Como o ChatBot pode ajudar a sua empresa a vender mais

Imagem de um robô de chatbot dando oi

Uma maneira certeira para aumentar as vendas e fidelizar os clientes, é melhorar a experiência dele. Hoje em dia o consumidor é mais exigente e inteligente. Por isso, ele espera, no mínimo, uma comunicação personalizada. E uma ferramenta muito útil para ajudar nesse processo, é o Chatbot.

Fique conosco até o final desse conteúdo para ver como usar a inteligência artificial para alavancar as vendas e melhorar a experiência dos clientes, mesmo se a sua empresa for pequena.

O que é Chatbot

Basicamente, chatbot é um programa de computador que utiliza inteligência artificial a partir de uma programação, para simular conversas com usuários. Pode ser usado em várias plataformas, como sites, redes sociais e e-commerce.

Provavelmente, você já deve ter interagido com um chatbot e se a ferramenta foi bem otimizada, talvez você nem se deu conta de que não era um ser humano do outro lado do chat.

Alguns dados provam que os chatbots representam uma nova geração em tecnologia. Não há motivo para não incorporá-los aos seus negócio. Os chatbots anexados ao Messenger do Facebook, por exemplo, aumentaram de 30.000 em 2016 para mais de 100.000 em 2017.

Imagem de robô segurando a palavra "Hi" representando um ChatBot

Como funciona

Quando pensamos em um conversa, existem diversas maneiras de perguntar a mesma coisa e não é possível prever todas, quando configuramos um chatbot.

Mas, um chatbot com inteligência artificial pode gerar respostas corretas, mesmo quando a pergunta não for a programada.

A inteligência artificial usada nos bots funciona de formas diferentes. É preciso entender as suas necessidades para escolher o tipo ideal. Algumas possuem um algoritmo próprio,  outras usam a AI externa, como Watson (IBM) ou Google AI.

Você poderá organizar as mensagens do bot em um fluxograma, desde o primeiro contato, até o final da experiência do usuário. 

Para programar uma sequência inteligente e eficiente, pense na linguagem de acordo com o perfil da sua persona. Lembre-se que a ideia é simular uma conversa, portanto a comunicação precisa ser fluida e natural.

Usar com quais objetivos?

Agora que entendemos o conceito, vamos ver na prática como usar o chatbot na comunicação com seu público. 

As principais maneiras de usar, efetivamente, essa ferramenta para expandir sua empresa, incluem:

1 – Pesquisa

Os Bots registram as preferências dos usuários e você pode usar essas informações para melhorar a experiência dos próximos. É um ótimo recurso para a linha de frente, especialmente para responder perguntas, preocupações básicas e dúvidas sobre produtos ou serviços.

2 – Simplificar e potencializar as vendas

Além de fornecer informações, os chatbots impactam positivamente nas vendas. Muitas empresas não conseguem dar a atenção devida ao consumidor no horário que ele precisa de suporte. Mas, com os chatbots, você pode oferecer uma dinâmica de atendimento e suporte nas vendas de 24/7.

3 – Aumentar o engajamento

O uso de chatbots em redes sociais, como o Facebook, além de acelerar o crescimento da sua base transformando visitantes em leads, aumentará o engajamento do público com o seu conteúdo e marca.

4 – Simplificar os pagamentos

Alguns sistemas de chatbots permitem que você trabalhe com sistemas de pagamento simplificado. Os clientes podem realmente pagar por seus produtos sem sair da interface de bate-papo. Outra vantagem, é que os bots que armazenam detalhes de pagamento de clientes regulares, facilitam o pedido de novos produtos ou serviços.

5 – Responder perguntas

Talvez a maneira mais simples de usar um chatbot para sua pequena, seja para responder perguntas básicas dos clientes. Além disso, você poderá tirar informações valiosas do potencial cliente, antes de enviá-lo para um vendedor, por exemplo. 

Há uma razão para tantas empresas, grandes e pequenas, terem adotado a tecnologia de chatbot. E a razão, é que eles trazem uma variedade de benefícios. Outros 2 pontos que vale a pena destacar são:

Crescimento da empresa

Os chatbots permitem que pequenas empresas, sem recursos extensivos, encontrem novos leads, aumentem a conversão e ofereçam um melhor serviço ao cliente.

Economia

Os chatbots são um meio acessível de proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Eles economizam tempo dos funcionários e possuem baixo custo (existem opções gratuitas com recursos interessantes)

Geralmente os chatbots são fáceis de usar. Mas, procure criar uma interface simples para facilitar a interação dos usuários.

Mão de um robô digitando em um teclado, representando um ChatBot

O que o ChatBot não faz?

Esse tipo de ferramenta pode oferecer grande auxílio a suas equipes de suporte e vendas, mas, os chatbots não substituem pessoas ou serviços.

É um grande equívoco achar que os chatbots podem assumir serviços e automatizar tudo, deixando as empresas sem a necessidade de funcionários humanos.

Seu processo de vendas pode usar chatbots para um atendimento inicial ao cliente, mas a abordagem comercial precisará ser feita por seres humanos.

Conclusão

Os chatbots oferecem muitos benefícios para as empresas, economizando dinheiro e aumentando as taxas de vendas e conversão. Com os avanços da IA do Machine Learning, essas ferramentas se tornarão cada vez mais inteligentes, deixando o futuro dos chatbots ainda mais promissor.

Espero que tenha entendido o conceito dessa ferramenta, percebido os benefícios e entendido como é possível aplicar em várias frentes.

Mas, para que a comunicação seja assertiva e bem direcionada para cada tipo de público, suas estratégias de marketing e vendas precisam ir muito além do que programar bem um chatbot.

Por isso, se você deseja automatizar os processos da sua empresa de forma inteligente e eficiente, para economizar tempo, dinheiro e aumentar seus ganhos, faça um contato conosco.

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