Com o passar dos anos o marketing digital tem se tornando cada vez mais indispensável para as empresas. Apesar disso, muitas organizações ainda não percebem as vantagens que esse tipo de divulgação pode proporcionar. Como consequência, deixam de ser encontradas pelo seu público alvo e por potenciais clientes. Acabem perdendo a oportunidade de se destacar e criar uma presença digital forte.
Para desenvolver estratégias eficientes, é necessário um planejamento bem estruturado, objetivos claros e estratégias que se encaixem no mundo online. Ter presença digital não é apenas ter um site ou uma rede social. É atuar de forma estratégica para gerar mais visibilidade e resultados significativos no negócio.
Como já falamos por aqui existem muitas formas de produzir conteúdo para a internet. Porém, o que deve ser levado em consideração, é a qualidade. Não adianta fazer algo só por fazer, pois poderá gerar o efeito contrário do que você deseja. Produza imagens, artigos e não foque apenas na sua marca. Procure sempre agregar valor para o seu público.
Identifique o Objetivo da Empresa Estar Presente no Mundo Digital
Este é um fator crucial. Antes de começar qualquer ação, é indispensável que os objetivos sejam traçados. Muitas organizações pensam nos números de curtidas nas publicações ou acessos ao site. Porém, é necessário focar em algo que seja palpável e mensurável como o número de vendas, aumento de faturamento e geração de oportunidades. Esses fatores sim, são muito importantes para qualquer negócio.
Como é o Comportamento do Consumidor Digital
Cada vez mais os consumidores estão buscando por empresas na internet, se ela não estiver inserida no meio digital, estará perdendo a oportunidade de ser encontrada por todos. Além disso, as pessoas se tornaram mais exigentes e criteriosas, pois passaram a ter acesso a diversas informações sobre qualquer produto ou serviço. Buscando mais comodidade, segurança, bons produtos, preços e marcas preocupadas com a satisfação do cliente. Quando um consumidor fica satisfeito com a experiência que teve com uma empresa, ele se torna um divulgador da marca. Indicando e defendendo o produto seja para a família e os amigos, ou mesmo nas redes sociais.
Como Alinhar o Comportamento do Consumidor Com as Estratégias de Marketing Digital
Um consumidor identifica uma necessidade. Em seguida, ele faz pesquisas para conhecer produtos e marcas que supram as suas necessidades, levando em consideração as suas condições e reputações. Por fim, toma a sua decisão. Para alinhar esse comportamento com o marketing digital é preciso investir nos canais mais utilizados pelo seu público, para começar a divulgar a marca. Isso está relacionado às estratégias de inboud marketing. Dessa forma, você passará a se relacionar com a sua audiência antes mesmo dela se tornar seu cliente. Assim, quando alguém identificar uma necessidade, logo se lembrará da sua marca.
O próximo passo para o consumidor é a pesquisa. Para as empresas isso não está relacionado apenas em ser encontrada pelos mecanismos de busca, mas buscar se conectar com clientes e potenciais clientes respondendo as dúvidas, enviando e-mail marketing, resolvendo as suas dúvidas e problemas.
Quando o consumidor escolhe uma marca, promoções e estratégias de call to action funcionam como boas aliadas para garantir que a experiência seja mais interessante e memorável. Além disso, as empresas precisam investir no pós-venda para manter o bom relacionamento e fidelizar o cliente para futuras compras.
Confira dados que mostram que o marketing digital é indispensável para a sua empresa:
- Segundo o IBOPE Media, hoje são mais de 105 milhões de brasileiros na internet. O Brasil é o 5º país mais conectado do mundo.
- 92% dos usuários utilizam a internet para encontrar empresas, produtos ou serviços antes de realizarem uma compra.
- A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, ficando atrás somente do rádio e da televisão.
- Um estudo realizado pela Acceture mostrou que, em aproximadamente cinco anos, o marketing digital será responsável por 75% dos investimentos do setor.
Por Que a Minha Empresa Deve Estar na Internet?
Para Aumentar a Sua Visibilidade
Estar presente no mundo digital aumenta a visibilidade da empresa. Isso ocorre porque a maioria dos consumidores quando querem fazer uma compra, pesquisam sobre o produto ou serviço na internet, mesmo que seja só para conhecer as especificações. A partir disso, o marketing de conteúdo se torna uma ferramenta essencial para que a empresa consiga atingir uma boa posição nos sites de busca. Alguns critérios devem ser sempre analisados na criação de conteúdo como as palavras chaves, densidade do texto e links.
Interaja Com o Seu Público no Marketing Digital
O marketing digital ainda permite uma comunicação direta com o seu público. Sendo possível utilizar diferentes formas de comunicação e estratégias para interagir com as pessoas. Embora, muitas pessoas não levem esse fator em consideração, ele é um dos mais importantes, pois os consumidores vão enxergar a marca como engajada e preocupada com os seus clientes.
No Marketing Digital o Alcance é Maior Gastando Menos
Há algum tempo atrás, quem queria se destacar no mercado precisava desembolsar uma grande quantia de dinheiro para aparecer para o público por alguns segundos e depois ser esquecido. Na internet, isso não ocorre, pois o tempo de durabilidade é maior e o preço para conseguir alcançar o seu público é muito menor. Além disso, as estratégias digitais permitem que você selecione exatamente quem você quer que veja os seus anúncios, otimizando o seu investimento.
Você Obtém Muitos Dados Valiosos
Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar em tempo real. Se você percebe que uma campanha não está tendo bons resultados, imediatamente você pode modifica-la. Ainda melhor do que isso é ter os dados necessários para saber quais os fatores que podem estar impedindo a campanha de ter um ótimo resultado.
Permite Maior Segmentação de Público
No marketing digital, as empresas têm uma possibilidade de fazer uma segmentação muito maior e melhor do que nas mídias tradicionais. Seja através das mídias sociais ou de formulários de segmentação, você pode conhecer melhor o seu público. Com essas informações você pode criar campanhas, conteúdos e informações que chamem a atenção do seu público.
Conclusão
No artigo de hoje, falamos sobre como alinhar o comportamento do consumidor digital com as estratégias do mundo online. Através de algumas informações mostramos que o marketing digital é uma das tendências e que a sua empresa não pode ficar de fora. Também citamos algumas vantagens de estar inserido nesse meio. Muitas empresas que ainda não fazem parte do marketing digital, não se destacam por acreditar que precisam investir nas mídias tradicionais para conseguir ter um bom alcance. Quando na verdade, tudo que elas precisam está a um clique e com um valor bem mais acessível.
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