Chatbots: O Que São e Como Utilizá-los na Sua Empresa

chatbots

A troca de informações entre uma empresa e o consumidor está ficando cada vez mais modernizada. Principalmente nos últimos anos por conta das redes sociais. Novas ferramentas e aplicativos de mensagem surgem a todo momento em busca de facilitar e otimizar a interação entre pessoas do mundo todo. E não, não estou falando do WhatsApp. Embora ele já tenha se consolidado há algum tempo, o assunto de hoje são os chatbots. Ao contrário de antigamente onde a Siri (da Apple) e o assistente do Google eram os únicos robôs que davam para carregar no bolso. Hoje, o mercado está se inovando e buscando formas de deixar o processo de troca de informações ainda mais simples.

Desta forma, os ChatBots nada mais são do que robôs que foram desenvolvidos por meio de softwares de comunicação automatizada. A partir disso, podem ser caracterizados como simples ou complexos. No caso dos mais básicos, eles contam com automatizações, fornecendo respostas e opções de alguns serviços para os clientes. Além disso, também podem ajudar a solucionar dúvidas e realizar ações de maneira mais rápida e eficaz.

Em contrapartida, as opções mais modernas tem recurso de inteligência artificial. A partir disso, eles conseguem aprender por meio de exemplos de atendimento e transmitir informações mais complexas sobre os produtos e serviços de uma determinada empresa.

O grande ponto positivo de utilizar essas ferramentas, é que a partir do momento em que é fornecido as informações necessárias. Os chatbots vão conseguindo aprender novas formas de interações e começam a atualizar-se automaticamente.

messenger

Onde Estão os Chatbots?

Embora muitos serviços de mensagem já tenham se abrido para integrações com chatbots. O principal deles e a onde a maioria dos bots estão, ainda é no Messenger, do Facebook. Isso ocorre porque tem uma grande facilidade de integrar essa estratégia a uma fan page. Além do fato, da rede social contar mais de um bilhão de usuários.

Outro aplicativo que já conta com essa função e oferece várias opções de criação de bots é o Telegram que ficou conhecido quando o WhatsApp ficou bloqueado no Brasil. Embora, não haja relatos de bots sendo utilizados para relacionamento dentro da ferramenta, a sua loja de bots é bem extensa.

Conheça os Tipos de ChatBots
ChatBots Otimizadores

Grande parte dos bots são vistos como otimizadores, pois tem a função de solucionar dúvidas de forma mais eficiente do que os aplicativos e sites já fazem. Desta forma, o principal objetivo dessa ferramenta é fazer com que comprar, viajar ou obter atendimento seja mais simples do que ter que entrar em um website. Entretanto, ao utilizar os chatbots é importante ter uma estratégia muito bem estruturada. Caso ao contrário, ele poderá ser visto como um enfeite pelos usuários.

Hoje em dia, empresas como Domino’s Pizza utilizam essa funcionalidade para facilitar os pedidos dos seus clientes pelo Messenger do Facebook. O StarBucks também fez o mesmo, no entanto, a grande diferença fica por conta de conseguir fazer pedidos customizados. A partir disso, a ferramenta utiliza mensagens de voz em dispositivos que contam com a assistente virtual Alexa.

Chatbots proativos

Neste caso, os bots proativos são especialistas em fornecer informações certas em momentos apropriados. Dessa forma, eles não irritam o consumidor com notificações desnecessárias, sendo extremamente úteis para o uso mais limitado, Além disso, esse é um dos formatos mais fáceis de serem desenvolvidos pelas empresas.

O mais interessante de utilizar esse tipo de bot é que ele age silenciosamente identificando todos os lugares que você frequenta com seu smartphone e em seguida envie mensagens de texto sobre lugares semelhantes aos que você já frequenta nas proximidades.

ChatBots Sociais

Esse tipo de bot foi desenvolvido para realizar alguma tarefa mais específica. A partir disso, eles se diferenciam dos outros, pois são capazes de construir o poder das multidões por meio de características únicas das plataformas de mensagens na execução de suas tarefas.

Embora, esse formato pareça ser mais limitado, eles não são. Imagine que a sua empresa deseja começar uma estratégia de crowsourcing para decidir o novo prato principal do restaurante. O Tinder Stacks seria uma ótima opção para apresentar as opções aos clientes e contabilizar os votos dos usuários. São por meio desses conteúdos que será possível ter um alto potencial de engajamento, que fará toda a diferença.

Chatbots escudo

Neste caso, os bots escudo vão ajudar os usuários a evitarem experiências negativas com uma determinada empresa. Todos nós sabemos que existem alguns momentos que precisamos lidar com situações mais complicadas e acabamos recorrendo a um call center. Entretanto, na maioria das vezes, eles têm um atendimento demorado, o que acaba deixando o cliente insatisfeito. A partir disso, ao adaptar o seu negócio ao chatbot escudo, o suporte técnico vai deixar de lado a ajuda do ser humano e transformar o atendimento com o cliente em algo mais ágil e direto ao ponto.

Chatbots Conversacionais

Esse tipo de bot foi um dos primeiros a surgirem no mercado e foi desenvolvido justamente com o objetivo de conversar com os usuários. Não importa se é apenas para passar o tempo ou se engajar com alguma marca. No Brasil, um dos mais conhecidos nessa categoria é o famoso Robô Ed.

Embora essa ideia seja parecida com um teste Turing. De acordo com pesquisas, a indústria descobriu que os usuários não se importam de conversar com uma máquina. Em alguns casos, as pessoas chegam a contar até segredo para eles.

Possibilidades que os ChatBots Fornecem a Uma Empresa
  • Otimização do processo de atendimento ao cliente;
  • Melhor relacionamento com leads e clientes;
  • Compartilhamento de informações entre a equipe;
  • Para falar com os usuários onde eles estão;
  • Automatizar as vendas;
  • Qualificação de bases de Dados e CRM;

No artigo de hoje, falamos sobre os chatbots e como eles podem ajudar na interação entre a sua empresa e os consumidores dos seus produtos e serviços. Também apresentamos algumas situações que eles poderão ser implementados dentro da sua empresa.

Se você ainda ficou com alguma dúvida em relação a esse tema. Deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima.

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