Programa de Afiliados: Quais são as Principais Vantagens e Desvantagens

pontos coloridos interligados representando afiliados

No mundo digital é muito comum ouvirmos falar sobre afiliados. Porém, nem todo mundo está familiarizado com este termo e nem mesmo sabe o que um afiliado faz. As novas tecnologias estão trazendo diversas oportunidades e maneiras de engajar o seu público-alvo. Isso faz com que seja cada vez mais fácil sermos consumidores. Foi a partir disso, que surgiu a modalidade de Programa de Afiliados. Nos anos 90, os donos dos primeiros e-commerces notaram que poderiam criar uma grande rede que ligava o mundo inteiro e por isso, decidiram investir nesse modalidade. 

O Que é um Programa de Afiliados?

Os programas de afiliados são uma boa alternativa para quem busca renda extra, conquistar a independência financeira ou empreender na internet. Funciona como uma conexão, reunindo pessoas com interesses em comum a crescer no ambiente online. Essa ligação é feita entre o produtor e o afiliado. O produtor é o responsável por elaborar o conteúdo. Podendo ser vendido em diversos formatos no meio digital, desde softwares até vídeo aulas. 

Já, o papel do afiliado é mais ligado ao comercial. Ou seja, ele irá promover os produtos e a partir disso, ganhará uma comissão sobre a venda que foi realizada.

Uma das vantagens do programa de afiliados é que não existe nenhuma área ou mercado específico para que isso seja feito. Desta forma, você pode fazer aulas de culinária, cursos de idiomas, são várias opções para quem está disposto a embarcar neste negócio.

Como Funciona o Programa de Afiliados?

Essa parceria pode ocorrer de diversas formas. A mais comum é utilizando uma plataforma para fazer essa intermediação. Pois, assim, dá mais segurança para o produtor e para o afiliado.  

Com tantas opções é importante pesquisar e escolher a que mais se encaixa com o seu perfil. Para o produtor começar a gerar lucro, é necessário cadastrar o produto na plataforma e começar a divulgar nas redes sociais, sites e blogs.  

Além disso, para quem deseja entrar neste meio e trabalhar como afiliado deve fazer diversas pesquisas dentro da plataforma escolhida. Assim, você saberá quais são os produtos que estão disponíveis e que interessam você. Neste momento é importante não perder o foco, pois assim, você irá escolher produtos que têm mais facilidade para encontrar o público-alvo e consequentemente vender mais.

Depois de escolher o produto e se associar a um produtor, você terá um link personalizado do produto e passará a ganhar comissão para cada compra que for realizada com aquele link.

Como se Tornar um Afiliado?

O primeiro passo para se tornar um afiliado é ter um e-mail válido, documento de identidade e ser maior de 18 anos. Nesta etapa não é necessário ter um site ou blog. Mas caso você já tenha, será melhor ainda para alavancar os resultados. Desta forma você já pode começar a divulgação de forma orgânica para o seu público. Assim você pode construir a sua autoridade em um determinado nicho de mercado.

Quem Pode Participar do Programa de Afiliados

Na maioria das plataformas, a única restrição é a idade. Fora isso, você não terá que se preocupar com investimento inicial ou conhecimento técnico. A grande sacada para ter sucesso trabalhando como afiliado é trabalhar com dedicação e boa vontade para que o seu objetivo seja alcançado, buscando cada vez mais maneiras de vender os produtos escolhidos.

Embora, não seja exigido nenhum conhecimento técnico, é um trabalho que demanda estudo por se tratar de um ambiente dinâmico. Por isso, esteja sempre atualizado e descubra as melhores formas para chamar atenção do público e atrair valor ao produto que está sendo vendido.

Vantagens de Fazer Parte de um Programa de Afiliados

Os Programas de Afiliados tem diversas formas de pagamento, você pode receber por diferentes ações do usuário. Assim, você pode escolher qual é a melhor forma de trabalho e receber as suas comissões. Confira algumas outras vantagens dos Programas de Afiliados.

Diversas formas de divulgação: Para quem deseja investir nesse meio, uma das vantagens são as diferentes formas de divulgações. Sendo mais vantajoso, pois não é necessário escolher um local específico para vender. Exceto quando o produtor limita isso.

Investimento baixo: Outro benefício é que você não irá precisar de um investimento altíssimo para começar a desfrutar do que o programa de afiliados pode te oferecer.

Renda Extra ou Mudança de Profissão: Esse foi o objetivo de muitas pessoas que ingressaram no mercado de afiliados, alguns buscam apenas uma renda extra, já outros buscam uma mudança de vida. Como afiliado você consegue ter mais liberdade para fazer a sua rotina de trabalho, mas também precisa de mais disciplina.

Diferentes produtos: Existe uma grande variedade de produtos para que você possa se afiliar. Desta forma, você poderá escolher um nicho que tem mais afinidade e fazer uma triagem dos produtos que tem melhores taxas de conversão.

Boas comissões: Você pode escolher os produtos que tem boas comissões para afiliados e que realmente valorizam o seu Programa de Afiliados. Você pode ter acesso a comissões de até 80%, dependendo do produto.

Não precisa de produtos no estoque: No caso de um produto digital, você não vai precisar se preocupar em ter estoque. No caso dos produtos físicos, muitas vezes quem se responsabiliza pelo produto e entrega é o produtor.

Desvantagens de Fazer Parte do Programa de Afiliados

Assim como as vantagens, para quem entrar no programa de afiliados também pode haver algumas desvantagens. Confira:

Não vai ser pago na hora: Na maioria das plataformas as comissões são liberadas para saque 30 dias após a venda ser concluída. Hoje, já existem opções de adiantamento de comissões, ou seja, você pode sacar suas comissões antes dos 30 dias, mediante o pagamento de uma taxa.

Não consegue controlar o preço e as formas de pagamento: O produtor é o responsável por definir o preço e as formas de pagamento que serão aceitas. Por isso, cabe a você aceitar as definições antes de começar a divulgar o produto.

Não tem um salário fixo: Sua renda irá depender apenas de você. Desta forma, se você não se esforçar ao divulgar o produto o seu ganho poderá ser abaixo do esperado. Tenha disciplina e encare esse mercado como a sua profissão.

Não cria autoridade online: Como você está divulgando um produto que não é seu, você está fortalecendo a autoridade online do produtor e não, necessariamente a sua. Nesse caso, você pode escolher um nicho de mercado para atuar e assim desenvolver um blog específico para divulgar vários produtos e aumentar a sua autoridade.

Conclusão

No artigo de hoje explicamos sobre o que é um afiliado, como funciona um Programa de Afiliados. Além disso, citamos diversas vantagens e desvantagens para que você possa avaliar bem essa alternativa de empreender no mundo digital.

Se você ainda tiver alguma dúvida deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima.

Compartilhe:

Veja também: