Estamos vivendo a Revolução Digital e, diferente da venda tradicional, o vendedor para a internet precisa estar atento ao momento que o potencial cliente vive e estar preparado para entender as necessidades e definir se a melhor solução é o serviço ou produto oferecido.
Dessa forma, a rotina do vendedor também passou por mudanças: se antes ele e o cliente negociavam presencialmente, hoje o processo é feito de forma remota. Sua rotina resume-se à telefonia, sistema de informação, videoconferência e técnicas de vendas internas (inside sales).
Assim, as vendas internas são uma modalidade de vendas realizadas dentro da empresa. A equipe interna utiliza da tecnologia para realizar reuniões à distância, reduzindo custos de deslocamento e aumentando a produtividade.
Se você ficou curioso para saber mais sobre a abordagem Inside Sales, veja nosso vídeo sobre este assunto.
No presencial ou digital, o Vendedor ou Consultor de vendas é a peça-chave para o sucesso da operação comercial.
Ou seja, este profissional participará diretamente na operacionalização de um processo de vendas estruturado, desempenhando atividades como: mapeamento do mercado e levantamento de informações estratégicas, apresentação de propostas, identificação e prospecção de novos clientes e acompanhamento de clientes ativos.
Entretanto, para o sucesso dessa equipe é preciso: encontrar o perfil compatível à sua empresa, estruturar o processo seletivo e identificar as características do vendedor de alto nível.
Nesse artigo, te direcionamos para contratar o vendedor ideal para a era da internet.
1. Encontre o profissional compatível com a sua empresa
Quando se trata de contratar um vendedor para sua empresa, é importante que a personalidade do vendedor esteja adequada a sua cultura organizacional.
Por isso, tenha em mente a persona, ou seja, o candidato ideal para a vaga dentro do contexto da sua empresa. Ao fazer isso, diversas características são relacionadas tanto para facilitar a verificação da aderência do candidato ao perfil esperado quanto para definir quais informações constarão no anúncio da vaga.
Além disso, é importante revisar as informações da sua empresa que estão disponibilizadas nas redes sociais (site, linkedIn, facebook, instagram). Se atente para as informações como missão, valores e os benefícios de se trabalhar na sua empresa.
2. Estruture seu processo seletivo
O processo de contratação é importante e é necessário tempo para encontrar o melhor candidato para o cargo. Conduzindo um processo de seleção minucioso e assertivo, as empresas podem assegurar-se de que estão contratando o perfil ideal.
Dessa forma, tendo a persona definida (conforme comentado no item 1), chega a fase de estruturar o processo seletivo da vaga, listamos a seguir as etapas necessárias:
- Anúncio da vaga;
- Triagem de currículos;
- Entrevista dos candidatos;
- Aplicação de testes;
- Escolha dos candidatos;
- Feedback do processo seletivo.
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3. Identifique o perfil do vendedor de alto nível
Agora, você deve estar se perguntando… Quais características eu devo buscar em um vendedor?
3 características são inerentes à função e fundamentais sendo elas: ambição, conhecimento de técnicas de vendas e gestão emocional.
Além disso, pensando no contexto digital é interessante também conhecimento em marketing e funil de vendas. Enfim, busque aquele profissional que:
- Tem disciplina com a gestão do tempo;
- Seja curioso, comunicativo e criativo;
- Saiba diferentes técnicas de vendas;
- Tem adaptabilidade, empatia e inteligência emocional;
- Entende que o cliente está em primeiro lugar;
- Impacta e influencia as pessoas;
- Queira aprender coisas novas continuamente;
- Está atento ao seu mercado;
- Vive cada dia para fazer o seu melhor.
Encontrar o vendedor ideal para a internet pode ser desafiador, mas colocando nossas dicas em prática você conseguirá estruturar um ótimo time de vendas, alinhado à sua empresa.
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