Cada dia está mais evidente que a internet é o meio base para a comunicação nos dias de hoje, não é mesmo? Entretanto, o cenário é cada vez mais competitivo. Por mais clichê que pareça: seus hábitos de marketing podem fazer seu negócio obter muito sucesso ou, tender ao fracasso.
Por isso, o marketing digital tem um papel fundamental para o sucesso principalmente das pequenas e médias empresas (PMEs). E embora as necessidades de marketing de cada empresa sejam diferentes, uma presença ativa nos canais digitais aliado a estratégias corretas têm o potencial de melhorar radicalmente seus resultados financeiros.
Entretanto, as estratégias erradas de marketing podem levar sua empresa à falência! Confira a seguir os piores hábitos de marketing para PMEs.
Os piores hábitos de marketing para Pequenas e Médias empresas
Uma pesquisa da databox de março de 2022 mostrou os 5 piores hábitos de marketing que pequenas empresas podem ter:
Se você não tem certeza sobre sua estratégia de vendas e marketing, está perdendo clientes e com uma baixa geração de leads, provavelmente está cometendo alguns desses hábitos errados.
Uma má estratégia de marketing é ruim para o seu negócio. Hábitos ruins criam processos ineficientes e causam campanhas fracassadas.
Os melhores hábitos de marketing para Pequenas e Médias Empresas
Você deve estar se perguntando, quais os melhores hábitos, então?
Há algumas coisas que TODO empresário de sucesso faz: Hábito. Rotina. Disciplina. Observância. Estas são as palavras mágicas do sucesso do marketing.
Vamos apresentar aqui os 8 hábitos de marketing de sucesso que empresários de Pequenas e Médias Empresas possuem!
1. Seja consistente e mantenha seus canais atualizados
A chave para o sucesso em marketing é a consistência. Isso significa publicar conteúdo de forma consistente, promover seu conteúdo e se envolver com seu público.
No início pode parecer difícil manter essa consistência, mas é importante torná-la uma prioridade para que você possa continuar a expandir seus negócios.
Embora não exista um número mágico para a frequência com que você deve atualizar sua página, em geral deve ser pelo menos uma vez por dia em sites como Facebook e Instagram. Com o Twitter, é melhor se você puder atualizá-lo algumas vezes por dia, já que o conteúdo se move muito rápido por lá.
2. Tome decisões com base em dados
Se antes as decisões eram tomadas com base em “feeling”, hoje é fundamental analisar indicadores para tomar as melhores decisões para a empresa. Com a análise de dados é possível definir o comportamento do consumidor e trabalhar nas estratégias mais assertivas
Igualmente, com uma sólida compreensão de análise de dados, um líder pode fazer projeções e apresentar soluções baseadas em fatos e estatísticas sólidas
3. Colete feedbacks do cliente regularmente
Antes de presumir o quão bem você está se saindo para atender às necessidades dos seus clientes, pergunte a eles! Certifique-se de fazer isso regularmente.
Dessa forma, você conseguirá entender melhor seu público-alvo e também analisar quão bem seus esforços estão sendo eficazes.
O feedback de seus clientes, além de valoriza-los, é crucial para identificar onde as coisas podem melhorar, o que é extremamente útil para a otimização da estratégia de marketing.
4. Acompanhe seus leads
A jornada do cliente está diretamente ligada à jornada de compra. Mas, vai além de guiá-lo desde a primeira interação até o momento do fechamento. Aqui, estamos falando de um relacionamento que engloba retenção e fidelização.
É fácil desistir de um lead que esfriou, não é mesmo? Mas, acompanhar a jornada do seu cliente vai te ajudar a atrair o público certo e potencializar suas taxas de conversão. E principalmente, vender mais e entender como o seu cliente utiliza o seu produto.
Dessa forma, você conseguirá alinhar sua solução para que ela atenda completamente as expectativas do consumidor.
5. Mantenha a persona do seu público alinhada
No conceito de persona, as informações vão além dos dados demográficos. A ideia é criar um avatar com nome, idade e mapear o que ele pensa, fala, ouve ou vê. Realmente conhecer o seu público a fundo. O mapeamento da persona também auxilia nas vendas, mas seu foco principal é nas comunicações de marketing, por isso é importante sempre revisar e manter as características alinhadas.
Além disso, conversar regularmente com seu público-alvo também ajuda a entender as palavras que eles usam para descrever seu produto. Isso, por sua vez, ajuda você a criar uma cópia de marketing que usa a linguagem do público.
6. Tenha um planejamento eficaz
Potencialmente, o hábito mais produtivo para um pequeno empresário é dedicar tempo para elaborar uma estratégia eficaz. Para isso, inclua metas mensuráveis, mercados-alvo e medidas para construir relacionamento.
Ainda, investir tempo no planejamento ajuda a garantir o controle de qualidade, pesquisar conteúdo relevante e determinar o tom de voz apropriado que corresponda ao público-alvo.
7. Compreenda suas métricas de marketing
Controlar e mensurar os dados da sua estratégia de marketing e vendas não é caro. Mas exige investimento de tempo e disciplina.
Para entender as métricas de marketing do seu negócio, é importante ter bem estabelecidos as metas e objetivos das suas campanhas e criar uma rotina de análise dos relatórios.
Conclusão
Dessa forma, evidencia-se que as PMEs precisam abordar o marketing de forma estratégica e meticulosa: em termos de conteúdo, em análise de dados, atendimento ao cliente e segmentação, gerenciamento de mídia social e assim por diante.
Neste artigo te apresentamos alguns hábitos simples de marketing que você pode incorporar facilmente ao seu dia. Se você é um proprietário de PME, se atente para desenvolver hábitos que o direcionam para estratégias de marketing de forma estratégica, envolvendo: em termos de conteúdo, análise de dados, atendimento ao cliente e segmentação, gerenciamento de mídia social e assim por diante.
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