O ensino a distância é realidade há muito tempo. Afinal, quem nunca assistiu a um episódio de Telecurso 2000? Entretanto, não podemos negar que essa modalidade vem ganhando ainda mais destaque nos últimos anos com a inclusão das aulas online.
A Hotmart, uma plataforma onde produtores de conteúdo vendem seus produtos digitais, é um grande exemplo disso — a empresa cresceu 80% em 2019. Dessa maneira, podemos dizer que os cursos online oferecem muitas oportunidades de vendas. Quer saber como alavancar o seu faturamento no EAD?
Então continue a leitura, pois, neste post, trazemos dicas incríveis para você vender muito mais. Confira!
1. Elabore um plano de marketing
O marketing é algo fundamental para qualquer empresa. Afinal de contas, o seu objetivo é atrair e converter novos clientes por meio de estratégias e ferramentas. Embora não seja um bicho de sete cabeças, é preciso ter um bom plano para obter o sucesso.
O planejamento deve conter o passo a passo do que a empresa fará para captar os alunos e inseri-los na jornada de compras. Você sabe quais são essas etapas? Veja!
- traçar o objetivo;
- estabelecer o público-alvo;
- criar a jornada de compra;
- organizar o mix de marketing;
- elaborar o plano de ação;
- montar o cronograma.
2. Invista no marketing digital
Se o ensino a distância trata-se de um produto digital, nada mais justo que o marketing do curso online também ser digital, não é mesmo? Para você ter uma ideia, a projeção é que a modalidade atinja um investimento de mais de 120 bilhões de dólares em 2021 somente nos Estados Unidos.
Neste parágrafo, vamos estruturar as inúmeras possibilidades de atuação do marketing digital. No entanto, algumas ações são consideradas melhores para obter melhores resultados, como:
- oferecer conteúdo de relevância para a persona em um blog corporativo, por exemplo;
- criar e produzir conteúdo para as redes sociais, como Instagram e Facebook, afim de manter um relacionamento mais próximo com os clientes em potencial e desenvolver maior autoridade e credibilidade para a marca;
- usar ferramentas de anúncios pagos, como o Google AdWords.
3. Aposte em parcerias e relacionamento
As parcerias com produtores de conteúdo que exercem influência sobre o público-alvo se chama marketing de influência, e isso pode ser muito vantajoso para vender mais no ensino a distância.
As pessoas têm tendência de adquirir produtos recomendados por outras em quem elas confiam. Apostar na parceria certa faz com que a marca alcance o nicho da confiança interpessoal, algo difícil de alcançar com outro tipo de publicidade.
Esse tipo de relacionamento é muito valioso e pode alavancar e venders mais no ensino a distância. Mas lembre-se: na hora de buscar parcerias, não considere o número de seguidores, mas sim a interação deles. Olhe as métricas de visualização de stories, de comentários, de respostas em enquetes etc.
Além disso, escolha pessoas que tenham a ver com a sua marca. Assim, você garante que a publicidade está alcançando a sua persona e que a parceria será frutífera.
4. Ofereça presente
Quem não adora um presentinho? Pode até parecer estranho dar produtos gratuitos quando, na verdade, a intenção é vender. Contudo, essa estratégia funciona bem para alimentar a base de dados e conhecer melhor a persona.
Isso acontece porque você consegue obter informações importantes para o direcionamento das ações de marketing e, consequentemente, aumentar as vendas. Esse presente pode ser um e-book, um webinar exclusivo, uma planilha ou, até mesmo, um minicurso online.
Dessa maneira, além de captação de leads, você agrega valor à sua empresa e pode conquistar a confiança do público.
5. Tenha um bom atendimento
Em primeiro lugar, você pode ter um produto incrível e um marketing excepcional, mas se não tiver um bom atendimento ao cliente, todo o esforço será colocado por água abaixo.
Portanto, independentemente de qual seja o produto, online ou offline, essa etapa é imprescindível para a conversão.
O cliente pode estar com o cartão de crédito na mão para efetuar a compra, mas há chances de desistir se for mal atendido. No ensino a distância, isso é ainda mais aparente.
Dessa maneira , se o cliente deseja fazer um curso, mas a empresa não consegue passar as informações de maneira objetiva e clara, além de ter uma dificuldade de comunicação, provavelmente buscará outra marca, concorda?
Sendo assim, além de investir em oferecer um curso de excelência e em um bom marketing, não deixe de garantir um ótimo atendimento para os clientes.
6. Mostre quem você é
Você já percebeu que até mesmo grandes empresas apostam na humanização da marca?
Um bom exemplo é a Magazine Luiza, que tem a Lu como uma assistente virtual. Isso ajuda a estreitar o relacionamento com a marca.
Certamente no mercado de cursos online, isso se torna tão importante, que deixa de ser um diferencial para ser imprescindível. Mostrar quem você é faz com que o público tenha confiança no seu curso. Afinal de contas, ele quer saber quem é a pessoa que diz ter tanto conhecimento para passar.
Para isso, você pode incluir uma biografia e um vídeo falando mais sobre você na página de venda do seu curso. Lembra quando falamos em criar perfis nas redes sociais? Eles também ajudam nessa questão, atingindo mais pessoas que se identificam com você e que precisam da solução do seu produto digital, aumentando a conversão em vendas.
7. Gere senso de urgência
Quando você quer muito alguma coisa e sabe que é uma edição limitada e um estoque baixo, é bem provável que adquira rapidamente para não perder a oportunidade de ter o objeto de desejo, não é verdade?
Esse senso de urgência é uma ótima maneira para vender mais. Por isso, ao vender o seu produto, opte por deixar o carrinho aberto por apenas alguns dias e deixar isso bem claro para os clientes.
Dessa forma, eles entendem que é uma oportunidade única e que deve ser aproveitada agora mesmo! O ensino a distância ganha cada vez mais destaque e é um ótimo setor para investir. Por esse motivo, é preciso apostar em boas estratégias, como as que você acabou de conferir, para criar uma mecânica de vendas eficiente.
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