Coelhinho Howeb o que trazes para mim? um lead, dois leads, três leads assim. Coelhinho Howeb o que mais você tem? Oportunidades, sacadas e vendas também! A páscoa está chegando. E essa tentativa de musiquinha, foi para te avisar que nesse artigo vamos ver algumas estratégias de marketing sazonal para vender mais.
As datas comemorativas (algumas mais outras menos) são oportunidades para estreitarmos o relacionamento com os consumidores e darmos um “up” nas vendas.
Então vamos conferir algumas dicas de como aproveitar datas sazonais para vender mais.
Faça como o varejo tradicional
Em datas comemorativas é comum trocarmos presentes.
Escolher um produto para si mesmo, é mais fácil para o cliente e não envolve tanto esforço do vendedor. Mas, em períodos comemorativos o vendedor não deve atender apenas às necessidades do comprador, mas também, do consumidor oculto.
Nos últimos anos, empreendedores digitais têm inspirado os comerciantes tradicionais com estratégias de vendas do marketing digital. Mas, quando o assunto é impulsionar vendas em datas sazonais, o varejo também tem muito a ensinar.
Geralmente os lojistas começam, com meses de antecedência, o planejamento das campanhas de páscoa, dia das mães e natal por exemplo.
Nos últimos anos pudemos perceber que estratégias executadas em datas festivas geram resultados interessantes, já que o número de vendas aumentam nesses períodos.
Os empreendedores digitais devem pegar carona em algumas estratégias tradicionais para explorar novas oportunidades de vendas.
Marketing Sazonal
Sabemos que o marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo aumentar os lucros de um negócio. Ações tomadas por uma empresa ou profissional liberal a fim de atrair mais consumidores e vender mais.
O Marketing sazonal, como o nome já sugere, é o conjunto de estratégias temporárias a um determinado período. Como divulgações relacionadas a datas comemorativas.
Como dito anteriormente, o varejo já aproveita datas sazonais para vender mais, há muito tempo. E o comercio ainda possui custos que o empreendedor digital não tem.
O mercado digital leva vantagem sobre o varejo tradicional, por não ter preocupações com logística em picos de vendas. A entrega dos produtos pode ser automatizada, portanto o esforço de vender 1 ou 100 produtos é o mesmo.
Segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), as datas comemorativas mais lucrativas são: Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Mas datas como a páscoa também movimenta alguns nichos de mercado.
Monte um calendário promocional
O planejamento é essencial, quando falamos em aproveitar datas sazonais para vender mais. Quem começa pensar nas campanhas de páscoa nos dias que antecedem, já perdeu o “time” para realizar uma ação de alto impacto.
Uma estratégia básica de marketing sazonal, é mapear com antecedência as datas que podem influenciar seu negócio. Para que você tenha tempo de planejar as campanhas e possíveis ajustes no seu produto.
Por exemplo: Se o seu produto é relacionado a música, o dia mundial do rock pode ter um grande efeito nas suas divulgações.
Use as datas sazonais para encontrar subnichos
Empreendedores digitais com foco em algum nicho de mercado, podem usar as datas sazonais como oportunidades para divulgar produtos de diferentes subnichos.
Imagine o segmento de emagrecimento e saúde, e veja como ele pode ser adaptado para cada época festiva:
Carnaval: Produto sobre dicas de como curtir a folia sem ficar de ressaca
Natal: Dicas para curtir a ceia de natal sem sair da dieta
Dia dos namorado: Produto sobre treinos e exercícios para realizar em casal
O empreendedor digital pode adaptar as ofertas dos produtos sazonais de acordo com cada época do ano, vendê-los separadamente ou dentro da estratégia de funil de vendas. Essa é uma excelente forma de aproveitar o mesmo público para realizar diferentes vendas.
Use as datas sazonais para estreitar o relacionamento com o cliente
Um empreendedor digital que possui uma base de leads, pode aproveitar as datas comemorativas para entrar em contato com eles. Sem necessariamente uma oferta de venda, e sim para chamar a atenção dos potenciais clientes.
A comunicação pode ser com tom carinhoso, desejando feliz ano novo, por exemplo. A variação de temas na comunicação, ajuda a manter a lista de leads mais aquecida.
Em datas festivas é sempre bom oferecer também conteúdos gratuitos de qualidade, para que você não corra o risco de criar uma rejeição dos leads, comunicando apenas com o objetivo de venda.
Realize sorteios e promoções
Já que estamos falando de marketing sazonal e como aproveitar datas comemorativas para vender mais, nada melhor como presentear as pessoas.
Sorteios e promoções aumentam o engajamento de suas campanhas.
O empreendedor digital pode acrescentar um bônus no seu produto, sortear um brinde ou até mesmo o acesso gratuito por tempo limitado a um produto.
Você está pronto para as datas comemorativas de 2019?
Você não precisa aproveitar todas as datas comemorativas do ano para realizar campanhas sazonais. Selecione as que têm mais ligação com o seu segmento de atuação.
Com o tempo, você vai identificar as datas comemorativas que geram mais impacto em seu negócio.
Para finalizar o post, mais uma dica rápida: Baixe o nosso E-book gratuito e veja outras dicas de como atrair mais clientes e se diferenciar da concorrência utilizando a internet.