Como o CRM Pode Aumentar os Resultados da Sua Empresa

ferramenta crm

Um dos grandes desafios das pequenas empresas é se comunicar corretamente com os contatos gerados pelo marketing. Uma boa comunicação ajuda a aumentar o número de clientes na carteira, sendo possível reter e fidelizar. Para isso, é necessário que os departamentos de vendas e marketing atuem juntos focando no crescimento sustentável de uma empresa. Uma das ferramentas mais utilizadas para facilitar esse trabalho é o CRM.

O Que é o CRM?

O Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Cliente) conhecido como CRM está relacionado a um grupo de estratégias de negócio e tecnologias que estão focadas no consumidor final, ou seja, o cliente. Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande, o CRM pode ser utilizado como aliado para gerenciar e analisar como os seus clientes estão interagindo.

Além disso, é possível antecipar suas necessidades e desejos, otimizando a rentabilidade e aumentando as vendas. Também proporciona mais assertividade em relação às campanhas de captação de novos clientes. Você pode ter diferentes perfis de clientes e a mesma comunicação não vai funcionar para a todos eles. O CRM permite que você conheça melhor cada perfil e prepare estratégias de marketing e vendas específicas.

clientes

Por que essa Ferramenta é Importante Para a Sua Empresa?

Em uma empresa é fundamental inserir uma ferramenta que possa auxiliar na gestão de relacionamento com o cliente. Assim, a empresa consegue elaborar estratégias mais assertivas para o seu público. E não é só isso, o CRM ajuda a encontrar a localização exata dos melhores clientes, datas de aniversários, faixa etária, sexo e ainda gera uma infinidade de relatórios que podem ajudar nas suas estratégias.

Como Funciona Um Sistema de CRM?

Funil de Vendas: Você poderá acompanhar os momentos de decisão de compra de um possível cliente. Desde o instante em que ele entra no seu site até a hora que ele insere os dados para finalizar a compra. Entender essa etapa permite que você possa automatizar as ações e o seu tempo;

Automação de Processos: Para as empresas, quanto mais automatizadas e assertivas forem as tarefas melhor será. Isso porque as ações manuais como geração de listas de ligação para o Call Center, direcionamentos de clientes para o setor responsável, envios de e-mails automáticos para determinadas pessoas em momentos certos podem ser programadas de acordo com o trabalho de cada empresa.

Integração com as Redes Sociais: Já pensou em poder captar as informações de um possível cliente por meio das contas que eles têm nas redes sociais? Nessa ferramenta dá para facilitar e agilizar esse processo que poderia demorar horas e dias para ser realizado manualmente.

Ajuda a controlar as Oportunidades: Com esse detalhamento e visão dos dados você pode controlar qual é o comportamento de cada cliente e como surgem as oportunidades. Você terá um histórico completo de valores e negociações.

Crie Relatórios: As informações que são extraídas do CRM podem ser utilizadas para compreender como está o trabalho do departamento de vendas e marketing, ajudando a criar estratégias mais eficazes para otimizar as tarefas.

Colaborar: Permite que um departamento e outros setores da empresa realizem tarefas por meio da ferramenta. Desta forma, o CRM permite que diferentes pessoas editem as informações sobre os clientes ou contratos. Outra função que está disponível é a delegação das tarefas eletrônicas.

Além desses recursos é possível incluir informações como listagem de contatos realizados por data, o histórico financeiro de cada cliente, pendências com a empresa, os itens e quantidades que ele costuma comprar, os preços e descontos praticado. Isso torna essa ferramenta ainda mais essencial para conseguir ter um bom relacionamento com o seu cliente.

trabalho em equipe

Como Utilizar o CRM na Minha Empresa?

Uma boa forma de utilizar o CRM é a partir da análise de perfis dos clientes em geral. Com isso, você passa a entender melhor quem é o seu consumidor e pode direcionar as estratégias de marketing de acordo com as necessidades que foram encontradas. Como todos nós sabemos, nem todos os clientes têm as mesmas características e preferências de produtos e serviços, principalmente se a sua empresa oferece uma grande diversificação. Conhecer as preferências de cada um ajuda a criar grupos segmentados de acordo com as necessidades do cliente.

Mandar mensagens com algo genérico para todo mundo, pode causar o efeito contrário do que você deseja. Desta forma, procure enviar mensagens bem direcionadas, para que assim seja possível alcançar resultados superiores. Faça uma pesquisa para conhecer quais são os melhores meios para se comunicar com o cliente. Seja para  fazer divulgações ou apenas para manter o relacionamento. Se o seu público-alvo não usa o Instagram não adianta fazer publicação nesta rede, pois os resultados vão estar sempre abaixo do que é esperado.

A implementação do CRM em uma pequena empresa é um dos passos mais importantes e difíceis de serem realizado. Essa é uma tarefa trabalhosa, pois todas as informações precisam ser inseridas na ferramenta. Além disso, será necessário que os funcionários aprendam a utilizar o CRM junto com as outras atividades que já realizam. Mas o benefício de utilizar essa ferramenta é bem maior do que as dificuldades.

Como Saber se a Empresa Precisa de um CRM?

Algumas empresas acreditam que o CRM é só para grandes empresas, por isso, separamos algumas sinais que indicam que a sua empresa tem necessidade de obter essa ferramenta. Confira:

  • Equipes que trabalham juntas, mesmo quando de fato não estão juntas;
  • A sua equipe de vendas está viajando com grande frequência;
  • Tem dificuldade para encontrar rapidamente os dados de um cliente para tomar uma decisão imediata;
  • As negociações passaram a ser despercebidas, pois o gerenciamento ocorre por meio de planilhas e cadernos;
  • Tem aplicativos que tem o nome de CRM, porém, estão desconectados do banco de dados ou do sistema de registro;
  • A empresa passou a crescer mais do que você imaginava;
  • Não tem um bom atendimento e passou a perder clientes por causa de problemas com serviços;
  • O responsável pela empresa ou o departamento de TI está com muitos serviços com solicitações de manutenção.

Conclusão

No artigo de hoje falamos sobre a importância de acompanhar a evolução da sua empresa, dos negócios e dos clientes. Desta forma, mostramos que essa atitude precisa acontecer frequentemente para melhorar os resultados. A melhor ferramenta para ser utilizada nesse trabalho é o CRM que permite inserir dados dos clientes, acompanhar o momento exato da compra de cada consumidor, automatizar processos, fazer integração com as redes sociais. São uma série de vantagens que ajudam a sua empresa otimizar tempo.

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Até a próxima.

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