sucesso e na visão de sua empresa. Sua equipe impacta diretamente:
- O relacionamento que você tem com seus clientes;
- A qualidade do trabalho que você está entregando;
- Sua capacidade de produzir trabalho no ritmo que você precisa;
Ter funcionários desengajados leva a uma falta de eficiência em seu negócio. Pesquisas mostram que funcionários estressados, sobrecarregados e desengajados são menos produtivos e menos eficientes do que seus pares. De fato, a sobrecarga de trabalho diminui a produtividade dos funcionários em 68%, enquanto os funcionários que se sentem engajados têm 27% mais chances de relatar um desempenho “excelente”. Por isso, é preciso um investimento em custos rígidos e leves para colher os frutos do seu resultado final. E você, investe em seus colaboradores?
Neste artigo, trago as 5 principais razões pelas quais investir no seu time é bom para eles e principalmente para os resultados de sua empresa.
Benefícios de investir na equipe
Reduzir rotatividade
O custo de substituição de funcionários pode ser o dobro do preço de seus salários (ou mais). Por isso, se você construir bons relacionamentos com seus funcionários, investindo em seus talentos, poderá economizar a despesa de perder suas habilidades, recrutar e treinar novos funcionários e outros custos de rotatividade de funcionários.
Assim, o motivo mais comum de rotatividade foram questões de carreira, categoria que inclui oportunidades de crescimento, realização e segurança. Para evitar a rotatividade, é importante investir nos funcionários desde o início. Além disso, já na fase de onboarding, dê a eles uma visão geral dos principais valores de negócios, destacando como seu papel faz parte da missão da empresa.
Aumentar produtividade
As organizações que mantêm uma cultura de alto desenvolvimento têm maior probabilidade de ter funcionários engajados. Ainda, ao modo em que os funcionários se sentem mais felizes no trabalho, eles se tornam mais produtivos.
Ou seja, um trabalho melhor significa mais qualidade para sua empresa em geral, independentemente de você produzir diretamente produtos, fornecer serviços financeiros a clientes ou outras empresas ou qualquer outra coisa.
Assim, à medida que uma organização produz produtos ou serviços de melhor qualidade, sua reputação melhora e sua empresa terá mais chances de prosperar.
Melhorar resultados
Capacitar seus colaboradores, além de facilitar o trabalho que eles desempenham vai promover um ambiente de criatividade e colaboração. Além disso, ao enviar seus funcionários para treinamentos adicionais ou cursos especificamente relacionados ao seu negócio, você está, na verdade, aumentando a experiência e o conhecimento de sua própria empresa.
Desse modo, quando seus funcionários estão atualizados sobre as estratégias de negócios mais recentes e trazem novas ideias, você garante que sua empresa esteja à frente da concorrência e oferecendo o melhor serviço aos seus clientes.
Investir em seus funcionários ajudando-os a desenvolver novas habilidades também é crucial porque pode ajudar sua empresa a atrair novos talentos. E à medida que a notícia de sua organização se espalha, você terá mais chances de atrair talentos de primeira linha em seu nicho, o que pode, por sua vez, ajudar o trabalho que sua empresa produz a se tornar ainda melhor.
Adicionalmente, este efeito é cumulativo. Quanto mais talentos de alta qualidade você atrair, mais fácil será obter mais talentos de alta qualidade para seguir.
Melhorar cultura e engajamento
Quando você investe em seus funcionários, fica mais fácil para você expandir seus negócios de dentro para fora. Ao investir e valorizar seus funcionários, eles estarão mais propensos a querer progredir em suas carreiras dentro do seu negócio.
Funcionários engajados que exercitam seus pontos fortes diariamente superarão muitas vezes uma força de trabalho maior, mais bem equipada, mas desengajada.
Quando se trata disso, as pessoas são o ativo responsivo mais valioso em qualquer organização. Ao investir em seu pessoal, você aprimorará conjuntos de habilidades para fornecer melhor qualidade a seus clientes, construir uma equipe de melhor desempenho e criar os líderes de amanhã – tudo em seu próprio quintal.
O Risco de não investir na equipe
Você deve estar pensando… mas e se eu não investir? Deixar de investir em seus funcionários não significa que seu negócio vai desmoronar. No entanto, pode adicionar estresse e custos adicionais. Aqui está o que você estará enfrentando se não fizer esse investimento no funcionário:
- Redução na confiança do cliente;
- Baixa retenção de colaboradores;
- Aumento nos custos de contratação e integração.
Como investir nos seus funcionários ainda este ano
- Apoiar iniciativas de melhoria multifuncional
- Expanda os programas de qualificação
- Forneça recursos adequados
- Invista em treinamento e desenvolvimento
- Crie mais oportunidades de colaboração
Conclusão
Investir em funcionários significa gastar tempo e dinheiro para garantir que sua equipe se sinta valorizada e informada. Pode ser tão simples quanto um cartão de agradecimento por um trabalho bem feito, ou tão complexo quanto estabelecer um programa corporativo de treinamento e educação.
E mais, resulta em benefícios diretos e tangíveis ao seu produto e organização e reduzindo efeitos ou tendências negativas, como uma grande onda de funcionários abandonando o barco.
Ao implementar estratégias para investir em seu pessoal e veja a produtividade de seus funcionários aumentar, diminuir a rotatividade e aumentar a aquisição de talentos. Mais importante ainda, você estará criando uma cultura que se destaca e retribuindo às pessoas que tornam sua organização um sucesso em primeiro lugar.
Não importa qual aspecto do seu negócio você deseja melhorar, nunca é uma má ideia focar nas pessoas com quem você trabalha. Se você deseja aumentar a produtividade, a satisfação do cliente e os lucros, ou apenas deseja formar uma equipe capaz de impulsionar efetivamente sua empresa, investir em seus funcionários é definitivamente o caminho a percorrer.
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