Como Utilizar o Youtube para Alavancar o Seu Negócio Digital

Youtube

Hoje em dia, o Youtube tornou-se uma excelente alternativa para os empreendedores digitais, visto que a plataforma ajuda a captar mais clientes e criar autoridade no seu nicho de atuação. Além de contar com milhões de usuários, é a segunda mídia social mais usada depois do Google. Sendo assim, quem consegue deixar os seus vídeos em uma boa posição tem grandes chances de vender mais e atrair mais seguidores.

Essa febre por produzir vídeos atingiu todos os tipos de público, de várias idades e segmentos. Já que essa é uma forma eficaz de conseguir transmitir uma mensagem, ensinar um passo a passo ou até mesmo divertir a audiência. A grande vantagem de migrar para esse meio, é o fato de não precisar de aparelhos sofisticados para criação dos vídeos. No começo você pode utilizar o seu celular e ficar em frente a uma janela que você vai conseguir ter uma boa imagem sem gastar muito dinheiro.

Se você ainda não pensou em utilizar o Youtube como estratégia para alavancar o seu negócio digital, chegou o momento de começar a considerar essa opção. Afinal, oito a cada dez usuários acessam a internet e 52% dessas pessoas realizam alguma ação depois de assistir algum vídeo.

Por Que Investir no Youtube?

Um bom motivo de investir nessa plataforma já começa pelo número de usuários. O Youtube tem mais de um bilhão de usuários, o que representa uma parte muito grande da população. A partir disso, as chances dos seus consumidores fazerem parte dessa mídia são grandes. Como já falamos várias vezes por aqui, estar onde o seu público está é uma das estratégias de marketing digital.

Além disso, ter um canal no Youtube é de graça. Você não precisa se preocupar em pagar nada, o que torna essa opção mais barata que as propagandas de televisão, por exemplo. Outro ponto positivo é poder anunciar de forma simples. Você só precisa ter um vídeo para fazer o anúncio e só vai pagar quando alguém visualizar o seu conteúdo.

por onde começar

Por Onde Começar no Youtube?

Assim como em qualquer mídia social é necessário pensar no conteúdo que vai ser publicado para a sua audiência. Não adianta você querer postar qualquer coisa achando que vai ter milhares de visualizações da noite para o dia. Investir em um conteúdo de qualidade faz toda a diferença, principalmente se formos comparar a quantidade de materiais novos que surgem a cada instante nessa plataforma. Pense nos conteúdos de acordo com cada plataforma.

Muitas vezes, um conteúdo que você postou no Instagram não vai ter o mesmo engajamento se for publicado no Youtube. Lembre-se de que com o comum os usuários já estão acostumados. Mas e você o que tem de novo para apresentar? Qual o seu maior diferencial?  Evite postar vídeos com o formato televisivo, na internet a propaganda ocorre de maneira mais leve e não escancarada como os comerciais da TV.

Não Vá Com Muita Sede Ao Pote

Além disso, é importante que você saiba que um único vídeo não vai trazer os resultados que você está buscando. É necessário pensar em uma estratégia contínua ou pelo menos uma série de vídeos. Pode ser uma série de um mês, dois ou três. Mas não deixe para planejar o que vai ser dito no vídeo no dia da gravação. Os primeiros minutos do vídeo são fundamentais e vão determinar se a pessoa vai continuar assistindo ou vai fechar a aba. Também tome cuidado com os vídeos muito longos. Alguns usuários acabam desistindo no meio do caminho.

Por fim, não se esqueça de verificar as regras e termos de uso para não correr o risco de ter um vídeo com bom engajamento retirado do ar.

periodicidade

Tenha Periodicidade nas Publicações     

Publicar frequentemente é fundamental se você deseja ter um canal popular no Youtube. Nesse caso, podemos comparar a mesma lógica de um programa de televisão, visto que é preciso ter uma programação periódica de conteúdo. No caso do Youtube muitas pessoas conseguem ter sucesso publicando todos os dias, já outras conseguem apenas com vídeos semanalmente. No entanto, o mais importante de tudo isso, é ter uma rotina de publicação, não importa se vai ser quinzenal, semanal, três vezes na semana ou todos os dias. Vai ser essa rotina que vai fazer com que você tenha seguidores fiéis e aumente a sua credibilidade e a visibilidade do seu canal.

Fazer Parcerias no Youtube Ajuda Aumentar o Seu Engajamento

Já parou para pensar que existem outros canais para negócios que completam o seu? E que eles podem trazer uma nova audiência para os seus vídeos? Dessa forma, se você tem um canal sobre casamento, é bem provável que a sua audiência também tenha interesse em acompanhar um canal que fala sobre dicas de maquiagem e vice-versa. Essa colaboração pode ser muito positiva para atrair novos seguidores.

Por isso, se você conhece outros Youtubers entre em contato e proponha uma parceria. Se você ainda não conhece, não tem problema, deixe a vergonha de lado. Faça um texto bem atrativo e convide a outra pessoa para participar do seu canal. Não importa qual vai ser o formato do vídeo. O mais importante é que o seu canal seja mencionado para um novo público.

Formas Para Fazer Parcerias
  • Gravar uma ligação de Skype entre você e o outro empreendedor;
  • Gravar um vídeo com a presença do convidado presencialmente;
  • Gravar um vídeo e mencionar o outro canal durante a gravação;
Teste Diversos Formatos de Vídeos

Já parou para analisar como o mesmo canal de televisão tem diferentes formatos? Mesmo quando ele é focado em um determinado nicho, como jornalismo e esportes, ele apresenta uma grande variedade de estilos e formatos. No Youtube, a lógica é a mesma. Altere as suas publicações entre conteúdos mais sérios e engraçados. Também aposte em vídeos mais curtos e com dicas bem objetivas. Vídeos longos em alguns momentos são bem-vindos e podem funcionar como uma aula.

No artigo de hoje falamos sobre como utilizar o Youtube de maneira mais eficaz para alavancar o seu negócio digital. Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima.

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