Como aumentar o agendamento no consultório usando a internet

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Estamos vivendo a Revolução Digital, a Gestão 4.0 já é uma realidade e vem proporcionando mais qualidade, agilidade e eficiência no gerenciamento das empresas. E isso se reflete também nas estratégias dos profissionais da saúde para aumentar o agendamento usando a internet!

A internet se tornou uma ferramenta indispensável para quase tudo, desde a realização de pesquisas até a compra de produtos e serviços.

Entretanto, com tantas mudanças acontecendo, não podemos simplesmente esperar que os pacientes venham conferir o que temos a oferecer.

Para isso, é preciso, então, definir estratégias para converter potenciais clientes em compradores de fato. O objetivo é envolver o consumidor por meio de plataformas digitais e transformá-lo em cliente. 

Mas como você pode aumentar o agendamento usando a internet? Separamos as 3 principais etapas para te ajudar a colocar em prática em seu consultório, confira a seguir!!!

1. Encontre o Perfil de Cliente Ideal

Já não é segredo que para uma estratégia digital funcionar é preciso atrair as pessoas certas. Seja por meio de campanhas online ou ferramentas orgânicas para os canais da empresa (como sites ou blogs). Mas, o trabalho não se limita a isso!

É necessário fazer com que esses visitantes convertam e avancem no funil de marketing e vendas.

Para isso, o primeiro passo é encontrar o perfil de cliente ideal (paciente) para seu consultório e estruturar uma comunicação inteligente para atrair essa audiência e convertê-la em clientes. 

O perfil de cliente ideal, também conhecido como ICP (Ideal Customer Profile), é uma metodologia aplicada para entender quem é o seu “melhor cliente”. Ou seja, qual perfil mais se encaixa com os atendimentos ou serviços do seu consultório.

A partir desta definição, é possível criar uma comunicação assertiva para atrais os pacientes certos e aumentar o agendamento usando a internet

2. Demonstre autoridade, engaje e atraia

Sua identidade visual precisa ser clara em todos os canais de comunicação (tanto online quanto offline). Mas, mais que isso, é importante que o paciente adquira confiança em você e, para isso, podem ser utilizadas estratégias de inbound marketing.

Com o Inbound Marketing você vai atrair os pacientes certos, ou seja,  aqueles que sua especialidade pode atender e que realmente vão agendar em seu consultório.

Gerar conteúdo para esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos problemas do potencial cliente, você começa a ser visto como autoridade.

Uma das opções é criando um blog ou gravando vídeos sobre conteúdos relevantes sobre a área de atuação do seu consultório. Isso vai ajudar a posicionar o seu negócio como uma autoridade no assunto e, consequentemente, aumentar o número de pessoas interessadas em agendar uma consulta.

Outra opção é o envio de e-mails periódicos (também conhecido como nutrição de leads) com conteúdos relevantes que ajudem os seus potenciais clientes a tomar uma decisão sobre o seu produto ou serviço. 

Além disso, a terceira etapa fundamental é a estruturação do processo comercial voltado ao digital.

3. Estruture seu processo comercial

De nada adianta, todo um processo de marketing digital bem otimizado, se a sua equipe de atendimento não converter em consultas e avaliações. 

Assim, por fim, é preciso estruturar o processo comercial da sua empresa para alcançar leads mais qualificados e assim agendar mais consultas. 

Para isso, você precisa mapear a jornada de compra do cliente, que são as etapas que ele percorre antes de vir a comparar outras clínicas e vir a agendar com você.

Também é importante investir em uma ferramenta de automação de marketing, para ter um maior controle sobre todas as etapas do funil de vendas, desde o primeiro contato até a venda final. 

Dessa forma você pode identificar rapidamente quais são os leads mais quentes e qual o melhor momento para entrar em contato com eles.

Além disso, tenha um bom atendimento! Mesmo com um processo comercial estruturado, se você não tiver um bom atendimento ao cliente, de forma clara e objetiva, todo o esforço será colocado por água abaixo.

Conclusão

Por fim, vale lembrar que o ideal é sempre buscar o equilíbrio entre as ações desenvolvidas. Afinal, a internet não deve ser vista como uma ferramenta milagrosa que irá resolver todos os seus problemas. 

Mas ela pode, sim, ser usada como uma aliada para aumentar os agendamentos no seu consultório, desde que seja utilizada de forma estratégica.

Como vimos, existem diversas formas de aumentar o número de agendamentos em um consultório médico usando o poder da internet. Com as dicas que trouxemos aqui, você conseguirá aumentar o número de agendamentos do seu consultório médico e alcançar mais pacientes!

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Howeb-Marcar com especialista

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