Vivemos um momento de crise global, talvez jamais visto nos últimos 100 anos da história. A prioridade mundial no momento, é conter ao máximo o avanço da doença. O foco agora é preservar a saúde das pessoas e as empresas devem contribuir com os esforços de contenção da contaminação. Mas, como passar por um período tão delicado e garantir a sobrevivência do negócio? É exatamente isso que vamos falar nesse artigo, você vai ver como criar um canal de vendas digital e minimizar os efeitos dessa crise na sua empresa.
O que é um canal de vendas digital
A venda digital é um processo contínuo (ongoing) de captação de potenciais clientes, relacionamento e vendas. O objetivo é envolver o consumidor por meio de plataformas digitais e transformá-lo em cliente.
Um canal de vendas digital são locais, plataformas ou mídias onde os produtos e serviços se apresentam aos consumidores e podem ser adquiridos. Ao mesmo tempo, podem também ser canais de relacionamento e divulgação do produto sem necessariamente vender.
Quando falamos em um canal digital de vendas, muita gente pensa logo em um e-commerce, mas, a ideia das estratégias de vendas multicanal é pensar além da venda imediata e aplicar também aos serviços presenciais.
Continue conosco para entender como criar canais de vendas digitais, e em apenas 4 passos, garantir o sucesso do seu negócio (mesmo em um momento de instabilidade).
Passo 1 – Mapear e identificar o Perfil de Cliente Ideal
Já falamos algumas vezes aqui, sobre o que é e qual a importância de identificar o seu ICP (perfil de cliente ideal).
Conhecer a fundo o perfil do seu cliente ideal, ou seja, aquele que realmente entende a sua proposta, resolve seus problemas de maneira satisfatória e é engajado com a sua marca, vai te direcionar para mapear a sua Persona.
E a partir de informações detalhadas sobre seu público alvo, você poderá traçar seu plano de produção de conteúdo. Pois, além de entender as necessidades do seu potencial cliente, você saberá o que ele está buscando na internet nesse momento.
Passo 2 – Desenvolvimento de conteúdo para atrair e engajar
Para conectar e engajar compradores, de acordo com suas buscas, é essencial desenvolver uma estratégia de conteúdo alinhada a jornada de compra e os pontos críticos de cada etapa.
A jornada do comprador, basicamente consiste em 4 etapas:
Aprendizado e descoberta
quando o consumidor ainda não sabe que tem um problema e você precisa despertar o interesse dele.
Reconhecimento
quando o lead reconhece que tem um problema, uma necessidade, mas ainda não sabe como resolver o problema.
Consideração
quando o lead está ciente do problema, mas ainda não há um desejo de fazer a compra. Nesse estágio, seguir alimentando o potencial cliente com conteúdo útil é essencial para guiá-lo a…
Decisão de compra
quando o lead está pronto para adquirir uma solução para o problema, ou seja, o produto ou serviço que sua empresa oferece.
No última etapa da jornada, o consumidor costuma realizar buscas mais diretas, comparando as soluções.
Imagine uma pessoa que está sofrendo com uma dor no ombro. Nesse caso, a dor do lead é literal. Nesse exemplo, a jornada pode ser muito rápida.
Na primeira etapa (aprendizado), esse lead vai utilizar nas suas buscas, termos como: “dores no ombro quando giro o braço”, “ Dores no ombro quando levanto os braços”
Já na segunda etapa (Reconhecimento), o lead pode usar termos como: “alongamentos para fazer em casa”, “exercícios caseiros para dor no ombro”
Os termos usados na terceira etapa (Consideração), geralmente são: “Tratamentos para dor no ombro”, “Como tratar dores nas articulações”
Na quarta etapa (Decisão), o lead pode usar termos como: “Ortopedistas em São Paulo”, “médico ortopedista preto de mim”, “Fisioterapeuta na zona leste de São Paulo”
Note na prática, como a jornada do cliente acontece. Um conteúdo de valor, direcionado para cada uma dessas fases, vai responder as perguntas dessa pessoa, ajudá-la de verdade na resolução de um problema e conduzi-la para procurar a sua solução na hora certa.
Esse tipo de relacionamento é essencial em um momento como esse que estamos vivendo, principalmente se o seu produto é um serviço presencial, como de um profissional da saúde, por exemplo.
As pessoas estão reclusas em casa e vão precisar, mais do que nunca, de informação relevante para resolver seus problemas.
E quando tudo passar, a chance desses potenciais clientes converterem em tratamentos, será grande. As pessoas tendem a valorizar empresas que geram valor antes de pedir valor, por isso, a abordagem de vendas em uma estratégia de marketing de conteúdo, geralmente acontece de forma sutil e natural.
Passo 3 – Relacionar e realizar a venda digital
Se o seu negócio é a venda de produtos físicos ou digitais, você tem uma série de ferramentas para potencializar as vendas, como marketplace, e-commerce, programa de afiliados, campanhas de Google, entre outras.
Mas, se o seu modelo de negócio depende da prestação de serviço presencial, não se preocupe, existem diversas estratégias de venda digital para serviços.
Ativar sua carteira de clientes atual
Nesse momento, é extremamente recomendado a ativação da base de clientes atuais com objetivo de proximidade e apoio no momento que todos enfrentam, algumas formas de fazer isso:
- Produção de conteúdos gratuitos (vídeos, artigos, guias)
- Enviar emails (newsletter)
- Realização de video chamadas
- Negociação de reposições, retornos e visitas futuras
Para novos clientes
Muitos negócios, neste momento, estão impedidos de executarem seus serviços da forma tradicional, mas nada impede a inovação de produto ou oferta.
Para empresas que dependem do atendimento presencial para entregar os serviços, uma recomendação, é criar promoções para vendas futuras. Clínicas podem realizar agendamentos para 2 ou 3 meses a frente, escolas podem vender matrículas para início depois da crise.
Crie uma inovação de produto digital do seu serviço, que possa apoiar o cliente neste momento. Por exemplo,: escolas podem desenvolver minicursos gratuitos e disponibilizar para clientes ativos e para os novos, como bônus mediante o fechamento de matrícula nesse momento.
Retomada de mercado
Neste momento, é comum que as empresas se retraem e diminuem o investimento com publicidade e geração de oportunidades.
A recomendação, é que as empresas não parem a geração de leads. Neste momento, mais do que nunca, a empresa precisa manter a consistência na geração de leads, com objetivo verdadeiro de apoiar o potencial cliente (mais que vender neste momento) para que quando a pandemia passar, e vai passar, as atividades voltem de maneira mais aceleradas.
Afinal, se você apoiou o seu cliente em um momento difícil, quando tudo passar você terá a consideração para fazer negócios.
Outro ponto importante, é que as pessoas estão mais ativas na internet nesse momento, as conversões de leads estão aumentando em 20% em alguns casos, e isso é mais um forte sinal para não parar.
Passo 4 – Mensurar e adaptar
É fundamental mensurar continuamente enquanto você coloca em prática um conjunto de estratégias para um canal de vendas digital.
É por isso que recomendamos revisar os KPIs semanalmente, com foco em melhorias consistentes. Essa sigla significa indicador-chave de performance.
Vários dados podem ser considerados indicadores KPI, como número de leads, volume de tráfego em página, interações com campanhas de e-mails, entre outros.
Essas informações vão guiar suas estratégias e te direcionar para otimizar seu canal de vendas digital.
Conclusão
Se você ainda não começou a sua estratégia de marketing de conteúdo, ou está pensando em parar seu processo de marketing, por conta desse período de quarenta, não faça isso
Essa é a hora de duplicar os esforços, para que sua empresa se recupere quando essa crise mundial passar.
Saiba que mesmo sendo um prestador de serviços presenciais, é possível migrar de um modelo de vendas externos para as vendas internas nesse momento, e usar estratégias para manter seus clientes e até conseguir novos, oferecendo condições especiais.
Um exemplo disso, são alguns empresários do ramo de turismo de Minas Gerais, que estão tendo sucesso com uma campanha chamada “Não cancele, remarque”
Repense seu modelo de negócio e comece a agir, em vez de apenas esperar tudo passar. Você pode sair dessa crise, muito mais forte do que entrou.
Então, está precisando de ajuda para montar um canal de vendas digital? Clique no botão abaixo e agende uma ligação com um especialista.