Com a conquista de cada cliente como único, e fazer o relacionamento com a empresa durar décadas.
É comum ouvir de pessoas mais velhas como antigamente as coisas eram feitas com mais calma, com mais atenção e de forma mais personalizada. Hoje em dia, nos acostumamos com uma rotina mais automática e genérica.
É por isso que o marketing one to one tem um potencial transformador para qualquer empreendimento. Todos querem se sentir especiais e conhecidos quando entram em um estabelecimento comercial.
Querem que um vendedor já conheça seus gostos e preferências e o chame pelo nome.
Vibram ao receber benefícios especiais por aniversário ou se sentem motivados ao receber uma promoção exclusiva para algo que lhe interesse.
Nesse texto, explicaremos como o marketing one to one pode proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória para seu cliente e o que pode fazer pelo sucesso de seu negócio.
Marketing one to one: seu cliente sendo único
A estratégia de marketing digital tem por princípio obter o máximo de informação do cliente para oferecer oportunidades, realizar anúncios e garantir atendimento que seja personalizado.
Isso implica tanto em mandar e-mails com ofertas levando em consideração o histórico de compras do cliente quanto em chamá-lo pelo nome e oferecer vantagens que sejam interessantes, como entrega de produtos em casa ou reserva na loja para retirada.
O marketing one to one tem como premissa o uso da tecnologia mais moderna para conseguir um tratamento cuidado, como os negócios de antigamente podiam proporcionar a seus clientes.
Isso não faz com que, a curto prazo, as vendas aumentem vertiginosamente e que a clientela dobre. Mas, a médio e longo prazo, aquele cliente torna-se fiel, gerando um relacionamento com a empresa.
A importância desse tipo de marketing
O marketing one to one, como visto, tem maior foco no envolvimento entre cliente e empreendimento, fazendo com que se crie um laço de confiança e recorrência.
Esse envolvimento tem uma série de vantagens para o negócio, como:
- Aumento do ticket médio – upsell;
- Fidelidade;
- Engajamento;
- Indicações para parentes e amigos;
- Diminuição do CAC (Custo de Aquisição de Cliente);
- Facilitar criação da persona.
Entre os benefícios elencados acima, alguns conceitos merecem explicação mais detalhada para esclarecermos exatamente o que trazem de valioso para qualquer negócio.
O upsell diz respeito à possibilidade de fazer com que o cliente adquira mais do que tinha intenção de comprar.
Isso pode significar um aumento do ticket médio também, quando o cliente passa a gastar recorrentemente um determinado valor.
Além disso, quando falamos em engajamento e fidelidade, isso pode se traduzir tanto em responder bem o que é proposto pela empresa, até mesmo fazendo compartilhamentos em redes sociais quanto também voltar periodicamente ao negócio para consumir.
Essa é a maior prova de um cliente conquistado: quando há o retorno certo e constante.
Em paralelo a isso, criar um laço de confiança com o cliente faz com que ele indique o negócio para mais pessoas, validando a empresa e endossando o produto ou serviço.
O potencial desse tipo de indicação faz com que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminua.
Nesse sentido, detendo mais informações de quem é o cliente ideal do negócio é possível a criação da persona, que será um personagem representando esse cliente.
Ter em foco a persona é outro motivo de redução de CAC, pois as estratégias serão mais alinhadas com a realidade e muito mais efetivas, conseguindo atingir mais consumidores por menos custo com divulgação.
Aplicando o Marketing one to one
Para aplicação da estratégia de marketing já tratada, existem diversas ferramentas que podem ser extremamente relevantes e que auxiliem o negócio a moldar a melhor iniciativa para sua empresa.
A chave é obter o máximo de dados possível para que se possa refinar e alinhar todos os passos da compra, desde a criação do desejo até o pós-venda.
Nenhum detalhe é muito pequeno quando se trata de encontrar os pontos que trarão a identidade de seu cliente.
Entre as ferramentas existentes, elencamos o CRM, Business Intelligence e Big Data, que tem o condão de fornecer dados importantes para o modelamento da estratégia.
O CRM, Customer Relationship Management, tem foco na criação e gerenciamento de banco de dados do cliente.
Enquanto o Big Data tem o poder de aprofundar esses dados, fornecendo informações com base em mídias sociais, localização, entre outros.
Por fim, o Business Intelligence foca na coleta, organização e distribuição dos dados, dizendo respeito ao controle do conjunto de dados presentes.
Com o uso de tais ferramentas, o marketing one to one torna-se preciso e consistente, garantindo o tratamento que seus clientes buscam e o sucesso que seu negócio merece.