Só quem tem um negócio sabe como é importante estabelecer a sua presença nas mídias sociais. Isso porque é por meio dessa ferramenta que uma empresa consegue se envolver com os atuais e potenciais clientes. Dessa maneira, a empresa passa a estar presente no dia a dia do público, construindo uma autoridade importante para alavancar os resultados.
Nas redes sociais há diferentes maneiras para atrair pessoas. As mídias sociais são uma das alternativas mais eficientes quando o assunto é construção da autoridade online. Por mais que você tenha que seguir as políticas da plataforma e esteja sujeito a mudanças sem aviso prévio, o seu público está lá. Neste caso, você precisa estar lá também, tendo cada vez mais relevância e autoridade no seu nicho.
A Importância do Tráfego Orgânico
Independente do seu nicho de atuação ou da maneira como você está desenvolvendo o seu trabalho na internet, a busca por gerar tráfego de forma orgânica é um grande desafio todos os dias. Nesse sentido, não podemos depender apenas desta fonte apesar de ser muito importante para otimizar as resultados do seu negócio.
O tráfego orgânico é obtido por meio dos buscadores, como Google e Youtube ou até pelas mídias sociais. Não dá para negar que um dos grandes benefícios de utilizar as mídias sociais, é a possibilidade encontrar pessoas que estão altamente engajadas com a sua empresa. Assim elas poderão divulgar o seu conteúdo, compartilhando, comentando, ou seja, aumentando o seu tráfego orgânico.
A partir do momento que você une todo o potencial das mídias sociais com anúncios, o seu tráfego começa a se tornar cada vez maior. Como resultado, conforme as pessoas entendem que você é uma pessoa que realmente sabe do que está falando e não quer apenas vender, você passa a ganhar mais autoridade. Em um determinado momento você terá tanta autoridade, que os seus gostos vão passar a influenciar os seus seguidores.
Personalize a Sua Mensagem Para Cada Canal
Cada rede social exige uma forma diferente para se comunicar com o público. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma que permite um tom mais divertido e descolado, você pode utilizá-lo para mostrar o dia a dia da empresa ou tirar as dúvidas dos seus clientes sobre assuntos relacionados à empresa. No entanto, se o assunto for o Linkedin é preciso ter cautela com o que será postado. É preciso ter um tom mais formal, pois é uma mídia que tem uma finalidade bem específica. Trabalhe de acordo com os parâmetros recomendados por cada uma das plataforma que for trabalhar, assim você irá obter os melhores resultados.
Se a sua empresa utiliza ferramentas para fazer integrações ou softwares de gerenciamento de perfis e publica a mesma coisa em todas as redes sociais. Tome cuidado. Isso faz com que o seu conteúdo perca potencial a depender da rede escolhida. Portanto, não deixe de fazer mensagens personalizadas para cada rede social. Leve sempre em consideração o público alvo de cada plataforma.
Produza Conteúdos de Qualidade Para as Suas Redes Sociais
Não adianta ter vários perfis nas redes sociais, se você não consegue dar conta de produzir conteúdos de qualidade e com frequência para todas as plataformas. Organize a sua equipe para criar uma estratégia de comunicação unificada, mas detalhando como será essa propagação em cada um dos canais.
Uma das práticas que mais ajuda no momento de definir a qualidade, a quantidade e até os formatos de conteúdo é fazer uma análise de concorrência. Comece fazendo testes para identificar o engajamento do seu público com cada formato de conteúdo. Caso a sua empresa ainda esteja no inicio e não tenha um responsável por fazer esse trabalho, comece trabalhando com duas a três postagens por semana. Vá otimizando ao longo do tempo e sinta a necessidade do seu público.
Comunique-se Com Sua Audiência, Seja Acessível
Não tem nada pior do que uma pessoa escrever sobre um assunto ou vender algum produto/serviço e depois não estar disponível para responder as dúvidas dos seus futuros clientes. Por isso, é de extrema importância tratar as redes sociais com muita responsabilidade e sempre lembrar que tem milhares de pessoas conectadas ali. Se você se dispôs a fazer uma página para solucionar problemas, não pode desonrar esse compromisso com o seu público. Por isso, esteja aberto para receber críticas, responder dúvidas, agradecer elogios e esteja sempre disposto a tornar a vida da outra pessoa melhor.
Procure desenvolver ações com o objetivo de gerar mais interação entre o cliente e a marca. Essa é uma boa estratégia para conseguir captar depoimentos de clientes que realizaram alguma compra com a sua empresa e mostrar uma prova social do seu produto ou serviço.
As Mídias Sociais são uma Forma de Fazer Propaganda Boca-a-Boca
Como todos nós sabemos as recomendações sempre tiveram um grande peso quando o assunto é decisão de compra. Hoje em dia, o consumidor, além de consultar pessoas próximas, também busca saber o que outros clientes estão falando sobre aquela marca ou produto. E onde ele busca essas informações? Na internet. Especialmente, nas mídias sociais. Dessa forma tratar bem os consumidores é de extrema importância para conseguir garantir o sucesso da sua empresa.
Lembre-se de que os comentários são públicos. Ou seja, se alguém reclamou da sua marca, outros potenciais clientes terão acesso a essa informação. Isso pode acabar comprometendo a reputação da sua marca. Nas mídias sociais os assuntos se espalham muito rápido, principalmente reclamações. Por isso, busque investir em um bom atendimento. Não se preocupe com o cliente somente no momento da venda, mas também saiba como está sendo a experiência dele.
Conclusão
Estar nas redes sociais exige uma série de responsabilidades e atenção. Tenha um bom planejamento para evitar erros que possam comprometer a reputação do seu negócio. Utilize a linguagem correta para cada mídia social e dê atenção aos seus seguidores.
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Até a próxima!