A internet se tornou uma grande oportunidade para diversas empresas. São milhões de pessoas que acessam a internet diariamente de todos os lugares do mundo. Possibilitando um bom relacionamento entre o consumidor e a empresa e fazendo as vendas aumentarem cada vez mais. Outra vantagem de analisar, estudar e monitorar o comportamento dos consumidores é a identificação de falhas na comunicação, ameaças e insatisfação dos clientes. Por isso, entender a lógica do consumo é um ponto fundamental para empresas que desejam ter sucesso.
É normal encontrar empresas que pensam que o processo de decisão de compra acontece de forma simples e aleatória. Porém, ao contrário de tudo isso, o comportamento do consumidor está relacionamento a uma série de atividades mentais, emocionais e físicas em que as pessoas relacionam, adquirem, usam e descartam os bens e serviços para satisfazer as suas necessidades.
No artigo de hoje você vai entender como funciona a lógica do consumo. Além disso, vamos dar dicas para que os produtores de conteúdos possam aumentar as vendas e a visibilidade.
Reconhecimento da Necessidade
O reconhecimento da necessidade é o primeiro passo da lógica do consumo. Isso porque se não houver algo para ser resolvido, não existe motivos para consumir. Em alguns casos o consumidor só consegue perceber que está com um problema quando pensa no seu estado atual e no desejado. As necessidades podem vir de diversas formas como sensações internas, que se caracterizam por desejos (fome, sede, desejo de impressionar alguém, status) ou como estímulos externo (convite para aniversários, anúncios e promoções).
Cada empresa tem o seu público alvo. Desta forma, faça uma pesquisa ou elaboração de personas (perfil do consumidor) para ajudar a descobrir a finalidade do produto ou serviço prestado pela sua organização. Não adianta oferecer um produto que não vai ter utilidade nenhuma na vida de alguém. Por isso, é preciso entender a necessidade do consumidor e desenvolver um produto que resolva o problema dele.
Uma análise precisa ajuda a entender a lógica do consumo, colabora para um bom desenvolvimento de estratégias de lançamento e divulgação de um produto.
Existem algumas perguntas que contribuem nesse processo e ajudam a entender e analisar o perfil do consumidor:
- O que ele pensa e sente?
- O que ele vê?
- O que ele ouve?
- O que ele fala e faz?
- Quais são seus medos e frustrações?
- Quais são seus verdadeiros desejos e necessidades?
Busca por Informações
Depois que o consumidor reconhece a necessidade de resolver o seu problema, ele vai à busca de mais informações antes de decidir pela compra de determinado produto. Podendo se distinguir em dois estágios. O primeiro é a busca moderada. Nesse caso ele está mais propenso a receber as informações que estão sendo veiculadas por meio dos anúncios. Já o segundo é quando o consumidor está em busca ativa pelas informações.
Os consumidores buscam soluções para que possam satisfazer as suas necessidades não atendidas. É nesse momento que as tecnologias se tornam grandes aliadas para descobrir se a empresa realmente faz o que está propondo. O consumidor entra em um site analisa as informações, se o conteúdo não estiver respondendo as dúvidas e estiver mal formatado, a empresa provavelmente perderá um cliente. As pessoas estão em busca de praticidade, não querem entrar em um site cheio de anúncios dizendo para ela comprar um produto ou serviço. Elas querem ler o conteúdo que a empresa está dando e depois tirar as suas próprias conclusões sobre a marca.
Os produtores de conteúdo precisam investir em um bom marketing de conteúdo para fisgar os consumidores. Pois, ele ajuda a aumentar autoridade e elimina até 50% da concorrência se o consumidor encontrar o que ele está procurando. Lembre-se de que um site não funciona mais como uma simples ferramenta para vender. Mas sim, como um meio essencial para fidelizar clientes e gerar compras recorrentes.
Alternativas Para Solucionar o Problema
Nessa etapa da lógica do consumo a empresa perde a influência em todo o processo. Pois, o consumidor começa a avaliar as alternativas para saber qual é a melhor opção para finalizar a sua compra. Aquela que mais satisfaça as suas necessidades, tanto no conforto, quanto financeiramente. Os critérios de seleção dependem do que cada individuo está buscando. Se a marca tem uma boa imagem, e apresenta de forma objetiva as qualidades e diferenciais, ela ficará em uma posição confortável em relação às outras.
Decisão de Compra
Depois que o possível cliente passou por todas as etapas, ele está pronto para adquirir a solução para o seu problema (o produto ou serviço que a sua empresa oferece). A partir disso, ele vai analisar as opções possíveis e pesquisar mais sobre cada uma delas. Tenha em mente que os seus concorrentes estão de olho no que os possíveis clientes estão decidindo. Por isso, é importante pensar em soluções estratégicas. Mostre as vantagens de modo que o consumidor pense que essa opção é a que ele tanto procura e só poderá ser obtida por meio da sua empresa. Promoções e ações gratuitas são ótimas alternativas para dar a cartada final.
A Lógica do Consumo Também é Importante no Pós-Venda
É comum que muitas empresas deixem de lado o pós-venda. Com isso, acabam perdendo a oportunidade de saber mais sobre a satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço prestado. Além de perder a chance de construir um relacionamento duradouro e lucrativo. Quando uma pessoa opta pela sua empresa é porque entre várias opções ela acreditou que a sua fosse a melhor alternativa. Se a organização deixa de ter o cuidado que teve antes do consumidor se tornar cliente, quando ele precisar de outra coisa, provavelmente vai escolher outro lugar.
No artigo de hoje falamos sobre a lógica do consumo, ou seja, os motivos que influenciam na decisão de compra. Muitas empresas querem vender desesperadamente, mas esquecem de que antes de tudo é preciso conhecer o perfil de cada cliente e pensar na necessidade individual dele. Desta forma, é importante ter uma visão ampla sobre o processo que o consumidor passa até chegar a sua empresa. Quando maior o seu conhecimento sobre os mecanismos do consumo e também sobre o seu cliente, maior será o seu sucesso nas vendas. Afinal, é isso que possibilita o desenvolvimento de estratégias eficientes para alcançar os seus clientes e fazê-los concretizar a compra.
Se você tem alguma dúvida, ou deseja saber mais sobre esse assunto, deixe seu comentário.
Até a próxima