A-commerce, Inside Sales, Desenvolvimento Assistido, Stream Shop e Teleserviço tornam-se mais próximos da realidade e mostram-se como forte tendências de mercado na atualidade.
As mudanças cada vez mais aceleradas ocasionadas pela tecnologia, globalização digital e até questões ligadas a saúde, mostram evidencias reais de que o consumidor está mudando.
Nesta direção, empresas do mundo todo estão atentas e buscam alternativas para melhorarem os resultados e anteciparem as tendências do consumidor.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com as 5 principais tendências de mercado que você precisa conhecer hoje para manter seu negócio atualizado e aprimorar a experiência do seu cliente. Continue a leitura e descubra!
A-commerce
Com a repentina demanda por soluções automatizadas que requerem menos contato humano, algumas tecnologias que já vinham sendo testadas por empresa globais se mostraram mais próximas da realidade do que nunca.
A-commerce é a evolução da automação e inteligência artificial no comércio.
Processos chaves como: vendas, entrega e atendimento, começaram a ser automatizados por empresas do varejo como forma de diminuição dos custos e se mostram ser fortes tendências de demanda do consumidor.
Um exemplo prático de A-commerce é o Amazon Go, inaugurado em 2018 e chamado de: o futuro do varejo.
Trata-se de um novo conceito de supermercado que não existe atendente, basta instalar um aplicativo e mover o produto da prateleira para seu carinho para fazer a compra.
Outro exemplo é a parceria que a Dominos fez com a startup Nuro para testar a entrega de pizzas com carros autônomos.
Talvez agora você esteja se perguntando: Ok, mas este nível de automação está muito distante do meu negócio. Se isto passou pela sua cabeça, saiba que as soluções de A-commerce estão ficando cada vez mais populares e algumas podem ser aplicadas hoje mesmo na sua empresa.
Como é o caso dos chatbots que podem automatizar processos simples de atendimento, qualificação de clientes, pesquisa de satisfação, entre outros.
Inside Sales
Ao invés de investir horas e dinheiro com deslocamentos, reuniões externas, cafézinhos, almoços e jantares, no Inside Sales as vendas são realizadas dentro da empresa.
Metodologias bem estabelecidas e ferramentas digitais para transmissões on-line, ligações, atendimento e gerenciamento de clientes são utilizadas com intuito de potencializar as vendas e otimizar os custos empregados na rotina comercial.
Inside Sales não é um conceito ultra moderno, mas mostrou forte aderência com as tendências de mercado.
No contexto atual, algumas empresas se viram forçadas a adaptarem seus processos para continuarem mantendo as vendas ativas.
Se você se interessa sobre como continuar vendendo mesmo sem atendimento presencial, temos um conteúdo completo sobre Inside Sales que você pode acessar clicando aqui.
Desenvolvimento assistido
Uma das três maiores formas de fazer negócio que existe é o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional.
Empresas do mundo inteiro vendem serviços e produtos que ajudam as pessoas e as empresas a se desenvolverem em áreas como: educação, negócios, finanças, culinária, saúde, estética, tecnologia, entre outras.
O Desenvolvimento assistido é a tendência de mercado que refere-se as técnicas de desenvolvimento que antes eram aplicadas em suma maioria de forma presencial, por particularidades de mercado, e com a mudança do perfil de consumo aceleraram as demandas no formato remoto.
Um exemplo prático de desenvolvimento assistido são as aulas de academias que passaram a ser transmitidas de maneira on-line e ao vivo para os alunos realizaram dentro de casa.
Outro exemplo para ilustrar esta tendência de mercado é o serviço denominado como Text-a-Chef da empresa Equal Parts, especializada em utensílios de cozinha, onde é oferecido um serviço sobre demanda em que chefs de cozinha auxiliam pessoas normais com dicas de preparação de refeições ou até conselhos sobre como solucionar um prato queimado.
Stream Shop
Shopping centers do mundo inteiro deixaram de ser simples locais de vendas para se tornarem espaços de convivência e experiência.
O maior diferencial deste modelo de consumo acaba de se tornar realidade na internet. Stream Shop é a inclusão da interação ao vivo e humanizada no consumo on-line.
Uma evidência real desta tendência são as lives que foram realizadas por artistas, influênciadores e marcas que resultaram em recordes de interação, vendas e doações.
Um exemplo excepcional de Stream Shop é a turnê de cinco shows anunciada pelo rapper Travis Scott dentro do jogo Fortnite. Esta prática foi realizada também a pouco mais de um ano pelo DJ Marshmellow em um show com mais de 10 milhões de usuários dentro do mesmo jogo.
As compras no Stream Shop se assemelham as práticas utilizadas nos canais de compras domésticas como Shoptime e Canal Polishop, onde o usuário sintoniza o canal, vê o que está a venda e pode comprar imediatamente.
Porém com tecnologias que tornam o processo muito mais interativo e dinâmico.
Teleserviço
A prestação de serviço remoto não é novidade, entretanto, algumas modalidades de serviços surpreenderam o mercado positivamente com mudanças rápidas de regulamentações e demanda.
Duas evidências reais desta tendência são os aumentos repentinos de busca no Google por telemedicina e terapia on-line.
Se você quiser entender mais sobre o que é a telemedicina e quais os benefícios, temos um conteúdo específico sobre o tema que você pode acessar clicando aqui.
Observando as imagens acima percebemos que as buscas existem a mais de 5 anos, porém, no contexto atual sofreram repentino aumento nas pesquisas e sinalizam fortes tendências de mercado.
Algumas empresas e profissionais já estão desenvolvendo soluções específicas para esta demanda.
Conclusão
Para não ficar para traz no mercado atual, sua empresa precisa se atualizar e ficar de olho nas tendências. As mudanças refletem diretamente o comportamento do consumidor e podem ser aceleradas pelo surgimento de novas tecnologias e ocasiões sociais.
Espero que o artigo tenha te ajuda e nos conte abaixo se você já conhecia alguma destas tendências e se pretende aplicar alguma em seu negócio.
Se precisar de ajuda, você sempre poderá falar com um especialistada Howeb clicando aqui.