O termo “Inbound marketing” foi criado em 2005 pelo Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot, mas os princípios do inbound marketing já eram utilizados desde antes dessa data.
Conhecido também por Marketing de conteúdo, o Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes, por intermédio da criação de um conteúdo específico voltado para um público-alvo.
É uma nova maneira de se relacionar com o cliente e vender. Um método que antecipa, amplia e automatiza o processo de vendas, tornando-o mais inteligente.
O objetivo é criar um relacionamento mais pessoal da marca com o potencial cliente, aumentando o engajamento do público. Com o propósito de fazer a pessoa, envolvida por um conteúdo que foi produzido pensando nela, decida ir atrás da solução que empresa oferece.
Essa estratégia costuma ser mais eficiente para vender um produto ou serviço, do que um anúncio tradicional, porque nesse caso, é o cliente que procura a empresa e não o contrário. Além disso, o Inbound usa uma comunicação mais sutil e não interrompe a informação que o cliente em potencial está consumindo.
Neste artigo você vai entender como funciona o Inbound Marketing na prática e descobrir 5 benefícios que essa estratégia trará para o seu negócio.
Inbound Marketing na Prática
Imagine-se como um consumidor. É fácil, pois todos nós somos consumidores com necessidades. Agora, imagine que recentemente você começou a ter dificuldades para dormir.
Não chega a ser um quadro de insônia ainda, mas, você anda acordando no meio da madrugada, em alguns dias da semana e essas interrupções começaram a atrapalhar seu desempenho durante o dia.
Até o ponto que você se sente incomodado e pesquisa no Google, algo como: “Dificuldade para ter uma noite de sono sem interrupções”
Essa busca gera vários resultados, desde clínicas do sono, sites e vídeos de meditação, mas, um resultado te chama a atenção. Trata-se de um artigo de uma loja de colchões com o seguinte título: “Como uma soneca rápida no meio do dia pode aumentar até 15% a sua produtividade”
Você nota que o artigo é bem escrito, tem uma linguagem fácil, divertida e realmente entrega dicas de valor para o seu problema. Ao final, você decide preencher um formulário informando seu nome e email para receber as newsletters do blog.
Com o passar dos dias, você recebe alguns emails com mais conteúdos de valor, que começam a te aproximar da marca. Percebe que a loja tem também um canal no youtube e alguns ebooks gratuitos para baixar.
Nesse ponto, você está totalmente envolvido com a comunicação daquela loja, e ela nem sequer te enviou ainda uma email de vendas ou com ofertas.
Mas, provavelmente quando você decidir comprar um novo colchão para melhorar a qualidade do seu sono, de qual loja vai lembrar primeiro?
Entendendo a Jornada
O exemplo que você acabou de ver, é exatamente uma estratégia de inbound marketing sendo aplicada. Note que a empresa “vendeu sem vender”. Antes de oferecer produtos e se interessar pela venda, ela entregou valor.
Atraindo, vendendo e fidelização, de forma natural e progressiva. O que vem de encontro com o comportamento do consumidor moderno.
O marketing da interrupção não funciona mais como antes e a explicação para isso é que o comportamento do consumidor mudou e não tem mais volta. Cada vez mais, o poder está nas mãos das pessoas e elas estão escolhendo os conteúdos que querem ou não consumir.
Entenda agora, 5 coisas o que o Inbound Marketing pode fazer pela sua empresa.
1 – Alcance do público certo e aproximação com os clientes
O inbound marketing pode aumentar consideravelmente o número de visitas e a interação do público com a comunicação da empresa. Mas, o foco aqui é a qualidade e não quantidade.
Aumentar a procura do cliente, por si só não é uma grande vantagem. A ideia é chamar a atenção de pessoas que se identificam com aquele conteúdo e mostram real potencial de compra.
Muitas empresas acreditam que a relação com o seu público acaba na compra. para elas, o processo de relacionamento é somente atrair, converter e vender.
Mas, com um conteúdo de qualidade e bem direcionado, você pode alcançar a quarta etapa do processo, que é encantar e fidelizar o seu cliente.
O objetivo é que o conteúdo ajude a pessoa na prática, fazendo com que a venda se torne um processo mais natural. Não algo “empurrado” para a pessoa.
2- Inbound Marketing para reduzir custos e acelerar as vendas
O ciclo de vendas é o tempo que a empresa demora desde o contato inicial com o consumidor, até o fechamento da venda. Quanto mais tempo leva para uma oportunidade virar um cliente, mais dinheiro a empresa gasta. O inbound Marketing diminui esse tempo.
Além de diminuir o custo de aquisição, o inbound marketing é mais barato que opções tradicionais de marketing, como TV, rádio, mídias impressas, entre outros…
3 – Melhora a relação da equipe de vendas com a equipe de marketing
O Inbound Marketing estimula as equipes de vendas e marketing a trabalharem juntas. O pessoal de vendas é uma fonte essencial de informações. Eles têm contato direto com o público, podem apontar as necessidades e objeções que o consumidor possa ter.
A equipe de marketing, pode e deve usar essas informações, tanto para criar o conteúdo direcionado com mais eficiência.
4 – Leads Qualificados
Com uma estratégia inteligente de produção de conteúdo, a sua empresa vai se aproximar do cliente com perfil ideal e será vista como autoridade no assunto.
Um Lead educado com conteúdo de qualidade, se tornará uma oportunidade mais qualificada para a equipe comercial.
5- Mensuração
Outra vantagem do Inbound marketing é seu poder de mensuração. Pois no Outbound o retorno é uma incerteza. Imagine um outdoor: como você poderia mensurar a quantidade de pessoas que entraram em contato com a sua empresa, porque viram o anúncio?
Já no Inbound Marketing, através de algumas ferramentas, é possível analisar número de visitantes, acessos, cliques, conversões, entre outros diversos dados.
Conclusão
O Inbound marketing é algo que está mudando a maneira de comunicar das empresas. Apesar de ser uma poderosa estratégia de vendas, serve também para uma empresa aumentar o reconhecimento da marca e o relacionamento com o público.
Cerca de 46% das buscas diárias feitas nos maiores buscadores, são para obter informações de produtos ou serviços. Isso mostra que interesse do público não falta. Na maioria das vezes, o problema da baixa conversão, é a forma intrusiva como os produtos e serviços são divulgados.
Hoje o consumidor tem um poder de escolha muito maior. Ele seleciona a informação que vai consumir e tem ferramentas para bloquear os tipos mais intrusivos de marketing. Por isso, a estratégia de inbound marketing é muito eficiente.
Mas saiba que, um conteúdo mal direcionado pode fazer a sua empresa desperdiçar capital e força de trabalho.
O ideal é que o mercado e o público sejam profundamente analisados antes da criação dos conteúdos. De nada adianta criar conteúdos que não atraia o interesse do seu potencial cliente.
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