Sabemos que boa liderança e gestão são importantes para o atingimento das metas comerciais. Isso porque um líder presente, participativo e assertivo é capaz de aumentar a produtividade do time. Mas como liderar uma equipe de vendas no home office?
O home office já era uma tendência mundial antes mesmo da pandemia do novo coronavírus. A necessidade do isolamento social fez com que as empresas adiantassem a implementação dessa modalidade de trabalho e percebessem que dá para ter produtividade trabalhando remotamente. Quer saber como isso é possível?
Neste post, trazemos algumas dicas para liderar a equipe de vendas em home office e ter resultados incríveis. Continue a leitura e confira!
Aposte em Inside Sales
Você sabe o que é Inside Sales? Nesse tipo de venda, em vez do vendedor ir até o cliente, as negociações são realizadas dentro da própria empresa utilizando a tecnologia. Dessa maneira, a corporação reduz custos de deslocamento e aumenta a produtividade.
Quando falamos em vendas à distância, logo pensamos em telemarketing, não é mesmo? Entretanto, isso é bem diferente, pois o inside sales utiliza canais variados, não somente o telefone, e atendimento personalizado. Nada de mensagens mecânicas e automatizadas.
O cliente é tratado de maneira exclusiva, de acordo com as suas necessidades, e isso é um diferencial para empresa alavancar as vendas. Por ser feita de forma remota, a modalidade pode ser aplicada em home office perfeitamente.
Disponibilize os equipamentos necessários no home office
Embora reduza os custos com deslocamento e manutenção do escritório, o home office exige que os profissionais tenham acesso a recursos de comunicação e trabalho. A seguir, confira quais são os equipamentos básicos para uma equipe de vendas:
- notebook;
- headphone para reuniões;
- aplicativos de comunicação;
- telefone;
- material de escritório;
- acesso à internet de boa qualidade;
Esses equipamentos devem ser oferecidos pela empresa, mesmo que fora da sede. Isso porque é preciso ter a garantia de que tudo estará adequado para o bom fluxo de trabalho. Imagine um colaborador sem trabalhar porque a internet contratada por ele oscila muito ou porque o seu computador está com defeito. Certamente, isso prejudicará sua produtividade e, consequentemente, da equipe.
Quebrar as metas
No regime de home office é preciso intensificar o acompanhamento dos vendedores, principalmente em relação às metas de vendas. Entretanto, metas muito agressivas tendem a desmotivar a equipe de vendas logo no início.
Por esse motivo, quebrar as metas em períodos menores pode ser uma boa solução para o engajamento. Em vez de estipular uma quantia de vendas ou de valor mensal para a equipe, divida-a em semanas, dias e vendedores.
Com uma meta individual diária, fica mais fácil visualizar o que será necessário fazer para atingi-la. Além disso, facilita o seu acompanhamento e permite ajustar as estratégias ao longo do período.
Faça Daily Meeting com a sua equipe de Vendas
O daily meeting nada mais é do que uma reunião diária de 15 minutos. O objetivo é repassar o que foi feito no dia anterior, quais foram as dificuldades e os acertos, e o que será feito hoje para atingir a meta. No trabalho remoto, essa reunião pode ser feita pelos aplicativos de videoconferência.
Utilize ferramentas para gerenciar equipe de venda remota
Para fazer home office, além de todos os equipamentos necessários que falamos, é preciso também ter ferramentas para o trabalho online. Esses aplicativos são úteis e acessíveis para fazer a gestão de vendas remotamente. Confira algumas.
Videochamada
Para as reuniões com a equipe ou com o cliente é necessário estabelecer ferramentas de videochamada que tenham boa qualidade. Nesse sentido, as seguintes se destacam: Zoom, Whereby, Elos e Google Meet.
CRM
Uma ferramenta muito importante para um time de vendas é o CRM (Customer Relationship Management). Não é à toa que a tradução da sigla significa Gestão de Relacionamento com o cliente.
Esse software ajuda a empresa a compreender melhor o seu cliente para satisfazê-lo e, assim, fidelizá-lo. Ele dispõe de um conjunto de estratégias, políticas e práticas que envolvem gestão, contato com o cliente e análise.Dessa forma é possível aumentar a produtividade e as vendas.
Ferramentas de comunicação no home office
O WhatsApp é um grande conhecido do público em geral. Hoje em dia, a maioria das pessoas utilizam o aplicativo para a comunicação. Para as vendas, a versão do WhatsApp Business apresenta algumas ferramentas muito úteis, como o catálogo de produtos, e informações sobre a entrega das mensagens. Não podemos nos esquecer do bom e velho email, que ainda é muito necessário.
Gestão da equipe
Para a gestão da rotina dos vendedores, existem algumas ferramentas que podem ser grandes aliadas, como Asana, Trello e próprio CRM. Elas ajudam a equipe a organizar e gerenciar a rotina do dia a dia, porém, vale lembrar que nenhuma ferramenta faz milagre, uma boa liderança e procedimentos claros é fundamental para aumentar a produtividade do seu time de vendas.
Compartilhamento de arquivos
O compartilhamento de arquivos é muito necessário no dia a dia de uma equipe de vendas. Como existem muitos documentos importantes e que precisam ser compartilhados e arquivados com segurança é fundamental escolher uma boa ferramenta, como o Google Drive e o Dropbox.
Não se esqueça da gestão de indicadores visual
O gerenciamento visual disponibiliza as informações de uma maneira mais acessível, com linguagem simples, facilitando o trabalho. Portanto, ajuda a ter melhores resultados na equipe de vendas.
Em home office, você pode utilizar o grupo de WhatsApp onde os vendedores devem compartilhar seus indicadores no período estabelecido. Há também ferramentas virtuais de quadro de gerenciamento visual online, como o Kanban Tool.
Entenda como liderar a equipe e manter os vendedores engajados
Uma das maiores preocupações dos gerentes de vendas em relação ao trabalho home office é manter o engajamento da equipe. Afinal de contas, esse sentimento é primordial para manter a produtividade e para o atingimento das metas. Mas como fazer isso?
A seguir, listamos algumas sugestões.
- faça reuniões semanais para atualizar os vendedores sobre os assuntos da empresa;
- proporcione momentos de interação entre os membros para não perder os laços, como um happy hour online;
- fique à disposição para as conversas particulares;
- organize campanhas de incentivos de vendas;
Como você pode conferir, é totalmente possível liderar uma equipe de vendas em home office, garantindo a produtividade e as vendas. Para isso é preciso contar com as estratégias e as ferramentas certas, inovando o processo comercial a fim de continuar com o crescimento da empresa.
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