Como fazer um plano de marketing digital para 2020. (passo a passo)

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Empreender não é uma tarefa fácil. Exige planejamento, foco e muita dedicação, independente se vivemos um cenário estável ou conturbado economicamente. Até porque, a crise é algo cíclico e sempre vai existir. Por isso devemos nos atualizar constantemente, para que o nosso negócio continue crescendo no próximo ano.

Quer saber como fazer um plano de marketing digital inteligente que vai alavancar suas vendas em 2020?

Então confira o passo a passo que mostraremos nesse artigo. Você vai ver como estruturar um processo de marketing e vendas otimizado que vai aumentar sua receita.

Como fazer um plano de marketing digital

Uma estratégia eficiente de marketing, precisa de um plano bem formatado. Ainda mais se o foco for atração de clientes através do poder da internet. Pois esse plano que vai guiar as ações estratégicas do seu negócio.

Mas é preciso dizer que não existe um plano único e  aplicável a todos os tipos de empreendimentos. Cada empresa vive uma realidade, pois cada segmento possui suas peculiaridades.

Por isso, o ideal no início de um plano de marketing digital é definir o objetivo principal.

Passo 1 – Definir o foco principal do plano de marketing

O plano de marketing pode ser voltado para sua marca, para um serviço ou produto específico da empresa. E as estratégias podem ter como objetivo: potencializar as vendas, aumento de faturamento, ganho de autoridade, reposicionamento de marca, entre outros.

Portanto, o primeiro passo é saber e definir o objetivo principal do seu plano de marketing digital. E a partir desse entendimento, iniciar o próximo passo.

Passo 2 – Pesquisa

Essa fase é ampla e envolve vários tipos de pesquisas. Esse é o momento de analisar mercado, concorrência, tipos de público e tendências. Com o objetivo bem definido, precisamos entender o contexto que a empresa está inserida.

* Análise de cenário

Antes de colocar qualquer plano em prática, é preciso fazer uma análise interna e externa do mercado que atuamos.

Na análise Interna, falamos das forças, fraquezas e todos os pontos positivos e negativos do projeto a ser implementado. Isso vale tanto para um plano de marketing digital, quanto para o lançamento de um novo produto ou negócio. 

Por exemplo, se o seu negócio é na área da saúde, sua força pode ser: autoridade na área que atua, atendimento humanizado e número alto de pacientes satisfeitos.

E suas fraquezas podem ser: pouca autoridade online, falta de experiência em produção de conteúdo online, falta de uma estrutura online otimizada com site responsivo e canais de contato.

Na análise externa, falamos das oportunidades e ameaças que o mercado oferece.  

Nesse caso as oportunidades podem ser: crescimento na procura de tratamentos que você oferece, aumento das pesquisas sobre o assunto. 

E as ameaças podem ser: concorrência estabelecida com autoridade online e diversidade de conteúdos de qualidade disponíveis.

Podemos concluir que a fase de pesquisa vai ajudar a identificar fatores positivos do ambiente interno, que serão pontos de valor para os clientes e que podem indicar que a sua empresa está no caminho certo.

Em contrapartida, as fraquezas vão mostrar o que precisa ser melhorado, para a empresa se posicionar de forma mais assertiva no mercado e aumentar as chances do projeto dar certo.

* Análise de personas

A persona é um conceito que vai além de conhecer informações demográficas, comportamentais e socioeconômicas do seu público. A ideia é criar um avatar, com nome, idade e necessidades reais.

O objetivo é descobrir quais seus grupos de públicos e o que eles pensam, falam, ouvem ou vêem.

Essas informações vão auxiliar diretamente suas ações de marketing. Pois entendendo as reais necessidades, dores e desejos dos seus consumidores, sua empresa vai saber como se relacionar com eles.

Passo 3 – Plano de ação

Com mercados e públicos mapeados, é hora de agir. Mas antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing digital, você deve considerar as análises de público e mercado para responder 4 perguntas::

* Quais canais utilizar?

Cada mídia digital deve ser utilizada com uma finalidade, pois ela possuem perfis variados de usuários. Em redes sociais por exemplo, Twitter e Facebook podem ser usados de forma descontraídas comparado ao linkedin, por exemplo.

Além do comportamento, o perfil do público também pode mudar, pois no Facebook a média de idade é maior que no Instagram. 

Existe também a opção de oferecer conteúdos informativos mais densos, como artigos em blogs e vídeos no Youtube.

* Formato do conteúdo?

O conteúdo será o item principal para atrair o público. Um conteúdo de qualidade fará com que sua empresa seja vista como autoridade no assunto. Mas o conteúdo não precisa, necessariamente, falar da sua marca ou serviço.

O foco pode ser apenas entregar algo de valor que faça a diferença na vida do visitante. A ideia é resolver um problema real do Lead para ele se sinta na obrigação de retribuir aquele presente.

O Lead é alguém interessado no que sua marca tem a oferecer, mas não necessariamente está pronto para uma oferta de venda. Portanto, o seu conteúdo precisa aproximar o lead do seu produto, aos poucos.

Até que ele fique tão envolvido com a sua empresa a ponto de considerar o seu produto a solução mais óbvia para o problema dele.

* Como monitorar os resultados

Durante uma estratégia de marketing baseada na produção de conteúdo, é preciso medir se as ações estão trazendo resultado. De nada adianta gastar recursos na produção de conteúdo, mas não ter a interação do público e aumentar a conversão em vendas.

Portanto, alguns dados devem ser analisado, como:

– Taxa de visitantes: quantas visitas suas páginas estão recebendo

– Taxa de rejeição: quantos visitantes estão acessando suas páginas, mas não realizando qualquer ação, como baixar algum material.

– ROI: quanto dinheiro a empresa ganha ou perde em cada investimento. O ROI pode ser calculado de forma geral. Ou seja, quanto de retorno a empresa teve sobre o investimento em marketing digital. Ou pontual, como o retorno do investimento em uma campanha de Facebook, por exemplo.

– Taxa de conversão: Quantos visitantes estão se tornando leads e quantos leads em clientes.

Além de outras diversas métricas como o custo por lead (CPL), o custo de aquisição de um novo cliente (CAC), o tempo de permanência do cliente dentro da sua empresa (LTV) e etc..

Sugiro que acesse nosso artigo sobre métricas de marketing digital clicando aqui e entenda como a mensuração de dados é essencial para aumentar o lucro.

Passo 4 – Execução

Essa é a hora de colocar para rodar o que foi planejado. Use todas as informações que tem, do seu público, e seja criativo. Procure cativar seu público e ofereça conteúdo relevante para que a identificação com sua marca cresça.

Uma ótima dica para conseguir isso, é a criação de vídeo. Uma pesquisa da Cisco mostrou que, até 2020, os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego na internet. E páginas que possuem vídeo costumam ter 2 minutos a mais de permanência do visitante.

Outro dado interessante mostrado pelas pesquisas, é que 90% das pessoas ficam mais dispostas a comprar um produto após assistir um vídeo sobre.

um notebook em uma mesa com um profissional mostrando como fazr um plano de marketing digital

Conclusão

Talvez uma das maiores vantagens de uma estratégia de marketing digital, seja a possibilidade de alcançar grandes resultados com custos baixos. Além de ser aplicável para todos os segmentos e tamanhos de empresas.

Criar um plano de marketing não é a coisa mais difícil do mundo, mas pode ser trabalhoso. O interessante é ter uma estratégia diretamente alinhada com as vendas. O marketing precisa nutrir a equipe de vendas com informação, para que as conversões aconteçam com mais facilidade.

Espero que esse conteúdo tenha te mostrado como fazer um plano de marketing digital inteligente.

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