Como escolher uma Empresa de Marketing Digital?

Como escolher uma agência de marketing digital

Você já teve a sensação de que uma estratégia seria perfeita para o seu negócio, mas não sabe por onde começar para executar?

Geralmente quando isso ocorre, a ajuda de uma empresa especializada no assunto é extremamente vantajosa. Entretanto, a decisão pelo parceiro ideal não é tão simples e pode fazer toda diferença nos seus resultados.

Muito é falado sobre a importância do marketing digital para os negócios, mas:

  • Falta de tempo
  • Falta de equipe
  • Saber por onde começar
  • Saber se é a hora de começar
  • Saber o quanto investir

São alguns dos problemas que muitas empresas e profissionais enfrentam na hora de dar os primeiros passos.

Antes de responder sobre como contratar uma Empresa de Marketing Digital, vamos dar uma olhada no conceito.

O que faz uma Empresa de Marketing Digital

Nem todas as empresas de marketing são iguais e oferecem os mesmos serviços. Algumas desenvolvem todo o projeto de Marketing Digital, desde o planejamento, estratégias e mapeamento de mercado. Contudo, outras possuem um perfil mais vertical, focando em algumas partes da estratégia, como a criação, branding, design e redes sociais, entre outras.

A grosso modo, as empresas de mkt têm o desafio de fazer os seus clientes alcançarem o sucesso por meio de ferramentas e estratégias. E esse investimento em marketing precisa ser tratado como qualquer outro, ou seja, é necessário que o desempenho e o retorno sejam mensurados.

Além de qualidade no conteúdo gerado, páginas otimizadas para conversão e campanhas bem segmentadas, a comunicação precisa ser assertiva e o desempenho monitorado o tempo todo.

Dessa maneira, qualquer problema pode ser identificado rapidamente e as melhorias aplicadas constantemente no processo.

Um projeto de marketing digital com foco em Inbound Marketing por exemplo, precisa gerar engajamento, construir audiência, autoridade, mas, acima de tudo, alcançar sucesso em vendas.

Mas, o sucesso é um conceito relativo. Nem sempre o foco é o mesmo. O cliente pode ter como objetivo aumentar sua autoridade online, automatizar processos para ter mais eficiência no atendimento ou aumentar as vendas com um canal digital.

A noticia boa é que o marketing digital funciona para qualquer tipo de negócio, independente do seu segmento de atuação ou porte. Mas é imprescindível ter bem definido o seu modelo de negócio, os diferenciais competitivos do seu produto e principalmente os objetivos que deseja atingir com a ação digital.

Tendo isso em mente, podemos começar a busca pela empresa ideal para alavancar o seu negócio.

Vamos explicar os principais tipos de empresas de marketing digital e dar  dicas para te ajudar a escolher a empresa ideal.

Dois empresários conferindo uma lista de aceleradora de vendas para contratar o melhor parceiro

Agências de Design

Uma agência de design possui o foco na criação visual, geralmente seus serviços são relacionados a criação de marcas, conceitos, experiência do usuário (UX design) e layouts. Costumam ser empresas extremamente criativas e especializadas em design.

Agências de mídias sociais

São empresas de marketing focadas exclusivamente na comunicação em mídias sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, etc), essas empresas costumam desenvolver toda a estratégia de comunicação social, como: a linha criativa, tipos e formatos de postagens, monitoramento de resultados sociais, gerenciamento de crise, entre outros.

Agências de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma técnica que está em alta e visa oferecer ao cliente informações para conduzilo ao longo da jornada de compra. Existem empresas especializadas na produção de conteúdos ricos, como: artigos para blogs, guias, ebooks, infográficos, entre outros.

Aceleradora de vendas

Aceleradora de vendas é uma empresa focada na estruturação de canais de vendas digitais para geração de oportunidades através da internet. Atua com estratégias focadas em performance e indicadores comerciais, implementando métodos e sistemas para aumentar a força comercial de seus clientes.

O objetivo da metodologia de aceleração de vendas da Howeb é a estruturação de uma mecânica de geração e conversão de oportunidades na internet, buscando leads segmentados com alto potencial de compra, diminuindo o custo de aquisição de clientes e aumentando as taxas de conversões do funil de vendas, para assim ampliar o potencial de crescimento do negócio.

Agora que você conhece os principais tipos de empresas de marketing digital, vamos às dicas para auxiliar a sua escolha.

Defina os serviços que você precisa de acordo com os objetivos

Antes de começar a sua busca, olhe um pouco para dentro do seu negócio. Visite o seu planejamento e veja quais são os seus objetivos e metas para o ano.

Trace um plano de ação e tenha a ciência de todas as suas necessidades e expectativas. Isso vai te ajudar a identificar quais os tipos de serviço que vai precisar terceirizar.

Por exemplo, você definiu que o seu produto precisa de algumas campanhas para atrair novos Leads, seguida de sequências automatizadas de e-mail marketing. Caso a sua equipe não tenha tempo ou experiência com essas estratégias, a contratação de uma aceleradora de vendas pode ser indicado para você alcançar os resultados desejados.

Conheça a história da Empresa

Não se engane considerando apenas o tempo de existência da empresa, o Marketing digital não é algo muito antigo. Por isso, 3 a 5 anos de mercado já é um tempo de atuação considerável.

Décadas de existência podem mostrar consolidação de mercado, mas considere a história dos sócios também. Uma Empresa pode ter sido aberta recentemente, mas os proprietários podem ter uma sólida experiência anterior.

Conheça um pouco da história da empresa. É válido saber como ela atuava no começo e como se atualizou ao decorrer do tempo.

Avalie os processos de trabalho e os cases de sucesso

Esses são um dos critérios mais importantes na escolha da empresa ideal. Solicite os cases de sucesso e analise-os. O mais importante não é saber os resultados desses cases, mas sim, entender como eles foram alcançados.

Com isso, você terá uma boa noção dos processos de trabalho da empresa de marketing digital, como ela define os objetivos, mapeia o mercado e identifica o público alvo que você quer atrair.

Avalie também, a diversidade de segmentos de atuação. Por exemplo, se o seu negócio é no setor vegano e a maioria dos clientes da empresa são frigoríficos, açougues e churrascarias, talvez essa não seja a melhor opção para você.

Descubra o nicho de especialização

Na ânsia de conquistar mais clientes, muitas empresas de marketing digital se propõem a fazer de tudo. Marque uma reunião e veja em quais segmentos ela já atuou e quais as suas especialidades.

Uma carteira de clientes muito diversificada nem sempre é um ótimo sinal de eficiência e desempenho.

É válido identificar se existe algum case de sucesso no histórico da empresa, que tinha uma dor (necessidade) semelhante com a sua e que foi resolvida.

Será que o tamanho importa?

Você precisa identificar se a empresa tem a estrutura necessária para te atender. Note que estrutura não é necessariamente tamanho. A maior empresa nem sempre é a ideal para o seu projeto.

Se você tem uma micro empresa ou é um profissional liberal, nem sempre terá um orçamento mensal alto para investir em uma campanha.

Você precisa de uma empresa que não subestime o seu orçamento por conta de outras contas maiores e esteja realmente comprometida com o seu sucesso.

Se você tiver um poder maior de investimento mensal, muito mais que tamanho, a empresa precisa ter capacidade de resolução de problemas complexos e ser bem estruturada.

Vale avisar, que você deve desconfiar sempre de empresas que cobram muito abaixo do valor médio de mercado.

Conheça os profissionais

Conhecer um pouco e conversar com as pessoas que são responsáveis por fazer tudo acontecer, pode ser muito válido.

A felicidade dos colaboradores é um detalhe significativo para que o seu projeto atinja os melhores resultados.

Descubra um pouco sobre o histórico dos profissionais e suas especialidades. Caso a equipe seja nova, com profissionais estreantes, valorize a determinação, profissionalismo e a vontade de crescer.

Proximidade física

Reuniões presenciais são muito importantes para você?

Hoje em dia temos diversas ferramentas online gratuitas, como o skype ou Google Hangouts, por exemplo, que permitem reuniões a distância de forma bastante ágil.

No caso da necessidade de aprovação de algum material produzido pela empresa, diversas ferramentas ótimas de compartilhamento de arquivos podem ser usadas.

O que é preciso ser avaliado é o gerenciamento da comunicação com os clientes e a capacidade de gestão de projetos da empresa de marketing digital. Independente da distância física.

Imagem em desenho de uma empresária no momento da escolha da aceleradora de vendas ideal

Conclusão

Para desenvolver estratégias sólidas, que vão fazer o seu negócio crescer, é preciso primeiro mapear todo o comportamento e as necessidades do seu público.

Saber quem é exatamente essa pessoa e entender suas necessidades. E oferecer de forma eficiente a resolução do problema. (o seu produto)

A venda precisa ser algo natural. O seu potencial cliente tem que ter a sensação que o seu produto é uma escolha óbvia para o problema dele.

O primeiro impulso de compra vem da emoção, mas é a razão que você precisa convencer.

Mais do que uma agência, o seu negócio precisa de uma aceleradora de vendas. Uma empresa especialista, que mapeie o mercado e transforme o seu negócio.

Quer alcançar um crescimento consistente e potencializar suas vendas?

Então marque uma reunião com a nossa equipe.

Compartilhe:

Veja também: