Tutorial completo de como fazer uma live no Youtube

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Transmissões ao vivo não são uma novidade na internet, mas, você já deve ter percebido como as lives estão em alta atualmente. Diversos segmentos do mercado estão aproveitando essa ferramenta para se aproximar e engajar o público. Independente do nicho de mercado, uma transmissão ao vivo pode ajudar muito a atrair novos seguidores e até alavancar as vendas em tempos de crise. Pensando nisso, resolvemos criar um passo a passo de como fazer uma live no Youtube.

Escolhemos essa plataforma, pois ela é a preferida de 70% dos internautas quando o assunto é vídeo.

Como funciona uma live no Youtube

Uma transmissão ao vivo, seja em qualquer plataforma, consiste na exibição do vídeo ao mesmo tempo que é filmado.

Sem precisar que as pessoas façam um download. No máximo, é necessário estar logado em alguma rede social ou plataforma de vídeo.

Segundo o Think With Google, os usuários gastam 4 vezes mais tempo assistindo transmissões ao vivo do que vídeos on demand.

Motivos para investir em uma live no Youtube

Antes de aprender como fazer uma live no Youtube, vamos entender os motivos.

Realmente, as lives caíram no gosto das empresas e influenciadores em geral, que perceberam a oportunidade de impulsionar seus produtos e serviços por transmissões ao vivo.

Diversos artista brasileiros aproveitaram o momento de restrição do convívio social em 2020 para gerar conteúdo para os fãs. 

A cantora sertaneja Marília Mendonça, usando chinelo e gravando na sala do seu apartamento, fez um show para mais de 3,3 milhões de pessoas.

Além de artistas e cantores, personais reinventaram as aulas dadas na academia e passaram a transmitir pela internet. Até o comércio embarcou nessa tendência, como foi o caso da loja de moda feminina, Twenty Four Seven, que em lives ao vivo, suas vendedoras mostraram às clientes vários looks diferentes.

E não pense que esse fenômeno é algo passageiro e motivado por algum contexto social. Pois, pesquisas mostram que em 2016 o número de lives cresceu 130% em relação ao ano anterior.

O próprio Youtube lançou o Youtube Live em 2011, seu serviço de vídeos ao vivo.

Esse cenário só reforça os motivos para você usar essa tendência para alavancar seu negócio. Veja abaixo 4 motivos para fazer uma live.

1 – Engajamento e interação com o público

A interatividade, o envolvimento e a sensação de proximidade que o público tem em uma live, gera mais engajamento do mesmo.

O potencial consumidor gosta de ver pessoas reais por trás de uma marca. Isso facilita na conexão com a mensagem.

Outro ponto, é a possibilidade de enviar comentários em perguntas em tempo real. Uma audiência participativa, geralmente ficam mais disposta para cumprir a ação que você quer, como baixar algum material, se inscrever no seu canal ou comprar um produto.

2 – Maior Alcance

Uma das vantagens de um evento online, é que ele não precisa de um espaço que comporte todos os participantes. O conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar, sem que o produtor gaste mais com isso.

Esse poder de alcance trará mais visibilidade para a sua marca, mais seguidores e consequentemente, mais vendas.

Segundo dados do Youtube, os canais que fazem live, pelo menos uma vez por semana, crescem 40% a mais do que os canais não fazem.

3 – Monetização

Além do aumento de faturamento que você pode ter com a venda de produtos ou serviços, o seu próprio canal no Youtube pode virar uma fonte de geração de receita.

Existe um recurso chamado “monetização” que você pode ativar na plataforma. Desse modo, o Youtube vai liberar que anúncios apareçam durante a sua live.

É claro que você precisa avaliar se isso realmente é vantajoso de acordo com objetivo da sua transmissão e o posicionamento do seu negócio.

Outra ferramenta do Youtube que pode gerar ganhos, é o “Super Chat do Youtube”. Esse recurso permite que o espectador contribua com certa quantia para ter suas mensagens destacadas na live.

Além de ajudar a financiar suas produções, você pode elevar interação a outro nível e identificar quem está ainda mais engajado com a sua mensagem

4 – Leads Qualificados

E falando em espectadores mais engajados que outros, um grande motivo para você fazer lives é a possibilidade de gerar leads qualificados.

Em uma transmissão ao vivo, você poderá aprofundar o assunto e passar mais credibilidade para o potencial cliente.

Quanto mais informação uma audiência tiver, com mais facilidade ela avançará no funil de vendas.

Estrutura Básica Fundamental

Não adianta gerar um conteúdo de valor, mas com qualidade de transmissão ruim. O público pode desfocar da mensagem, caso a live tenha baixa qualidade. 

Por isso, antes do passo a passo de como fazer uma live, veja os itens básico necessários para a sua transmissão ser eficiente:

  • Câmera

Não é necessária uma câmera profissional, você poderá usar seu smartphone ou até a webcam, mas certifique-se que a qualidade de imagem do seu dispositivo é boa.

  • Iluminação

Procure locais bem iluminados para evitar imagens escuras ou borradas. Caso precise, você pode investir em alguns equipamentos baratos de iluminação. Lembre-se, a fonte de luz precisa estar de frente com você. Ou seja, atrás ou acima da câmera e apontando para a mesma direção.

  • Som

A qualidade do áudio é tão importante quanto a qualidade do vídeo. Procure um microfone que capta bem a voz e evite ambientes propícios a eco. Uma qualidade baixa de som vai prejudicar significativamente a eficiência da sua live.

  • Computador ou Smartphone

Independente do tipo de aparelho que escolher, seja um notebook, computador ou celular, certifique-se que ele esteja funcionando corretamente e que a sua conexão de internet esteja boa.

Travamentos e quedas vão prejudicar a experiência do espectador e provavelmente o sucesso da sua transmissão.

Com todos os equipamentos prontos, você ainda precisa de algo essencial para começar sua live, um conteúdo planejado.

Embora uma transmissão ao vivo possa ser descontraída, espontânea e com improvisos, planejar o conteúdo é fundamental.

Portanto, elabore um roteiro para ter mais segurança e não se perder no meio da live.

Você não precisa seguir a risca, como se fosse um vídeo gravado, mas tenha em mãos um direcionamento para que o conteúdo faça sentido.

Um detalhe importante, é programar a live em uma data e horário que faça sentido, de acordo com os hábitos do seu público.

Passo a Passo de Como Fazer Uma Live no Youtube

Com tudo pronto, é hora de aprender a montar a sua transmissão ao vivo.

1º Passo – Crie um Canal no Youtube

Eu sei que é óbvio, mas caso você ainda não tenha, é preciso criar um canal. É muito fácil: basta ter um endereço no Gmail e fazer login no Youtube. 

A própria plataforma tem um tutorial simples para isso. Clique aqui e acesse caso precise.

Tela que mostra um vídeo ensinando como criar uma conta no Youtube

2º Passo – Login

Faça login na sua conta do Youtube, clique no ícone superior no canto direito da tela e depois em “YouTube Studio”

3º Passo – Transmissão ao vivo

Na página que vai aparecer, clique no ícone do canto direito superior 

Tela inicial para fazer uma transmissão online no Youtube, tutorial de como fazer uma live

Após isso, na nova tela, você terá 3 opções:

Webcam – a transmissão usará uma webcam 

Fazer streaming – você poderá configurar a live para usar um programa de codificação. Um muito comum é o OBS.

Ele é um programa open source, ou seja, de código aberto e gratuito. Essa ferramenta permite que você capture a imagem através de uma câmera, por exemplo. 

O programa vai codificar as imagens e transmitir para as plataformas de Streaming de vídeo, como Youtube e Facebook. Dependendo do seu objetivo, essa modalidade de live pode ser uma boa opção. Pois permitirá que você use mais de um ponto de câmera, compartilhe a sua tela durante a transmissão, dentre outras possibilidades.

Gerenciar – onde você pode configurar as transmissões agendadas

Tela onde mostra os tipos de live do Youtube

Independente da modalidade que você escolher, será preciso dar um título a live, escolher se ela será pública (todos podem pesquisar e ver), privada (somente você pode ver), ou não listada (todos com o link podem ver), e escolher uma data, caso não queira realizar de imediato.

Outro detalhe importante, é informar se o seu conteúdo será voltado para crianças ou restrito para maiores de 18 anos.

4º Passo – Imagem de Miniatura

Depois de concluída, é a hora de criar uma imagem para a sua live. Você pode tirar uma foto pela própria Webcam ou subir uma imagem.

Tela mostrando onde subir uma imagem personalizada para uma live no Youtube

5º Passo – Editar transmissão

Se precisar editar qualquer informação da sua live agendada, clique em “Vídeos”, no canto esquerdo da página, em “YouTube Studio” e depois, “Ao Vivo”.

Tela que mostra o gerenciamento das lives no Youtube

Selecione a live, clique em editar e altere qualquer informação que quiser, como título, visibilidade, descrição, tags, entre outras.

6º Passo – Iniciar a Live

Quando chegar a data e hora da transmissão, clique em “Ver na sala de controle ao vivo”. E na próxima tela é só clicar em “Transmitir ao vivo” para começar.

No canto direito, você poderá ver onde os espectadores interagem enviando mensagens em tempo real. E no canto superior esquerdo você poderá ver o contador de tempo da live, número de espectadores e quantidade de curtidas.

Tela mostrando onde ficam os comentários de uma live no Youtube / como fazer uma live
Tela mostrando onde ficam os dados da live no Youtube

Abaixo na tela você encontrará o botão para compartilhar o link da live. 

Tela mostrando onde você pode compartilhar o link da sua live no youtube

7º Passo – Encerrar a transmissão

Para interromper a live, basta clicar em “Encerrar transmissão”. Ao finalizar, você terá acesso às principais estatísticas da transmissão: número de novos inscritos, tempo médio de exibição, pico simultâneas de espectadores, entre outras informações.

Próximos passos

Após encerrar a transmissão, você poderá deixar o conteúdo disponível para todos no canal. Ele será postado automaticamente.

De atenção às métricas de resultado da live para entender o que foi positivo ou não, e se o conteúdo cumpriu o objetivo esperado.

Aposto que além de entender como fazer uma live no Youtube, você percebeu como essa ferramenta pode ser eficiente para atrair, engajar e converter clientes. Mas lembre-se, não adianta ligar a câmera e sair gravando.

Mais do que entender o funcionamento da ferramenta, você precisa planejar e criar um conteúdo de valor e que faça sentido para o seu público-alvo.

O sucesso da live depende da mensagem, tanto quanto da qualidade de som e imagem. 

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