Empreender não é uma tarefa fácil. Exige planejamento, foco e muita dedicação, independente se vivemos um cenário estável ou conturbado economicamente. Até porque, a crise é algo cíclico e sempre vai existir. Por isso devemos nos atualizar constantemente, para que o nosso negócio continue crescendo no próximo ano.
Quer saber como fazer um plano de marketing digital inteligente que vai alavancar suas vendas em 2020?
Então confira o passo a passo que mostraremos nesse artigo. Você vai ver como estruturar um processo de marketing e vendas otimizado que vai aumentar sua receita.
Como fazer um plano de marketing digital
Uma estratégia eficiente de marketing, precisa de um plano bem formatado. Ainda mais se o foco for atração de clientes através do poder da internet. Pois esse plano que vai guiar as ações estratégicas do seu negócio.
Mas é preciso dizer que não existe um plano único e aplicável a todos os tipos de empreendimentos. Cada empresa vive uma realidade, pois cada segmento possui suas peculiaridades.
Por isso, o ideal no início de um plano de marketing digital é definir o objetivo principal.
Passo 1 – Definir o foco principal do plano de marketing
O plano de marketing pode ser voltado para sua marca, para um serviço ou produto específico da empresa. E as estratégias podem ter como objetivo: potencializar as vendas, aumento de faturamento, ganho de autoridade, reposicionamento de marca, entre outros.
Portanto, o primeiro passo é saber e definir o objetivo principal do seu plano de marketing digital. E a partir desse entendimento, iniciar o próximo passo.
Passo 2 – Pesquisa
Essa fase é ampla e envolve vários tipos de pesquisas. Esse é o momento de analisar mercado, concorrência, tipos de público e tendências. Com o objetivo bem definido, precisamos entender o contexto que a empresa está inserida.
* Análise de cenário
Antes de colocar qualquer plano em prática, é preciso fazer uma análise interna e externa do mercado que atuamos.
Na análise Interna, falamos das forças, fraquezas e todos os pontos positivos e negativos do projeto a ser implementado. Isso vale tanto para um plano de marketing digital, quanto para o lançamento de um novo produto ou negócio.
Por exemplo, se o seu negócio é na área da saúde, sua força pode ser: autoridade na área que atua, atendimento humanizado e número alto de pacientes satisfeitos.
E suas fraquezas podem ser: pouca autoridade online, falta de experiência em produção de conteúdo online, falta de uma estrutura online otimizada com site responsivo e canais de contato.
Na análise externa, falamos das oportunidades e ameaças que o mercado oferece.
Nesse caso as oportunidades podem ser: crescimento na procura de tratamentos que você oferece, aumento das pesquisas sobre o assunto.
E as ameaças podem ser: concorrência estabelecida com autoridade online e diversidade de conteúdos de qualidade disponíveis.
Podemos concluir que a fase de pesquisa vai ajudar a identificar fatores positivos do ambiente interno, que serão pontos de valor para os clientes e que podem indicar que a sua empresa está no caminho certo.
Em contrapartida, as fraquezas vão mostrar o que precisa ser melhorado, para a empresa se posicionar de forma mais assertiva no mercado e aumentar as chances do projeto dar certo.
* Análise de personas
A persona é um conceito que vai além de conhecer informações demográficas, comportamentais e socioeconômicas do seu público. A ideia é criar um avatar, com nome, idade e necessidades reais.
O objetivo é descobrir quais seus grupos de públicos e o que eles pensam, falam, ouvem ou vêem.
Essas informações vão auxiliar diretamente suas ações de marketing. Pois entendendo as reais necessidades, dores e desejos dos seus consumidores, sua empresa vai saber como se relacionar com eles.
Passo 3 – Plano de ação
Com mercados e públicos mapeados, é hora de agir. Mas antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing digital, você deve considerar as análises de público e mercado para responder 4 perguntas::
* Quais canais utilizar?
Cada mídia digital deve ser utilizada com uma finalidade, pois ela possuem perfis variados de usuários. Em redes sociais por exemplo, Twitter e Facebook podem ser usados de forma descontraídas comparado ao linkedin, por exemplo.
Além do comportamento, o perfil do público também pode mudar, pois no Facebook a média de idade é maior que no Instagram.
Existe também a opção de oferecer conteúdos informativos mais densos, como artigos em blogs e vídeos no Youtube.
* Formato do conteúdo?
O conteúdo será o item principal para atrair o público. Um conteúdo de qualidade fará com que sua empresa seja vista como autoridade no assunto. Mas o conteúdo não precisa, necessariamente, falar da sua marca ou serviço.
O foco pode ser apenas entregar algo de valor que faça a diferença na vida do visitante. A ideia é resolver um problema real do Lead para ele se sinta na obrigação de retribuir aquele presente.
O Lead é alguém interessado no que sua marca tem a oferecer, mas não necessariamente está pronto para uma oferta de venda. Portanto, o seu conteúdo precisa aproximar o lead do seu produto, aos poucos.
Até que ele fique tão envolvido com a sua empresa a ponto de considerar o seu produto a solução mais óbvia para o problema dele.
* Como monitorar os resultados
Durante uma estratégia de marketing baseada na produção de conteúdo, é preciso medir se as ações estão trazendo resultado. De nada adianta gastar recursos na produção de conteúdo, mas não ter a interação do público e aumentar a conversão em vendas.
Portanto, alguns dados devem ser analisado, como:
– Taxa de visitantes: quantas visitas suas páginas estão recebendo
– Taxa de rejeição: quantos visitantes estão acessando suas páginas, mas não realizando qualquer ação, como baixar algum material.
– ROI: quanto dinheiro a empresa ganha ou perde em cada investimento. O ROI pode ser calculado de forma geral. Ou seja, quanto de retorno a empresa teve sobre o investimento em marketing digital. Ou pontual, como o retorno do investimento em uma campanha de Facebook, por exemplo.
– Taxa de conversão: Quantos visitantes estão se tornando leads e quantos leads em clientes.
Além de outras diversas métricas como o custo por lead (CPL), o custo de aquisição de um novo cliente (CAC), o tempo de permanência do cliente dentro da sua empresa (LTV) e etc..
Sugiro que acesse nosso artigo sobre métricas de marketing digital clicando aqui e entenda como a mensuração de dados é essencial para aumentar o lucro.
Passo 4 – Execução
Essa é a hora de colocar para rodar o que foi planejado. Use todas as informações que tem, do seu público, e seja criativo. Procure cativar seu público e ofereça conteúdo relevante para que a identificação com sua marca cresça.
Uma ótima dica para conseguir isso, é a criação de vídeo. Uma pesquisa da Cisco mostrou que, até 2020, os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego na internet. E páginas que possuem vídeo costumam ter 2 minutos a mais de permanência do visitante.
Outro dado interessante mostrado pelas pesquisas, é que 90% das pessoas ficam mais dispostas a comprar um produto após assistir um vídeo sobre.
Conclusão
Talvez uma das maiores vantagens de uma estratégia de marketing digital, seja a possibilidade de alcançar grandes resultados com custos baixos. Além de ser aplicável para todos os segmentos e tamanhos de empresas.
Criar um plano de marketing não é a coisa mais difícil do mundo, mas pode ser trabalhoso. O interessante é ter uma estratégia diretamente alinhada com as vendas. O marketing precisa nutrir a equipe de vendas com informação, para que as conversões aconteçam com mais facilidade.
Espero que esse conteúdo tenha te mostrado como fazer um plano de marketing digital inteligente.
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