Email Marketing: Como Vender Para Uma Lista Pequena

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Se você está entrando para o mundo digital ou já entrou a algum tempo, já sabe que é necessário ter alguma ferramenta de automação de marketing ou email marketing, pois essa representa um papel fundamental quando o assunto é converter leads em clientes e na construção do relacionamento com eles. Desta forma, se a sua empresa ainda não está capturando emails para a sua lista, você pode estar deixando dinheiro na mesa.

Por Que Devo Investir no Email Marketing?

  • 92% dos usuários da internet tem pelo menos uma conta de email.
  • 72% dos usuários chegam a checar a sua caixa de entrada de email seis vezes ou mais no dia.
  • Existem cerca de três bilhões de contas de emails criadas. O número é três vezes maior ao número de contas do Facebook e Twitter combinadas.
  • Se formos falar em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam o email contra apenas 3% das redes sociais.
  • Estudos comprovam que o email marketing ainda é o melhor tipo de campanha com custo-benefício.
  • Você tem mais chances de conseguir levar a sua audiência para onde desejar, seja para o site ou redes sociais.

Mas Por Que Preciso Ter uma Lista de Emails?

A lista de emails é fundamental para que você tenha maior controle sobre os seu relacionamento com os clientes e futuros clientes. Além de conseguir interagir com os usuários, é possível ter conversões melhores e obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados. Se em algum momento você utilizou as redes sociais e o email marketing juntos, já deve ter percebido a diferença entre a taxa de conversão dos dois.

O Campo é Meu a Bola é Minha

As redes sociais são muito importantes para manter o seu relacionamento, mas ao mesmo tempo você está sujeito as regras de cada plataforma. E elas podem ser modificadas de forma unilateral, sem que você tenha qualquer controle sobre isso. Por isso, basear a sua estratégia de vendas apenas nas redes sociais pode influenciar os seus resultados negativamente. Com o email marketing você pode fazer a gestão da sua lista e ter um funil de vendas que pode ser ajustado de acordo com as necessidades da sua empresa.

O Título é a Parte Mais Importante do Email

Você já parou para pensar no tanto de emails que as pessoas podem receber em um único dia? Por isso, o primeiro passo é fazer o usuário se interessar em abrir a sua mensagem. Nesse caso um título impactante e que chame a atenção é imprescindível. Além de trabalhar com os benefícios que os produtos podem trazer, coloque-se a disposição como alguém que está querendo ajudar. Se a empresa vende uma televisão, em hipótese alguma ela deve utilizar esse título no email “compre uma TV”. Mas sim, assista a um jogo praticamente dentro do estádio. Primeiro você mostra os benefícios, depois explica como a pessoa vai ter aquilo.

Vale lembrar que o título precisa estar ligado ao tipo de conteúdo que está no corpo do email. Não adianta fazer algo muito apelativo e sem relação com o que está sendo vendido. Isso apenas prejudicará o seu negócio.

Segmente os Envios do Email Marketing

Em uma base de emails é possível encontrar diferentes tipos de públicos. Por isso, é importante segmentar os envios apenas para as pessoas mais relevantes e assertivas. Isso faz parte da construção do seu funil de vendas. Caso ao contrário o seu email não terá uma boa qualidade e vai te decepcionar nos resultados. Para facilitar esse trabalho, a sua empresa pode utilizar plataformas para a automação de marketing. Permitindo a segmentação dos seus envios de forma automatizada de acordo com os interesses e comportamentos de cada lead.

Não Trate o Seu Lead Como Qualquer Pessoa

Independente de qual for à comunicação utilizada você sempre estará se comunicando com pessoas, por isso, não existe nada melhor do que fazer essa comunicação de forma mais pessoal e humanizada. Embora, muitas empresas deixem de lado esse aspecto, é fundamental a personalização de emails para que o envio tenha sucesso. Ao invés de usar o logotipo da organização, prefira utilizar o nome de algum funcionário. Ainda mais quando falamos de vender para uma pequena lista, o seu relacionamento com ela deve ser bem forte.

Não Transforme o Seu Email Marketing em Uma única Imagem

É comum encontrar organizações que colocam apenas uma imagem e mandam para o destinatário. O problema de fazer isso é que as plataformas bloqueiam as imagens do email automaticamente até que o usuário aceite a exibição. Desta forma, vai ficar ainda mais difícil chamar atenção do seu lead, ele não vai saber do que se trata. Não dá para negar que um email com imagem fica mais atrativo e visual, porém é importante que essas imagens estejam automatizadas e distribuídas entre os textos. Além disso, evite colocar imagens muito pesadas, pois os usuários não têm tempo e paciência para esperar ela carregar. Consequentemente isso poderá fazê-lo desistir de visualizar o seu email.

Realize Testes A/B

Outra forma de conseguir aumentar as sua taxa de conversão com o email marketing é utilizar o teste A/B. Com base em estatísticas é possível analisar qual título e cor convertem melhor, deixando claro qual é a melhor opção. Essa ferramenta faz com que seja enviado o mesmo email para uma pequena porcentagem da base com duas variações diferentes. Depois é entregue um relatório, dizendo qual das alternativas foi mais eficaz, garantindo, assim, um melhor retorno. A grande vantagem de utilizar essa técnica é conhecer mais profundamente o seu público e isso é incrível.

Não Envie Emails Exageradamente

Saber a quantidade adequada é fundamental nessa estratégia. Ninguém gosta de olhar para a sua caixa de entrada e se deparar com milhares de emails de uma única pessoa, isso pode causar irritação no seu público. Entretanto, quando uma empresa decide fazer envios muito espaçados ela poderá ser esquecida com mais facilidade e as possibilidades de retorno se tornam bem mais inferiores. Tenha um equilíbrio quando for utilizar o email marketing.

Construa Uma Relação Com os Leads

Se o seu foco for vender, você sempre será visto como mais uma empresa vendedora. Desta forma, é preciso criar um vínculo com o cliente, passando confiança e mostrando que a empresa está ali para ajudar e não para oferecer um produto ou serviço apenas. Criar um relacionamento sério e duradouro é uma das chaves para que a sua venda seja feita de forma mais fácil sem levar em consideração o preço. É possível criar esse vínculo utilizando o marketing de conteúdo, pois você consegue identificar os melhores conteúdos para oferecer de acordo com o comportamento do seu público.

Esse relacionamento é fundamental para qualquer negócio, seja online ou offline. Para os negócios que ainda estão no começo e tem uma lista pequena, o relacionamento é ainda mais importante. Mantendo uma relação boa com os seus leads, eles terão mais chance de virar seus clientes e assim, a sua taxa de conversão será maior. Isso é fundamental para quem tem uma lista pequena. Não adianta nada você ter uma lista enorme, sem ela estar engajada.

Utilize Essa Inteligência a Favor do Seu Negócio

A automação de marketing é importante para o crescimento do seu negócio digital. Não é apenas o email marketing, mas toda a automação e inteligência de vendas por trás dele. Através de algumas ferramentas você pode ter um detalhamento incrível do comportamento do usuário, podendo aperfeiçoar toda a sua comunicação e como consequência, aumentar as vendas.

No artigo de hoje comentamos sobre como o email marketing influência nos resultados das suas vendas. E a sua empresa já utiliza essa estratégia? Se ainda ficou alguma dúvida sobre esse assunto entre em contato conosco ou deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima

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