O que é análise SWOT e como tornar suas estratégias imbatíveis com esse método

Um computador com desenhos que explicam o que é análise swot

Analisar os prós e contras antes de uma decisão, é algo essencial para nossas vidas. Tanto em escolhas pessoais como, se mudar de cidade ou trocar de emprego. Quanto em um planejamento estratégico de empresas e novos projetos. Pensando nisso, criamos um conteúdo para te mostrar o que é Análise SWOT e como essa ferramenta de gestão pode multiplicar as suas chances de sucesso quando você for tirar um projeto do papel.

O que é análise SWOT

A análise SWOT vai te dar direcionamento e clareza antes de lançar um produto novo, uma estratégia, uma empresa ou qualquer tipo de projeto. E essa ferramenta não é algo exclusivo do marketing. 

Existe uma teoria que diz que, esse método foi criado pelo Albert S. Humphrey em 1960. O próprio consultor de empresas conta isso em uma documento publicado em 2005, após o seu falecimento. Ele afirma ter aplicado o método quando integrou um grande projeto em Stanford.

Mas, a análise SWOT foi atualizada e modificada ao passar das décadas e tornou-se muito popular. Isso porque, é uma ferramenta simples de aplicar e muito eficiente.

A sigla significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Você também pode chamar de Matriz SWOT ou FOFA (sigla em português).

Pense em uma análise tanto interna quanto externa. O mapeamento das forças e fraquezas vai mostrar todos os pontos positivos e negativos do projeto a ser implementado. 

Enquanto as oportunidades e ameaças vão mostrar o ambiente externo e tudo o que a empresa não pode controlar. Como, concorrência, mercado, momento econômico do país, entre diversos outros detalhes.

É uma forma rápida, com visão macro, de analisar a viabilidade do que está sendo proposto.

mão de empresário desenhando em uma folha para mostrar o que é análise swot

Para que serve Análise SWOT

Essa ferramenta é perfeita para balizar uma ideia. Pois, não basta ter uma boa sacada, é preciso analisar o cenário para que a implementação seja feita da melhor maneira possível. 

A análise SWOT é muito usada por empresas que estão planejando entrar em novos mercados, lançar produtos ou serviços novos ou uma estratégia de marketing, por exemplo.

Vamos criar um exemplo prático para entender melhor o que essa ferramenta pode oferecer. 

Imagine que o seu negócio é na área da educação com cursos presenciais. Mas você quer lançar um curso online para um segmento diferente do habitual que sua instituição atua. A análise SWOT vai te mostrar os seguintes detalhes:

Strengths (Forças)

* Autoridade no segmento de educação

* Número alto de seguidores nas redes sociais

* Atendimento rápido e humanizado

Imagine esses, como os seus pontos fortes. Ou seja, detalhes internos que você pode controlar e deve potencializar ainda mais.

Weakness (Fraquezas)

* Pouca autoridade online

* Seguidores desengajados nas redes sociais

* Falta de experiência com produção de conteúdo online

Esses são os seus pontos fracos. Ou seja, detalhes internos que você pode controlar e deve trabalhar para melhorar.

Opportunities (Oportunidades)

* Crescimento da procura por cursos online

* Geração mais jovem ganhando poder de compra

* Aumento do consumo de conteúdos em vídeo

Essas são oportunidades de mercado. Ou seja, detalhes externos que você não pode controlar e deve aproveitar

Threats (Ameaças)

* Concorrência estabelecida com autoridade online

* Cursos online com produção em vídeo de alta qualidade 

Essas são ameaças de mercado. Ou seja, detalhes externos que você não pode controlar e deve monitorar.

Olhar para o ambiente interno vai ajudar a identificar fatores positivos, que serão pontos de valor para os clientes e que podem indicar que a sua empresa está no caminho certo.

Em contrapartida, as fraquezas vão mostrar o que precisa ser melhorado, para a empresa se posicionar de forma mais assertiva no mercado e aumentar as chances do projeto dar certo.

Olhar para o ambiente externo vai te ajudar a usar as oportunidades para gerar insights que passariam despercebidos antes. Enquanto a leitura das ameaças é fundamental para que sua empresa tome medidas, a fim de se antecipar.

Muitas vezes, a análise SWOT pode te mostrar que a ideia inicial não é tão boa quanto parecia e constatar a inviabilidade do projeto.

Como fazer uma Análise SWOT passo a passo

Aplicar a análise SWOT é muito simples. É justamente essa simplicidade, unida ao ganho em inteligência, que torna a matriz SWOT tão popular.

Veja como fazer a análise na prática.

1 – Faça um Brainstorm

A ideia é ser ágil e gastar o mínimo de recurso possível. A análise precisa ser rápida e objetiva. Não ache que, por ser algo que trata de dados, a análise SWOT precise ser trabalhosa.

Reúna a equipe envolvida com o projeto em questão e faça um brainstorm. Proporcione uma conversa livre, para surgirem percepções diferentes das pessoas que realmente estão envolvidas com o dia a dia da empresa.

Mas, seja realista, levante pontos positivos condizentes com a realidade do seu negócio. Em um segundo momento essas informações serão aprofundadas, validadas com pesquisas e analisadas na elaboração dos planos de ação.

2 – Análise fatores internos

Ainda no exemplo da instituição de ensino… A análise interna pode mostrar que, a empresa não precisará aumentar o time para produzir o curso online. Mas, apenas realocar algumas tarefas entre os colaboradores.

E além de listar as forças e fraquezas, analisar os fatores internos vai mostrar as vantagens e desvantagens do seu projeto perante a concorrência. 

Veja mais alguns detalhes que você pode identificar com a análise interna:

* Capacidade de operação

* Recursos financeiros

* Localização

* Reputação

* Equipamentos e recursos humanos

* Tempo de mercado

A intenção aqui, é identificar o elementos chave para o sucesso. Para isso, procure observar o líder de mercado no segmento em questão e os motivos que o tornam uma referência.

3 – Análise Fatores Externos

A análise SWOT vai possibilitar que você identifique quais fatores externos são realmente relevantes, ou seja, que podem impactar seu projeto. 

Lembre-se, as oportunidades e ameaças são fatores externos. Portanto, não existe nada que a sua empresa pode fazer para influenciar nesses detalhes.

O que a empresa deve fazer, é monitorar questões como, movimentação do mercado, da economia, política e questões sociais em geral. 

Para fazer essa análise, divida os fatores externos em 2 tipos:

  • Microambiente: influências que atuam no seu setor e que podem representar ameaças ou oportunidades como:

* Concorrentes

* Fornecedores

* Clientes

* Soluções alternativas que podem substituir seu novo produto

  • Macroambiente: influências que atuam além do seu setor, mas que podem afetar seu projeto como:

* Situação da economia

* Cenário político 

* Novas tecnologias

* Efeitos naturais e climáticos

4 – Monte a Matriz SWOT

Essa é a etapa onde as informações do brainstorm serão organizadas e resumidas em tópicos. Portanto, seja objetivo e prático para que as informações sejam visualizadas com facilidade. Veja abaixo o modelo de matriz SWOT

uma tabela que mostra o que é análise swot

Na linha superior ficam os fatores internos e na inferior os fatores externos. Os pontos positivos ficam na coluna da esquerda, compondo forças e oportunidades (S.O). E na coluna da direita as fraquezas e ameaças (W.T)

5 – Avaliação de Viabilidade

Com a matriz construída e as informações compiladas, a principal avaliação deve ser sobre as fraquezas e ameaças. A pergunta a ser respondida é: o projeto é viável?

Algumas vezes, a análise SWOT nos mostra que não é o momento certo para uma ideia ser tirada do papel e implementada. 

Identifique se o ponto que mais dificulta a implementação do projeto, é algo externo ou interno. Caso a deficiência seja dentro da sua empresa, você pode tomar algumas medidas para sanar o problema.

Imagine que, o maior fator negativo para que você lance um produto novo, seja fraqueza no atendimento e abordagem de vendas. 

Neste caso, o problema pode ser resolvido com um treinamento de capacitação para a equipe comercial ou com a contratação de pessoal qualificado.

Quando a maior dificuldade está em um fator externo, fica mais difícil tomar medidas que viabilizem o projeto. Mas ainda sim, você pode trabalhar para que uma oportunidade seja criada.

Por exemplo, imagine que um grande diferencial para o sucesso do seu novo projeto, seria uma parceria com um fornecedor X. Mas, para que uma parceria comercial aconteça, você depende de fatores externos e não apenas da sua empresa.

Porém, nesse caso você pode avaliar o que é preciso para a sua empresa se adequar aos requisitos deste fornecedor e criar tratativas comerciais para fechar essa parceria.

6 – Coloque o Projeto em prática

Depois de toda essa teoria e análise, partindo do pressuposto que o seu projeto é viável, é hora de transformá-lo em realidade. Esse é o momento de traçar as estratégias, baseado nas informações da análise SWOT.

Basicamente, os objetivos devem ser:

* Potencializar forças

* Corrigir ou amenizar fraquezas

* Aproveitar e criar oportunidades

* Minimizar ameaças

Mas, vale ressaltar que a ideia é analisar as informações de maneira cruzada. E não individualmente cada quadrante. É exatamente por isso que montamos uma matriz.

Veja como deve ser feito esse cruzamento:

* Pontos Fortes + Oportunidades – quais forças da sua empresa que, se potencializadas, podem criar mais oportunidades?

* Pontos Fortes + Ameaças – quais forças da sua empresa que, se potencializadas, podem minimizar as ameaças?

* Pontos Fracos + Oportunidades – quais fraquezas da sua empresa que, se corrigidas, podem aumentar o proveito das oportunidades?

* Pontos Fracos + Ameaças – quais fraquezas da sua empresa que, se corrigidas, podem minimizar as ameaças?

Desenho em um livro mostrando o que é análise swot

Conclusão

A análise SWOT é uma ferramenta muito prática e simples para analisar a viabilidade de qualquer projeto. Não pense apenas em novos produtos ou serviços, mas considere aplicar esse método antes de lançar qualquer estratégia. 

Até em projetos menores, como uma estratégia em vídeo, por exemplo. Imagine que sua marca esteja crescendo, no caminho certo, e você tem a ideia de lançar um canal no Youtube.

Quais seriam as suas forças? Vamos dizer que seja uma lista grande de e-mails e boa audiência nas redes sociais. Esses pontos positivos ajudariam na divulgação dos conteúdos em vídeo.

Em contrapartida, vamos supor que, como fraqueza, você não tenha equipamentos adequados para produção de vídeo. Além da falta de experiência sua e da equipe com esse tipo de produção. 

Mas, essas são fraquezas que podem ser trabalhadas. E com isso, grandes oportunidades, como o crescimento do consumo de vídeos, poderiam ser aproveitadas.

Porém, ameaças como grandes produtores de conteúdo podem ser uma barreira para conseguir espaço.

Enfim, esse é um cenário mais simples e rápido, que mostra como a matriz SWOT pode ser usada em várias escalas.

Espero que esse artigo tenha te explicado mais do que simplesmente “O que é análise SWOT”. Mas sim, como aplicar essa ferramenta e tornar seus projetos mais assertivos.

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