As 5 principais estratégias para fidelizar o seu cliente

Uma cliente satisfeita

Cuidar do cliente para que ele continue ligado a sua empresa, é algo tão importante quanto o trabalho feito durante as etapas iniciais do funil de vendas. Depois de atrair e converter, você precisará criar estratégias para fidelizar clientes. Visto que esse consumidor pode ser a porta de entrada para outras pessoas.

Ele sempre deve ser a sua prioridade. Um cliente fiel é a maior riqueza de uma empresa, independente do seu porte e do tamanho do patrimônio.

Em um levantamento realizado pelo Sebrae em 2018, sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas no primeiro ano de atividade, a falta de clientes ficou em primeiro lugar, afetando 29% dos negócios.

Segundo Philip Kotler, uma das maiores referências em marketing no mundo, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Essa frase mostra a importância de fidelizar clientes e buscar compras recorrentes.

Pensando nisso, preparamos dicas infalíveis para fidelizar clientes. Confira:

casal de clientes satisfeitos

  1. Entenda seu consumidor

Para agradar o seu consumidor você precisa conhecê-lo primeiro. Entender as suas necessidades e expectativas, com o intuito de identificar os processos pelos quais ele passa até chegar à sua tomada de decisão.

Conheça suas principais necessidades, seus desejos, seu modo de falar, pensar e os meios de comunicação que utilizam. Todos esses dados relevantes te ajudarão a criar estratégias para fidelizar o seu cliente e produzir conteúdos atrativos, aumentando o engajamento dele com a sua marca.

Mergulhe na sua própria base de clientes. Ou seja, busque dados conversando com os seus consumidores e identifique as características em comum.

  1. Monitore o comportamento do seu público

É fundamental entender o comportamento do seu público. Observe as redes sociais e fique de olho no que eles falam a respeito do seu produto ou serviço. Como resultado, você terá mais condições de aumentar o nível de satisfação dos seus clientes.

Vale dizer que, monitorar o comportamento do público serve não só para fidelização de clientes, bem como para aumentar sua conversão em vendas.

Independente do seu nicho de atuação, do seu modelo de negócio ou do tipo de produto que você vende, o potencial cliente irá percorrer algumas etapas antes de comprar de você.

Essa percurso se resume em 4 etapas: Aprendizado e descoberta, Reconhecimento do problema, Consideração da solução e Decisão de compra.

Clique nesse link e saiba mais sobre a Jornada de compra

  1. Disponibilize canais abertos de comunicação

O consumidor do século 21 é muito exigente. Ele aprecia a ideia de que é querido e importante para a empresa.

Por isso, quando é atendido, ele gosta de atenção, opções variadas para contato e um atendimento ágil.

O consumidor atual é consciente do seu valor no mercado e na sociedade. Por isso a importância de diversos canais de comunicação abertos.

Diversifique as opções: WhatsApp, chat, SMS, telefone, formulários online, e-mail e etc…

Interação com o cliente aumenta a confiança e é fundamental para a sua fidelização.

  1. Ofereça conteúdos segmentados

Conhecer os diferentes tipos de consumidor que você tem, e entender o comportamento de cada grupo, é extremamente importante para determinar quais conteúdos deverão ser criados.

Isso precisa ser identificado antes da produção desses conteúdos. Visto que cada cliente tem as suas necessidades e seus interesses.

O conteúdo voltado para o cliente, precisa ser totalmente diferente do oferecido para o consumidor que ainda não realizou a compra, ou seja, que ainda está na jornada de compra (citado anteriormente).

Nutrir o seu cliente com conteúdo relevante mostra que você dá importância para ele, mesmo depois da compra realizada. Abrindo assim, as portas para uma recompra.

Imagine que você tenha um e-commerce de eletroeletrônicos e informática. E um consumidor se tornou cliente adquirindo um pc gamer. Seria muito interessante oferecer para essa pessoa, e-mails semanais com as principais notícias do mundo dos games e lançamentos de jogos.

Nesses e-mails, você poderá realizar várias vendas de acessórios e jogos para uma mesma pessoa. Entretanto, vale ressaltar que, essa comunicação precisa ser de qualidade para que a venda aconteça de forma natural.

O cliente vai sentir que você entende as necessidades e conhece os desejos dele.

Um dos piores sentimentos que um consumidor pode ter, é a sensação de que a empresa só queria o dinheiro dele.

  1. Seja presente no pós venda

Diretamente ligado ao item anterior, oferecer conteúdo de qualidade é uma maneira de estar presente no dia a dia do seu cliente.

O processo de venda não pode terminar após a aquisição do seu produto ou serviço. Permaneça em contato para se informar de como tem sido a experiência do seu cliente com o que foi adquirido.

Um bom modo de fazer isso é realizando pesquisas de satisfação.

Cliente desconhecido, mas satisfeito

Dica Bônus

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Por isso, queremos te ajudar não apenas a fidelizar clientes, como também a atrair mais clientes, para que você aplique as dicas desse artigo e conquiste uma verdadeira legião de seguidores para a sua empresa.

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