Como Aumentar as Taxas de Abertura e Cliques dos seus E-mails

Se você já fez qualquer tipo de campanha de e-mail marketing sabe a importância de aumentar abertura e cliques e-mails. Mais do que enviar mensagens é fundamental para a empresa que os destinatários recebam, abram e cliquem nos links inseridos.

Sabemos que nem sempre essa é uma missão fácil. Existem diversos pontos a serem considerados para que a estratégia de e-mail marketing atinja seus objetivos. Se a sua campanha não traz bons resultados, algo está acontecendo na trajetória.

A boa notícia é que aumentar as taxas de abertura e de cliques nos e-mails pode ser menos complicado do que você imagina. Neste post, trazemos algumas informações e dicas que podem ajudar nessa questão. Continue a leitura e confira!

1. Abertura de e-mails

A taxa de abertura de um email marketing é uma das principais métricas a serem acompanhadas de perto. Afinal de contas, de nada adianta fazer um conteúdo incrível na campanha de email, se os leads não chegam a lê-lo. 

Portanto, a taxa de abertura de e-mail é dada pelo número de pessoas que abriram o e-mail dividido pelo número total de contatos que receberam a mensagem na caixa de entrada.

Além de medir a performance, ela serve para mensurar a atratividade das campanhas de e-mail. Saiba que uma ótima taxa de abertura fica acima de 20% de e-mails abertos pela sua lista, uma boa entre 10 e 20 %, uma regular entre 6 e 10% e uma ruim abaixo de 6%. 

Isso significa que, se apenas 6 pessoas (ou menos) de 100 contatos abriram o seu e-mail, é melhor rever toda a sua estratégia de email marketing.

Segmentação

A segmentação é algo muito importante, pois nada mais desagradável para um lead do que receber um email que não é direcionado para ele. O resultado? Não abre os próximos emails. 

Se você compra um produto e a empresa continua mandando email como se não tivesse comprado, continuaria abrindo os emails? Provavelmente não. Sendo assim, você deve criar nichos dentro da lista de contato a fim de não enviar todos os emails para todos os destinatários da base. 

Uma dica é fazer as segmentações por meio de algumas plataformas, como RD Marketing, MailChimp, Campaign Monitor, ou Constant Contact.

Criar estratégias

E-mail marketing não é tudo igual. Existem tipos diferentes, cada um com seu objetivo. Por essa razão é importante saber mais sobre eles para criar estratégias bem definidas e eficazes para aumentar abertura e cliques e-mails. Veja.

  • Boas-vindas: é o primeiro e-mail que o assinante recebe depois de se inscrever na newsletter ou entrar na sua lista de leads;
  • Lançamento: anuncia a sua mais nova solução (produto ou serviço) para os leads;
  • Transacional: e-mail enviado logo após uma ação do consumidor, que pode ser uma oferta depois de uma compra;
  • Newsletter/Informativo: uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente, deve fornecer informações relevantes para os leads;
  • Nutrição: tem objetivo de encaminhar os leads pelo funil de vendas até chegar à etapa de compra.
  • Aquisição: E-mail responsável por mostrar os benefícios na compra de um produto/serviço com gatilhos direcionados aquela persona;
  • Conversão: o cliente já está na última etapa do funil, pronto para fazer a compra;

Assunto

O assunto é a primeira impressão que o seu contato terá sobre o e-mail. Além disso, é o que fará com que o lead tenha vontade de abrir a mensagem. Portanto é muito importante se preocupar com a sua qualidade. 

Para melhorar o assunto do seu email, você pode fazer um teste A/B. Nele, é possível avaliar qual de duas versões traz mais resultado. Ou seja, você pode testar dois assuntos de email e conferir qual deles apresenta uma maior taxa de abertura.

Timing

Prestar atenção ao dia e horário em que você dispara os emails é fundamental para o sucesso da abertura. Isso porque dependendo do momento, o seu lead não abrirá a mensagem prontamente e poderá se esquecer de ler depois.

Uma pesquisa feita pela GetResponse analisou 21 milhões de mensagens e concluiu que terça, quarta e quinta-feira são os melhores dias para enviar e-mails. Em relação aos horários é preciso analisar o seu público.

Por exemplo, se a sua persona é uma mãe de bebê, é interessante mandar o e-mail bem cedo, quando o pequeno ainda estiver dormindo. Se é um empresário, a hora de almoço é uma boa opção. São pequenos detalhes que podem aumentar abertura e cliques e-mails

BlackList

Blacklist são listas de domínios ou IPs impedidos de entregar e-mails para a caixa de entrada de alguns ISP’s. Se a sua taxa de abertura está muito baixa, vale a pena entrar em contato com eles para verificar.

Existem muitos motivos para entrar em uma blacklist, como a reputação do IP, a alta frequência de disparos, comprar de listas de mailing, receber denúncias de spam e, até mesmo, as palavras utilizadas no assunto. 

2. Cliques

O “clique” é quando o destinatário clica em um link que está dentro do e-mail, sendo direcionado para alguma ação, como chat com vendedores, páginas de vendas, ou até mesmo de conteúdo. O link dentro do e-mail tem o objetivo de levar o leitor a uma ação final de acordo com o foco do e-mail.

Sendo assim, a taxa de cliques de e-mail é dada pelo número de pessoas que clicaram em um link do e-mail dividido pelo número total de contatos que receberam a mensagem.

Uma ótima taxa de cliques está acima de 10%, a boa entre 3 e 10%, e a ruim abaixo de 3%. Apenas com essa taxa não é possível medir o nível de sucesso de uma campanha. O melhor jeito de fazer uma análise de cliques é não fazer ela sozinha e sim pensar no contexto ao todo junto ao objetivo do e-mail.

Personalize

A estética do email é tão importante quanto o assunto. A personalização depende muito do nicho de atuação da empresa, do que você quer promover com a mensagem, do público e das estratégias.

Geralmente, a formatação em coluna única obtém melhores resultados nos cliques. Mas isso você pode analisar por meio das métricas. Uma dica bem interessante é criar modelos para facilitar o envio.

Número de links

O número de links contidos em um e-mail é muito importante para não deixar o leitor confuso.

Além disso, existe um número máximo de 3 ou 4 links por e-mail que é o ideal, pois pode afetar na entrega da sua mensagem, diminuir os resultados e até mesmo ser considerado como spam. Entretanto, isso pode variar de acordo com o produto que você vende e o objetivo do e-mail.

CTA´s

As chamadas “Call to actions” devem ser objetivas e mostrar qual vai ser o resultado do clique. O mais importante é ser direto e usar palavras que instiguem o Lead e realizar uma ação, como o próprio nome já diz.

Portanto, esse é um dos passos mais importantes para melhorar a taxa de cliques. Além disso, não adianta pedir para que o leitor faça várias ações em uma página, pois, provavelmente, não fará nada. Dessa maneira, concentre-se nos CTA’s que mais interessam.

Bounces

As mensagens rejeitadas pelo servidor do e-mail do assinante são chamadas de “bounces” e tem relação com a qualidade da base de contatos. São aqueles e-mails que nem chegam perto de entrar na caixa de entrada do destinatário.

O soft bounces acontece por razões temporárias, como caixa de entrada cheia do destinatário ou servidor off-line do mesmo. 

Em geral, o provedor de e-mail tentará enviar novamente a mensagem durante as próximas 72 horas. Já o hard bounces ocorre por motivos permanentes —  e-mails inexistentes ou por exemplo, bloqueio por parte do servidor de e-mail do destinatário por considerá-lo spam. 

Descadastramentos

O  descadastramento nada mais é que o total de Leads que cancelaram a inscrição e saíram da lista de mailing. É importante ter a opção de poder fazer o “unsubscribe” e sair da lista no final do e-mail.

Além de demonstrar confiança aos seus leitores, não é interessante para o remetente ter uma lista com destinatários que não querem mais receber e-mail. Você não vai querer ser acionado como SPAM e assim evita entrar para a blacklist.

SPAM

Qualquer tipo de mensagem enviada em massa e sem a solicitação do destinatário pode ser considerada um SPAM, mas existem alguns fatores para isso. Exemplos: o próprio lead marcar como SPAM, o filtro AntiSpam dos provedores marcar como spam e o envio de conteúdos impróprios, golpes e correntes.

Dessa maneira, seu e-mail pode entrar na blacklist e parar de chegar para seus leads. Algumas formas de se livrar disso é produzir conteúdos adequados e relevantes, segmentar sua lista, além de manter a lista de contatos sempre limpa removendo os e-mails inválidos e mantendo somente os leads verdadeiramente engajados.

Conclusão

Como você pode conferir, para aumentar a abertura e cliques no e-mail é preciso ter um bom planejamento de e-mail marketing prestando atenção aos pontos que podem sabotar a sua estratégia. Por esse motivo é tão importante estar por dentro do assunto e inovar no processo comercial.

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