4 Técnicas Simples de SEO Para Divulgar Seu Produto Digital

Ao entrar no mundo digital, muitas empresas e empreendedores passam a acreditar que é só produzir um conteúdo e clicar o botão publicar que isso já irá torná-las populares e conhecidas na internet. Mas não é bem assim que acontece. Um negócio online é um negócio, portanto, precisa de dedicação e consistência para alcançar resultados extraordinários. Se você quer que seu negócio ganhe visibilidade na internet,  é importante conhecer as principais técnicas de SEO. Se você adequar seus conteúdos ao SEO, o Google conseguirá identificar que a sua página é relevante e está adequada as necessidades dos usuários.

Mas não pense que isso irá acontecer da noite para o dia, pode demorar meses para conseguir colocar o seu site na primeira página. Isso porque depende muito das palavras chaves que foram escolhidas e do seu conteúdo. Além disso, essa técnica exige muita paciência, pois os ajustes são minuciosos e deverão ser feitos diariamente.

Conteúdo de Qualidade e Relevante

É muito comum encontrar sites que desejam ficar na primeira página do Google, mas será que eles estão fazendo um conteúdo de qualidade e que estão respondendo a todas as dúvidas dos leitores? O Google leva em consideração o tempo que o usuário fica dentro de um site, pois os mecanismos entendem que aquele conteúdo é relevante e por isso, vai mostrar para mais pessoas. Como consequência o seu site vai ficando cada vez mais próximo das primeiras páginas.

Um conteúdo bem elaborado consegue gerar mais links, compartilhamentos e cliques, tendo um enorme valor. O Google entende que o seu site ou blog merece estar bem posicionado nas buscas. Por isso, preste atenção nos conteúdos que você já produziu, pois eles podem estar recebendo uma boa quantidade de visitas e se destacando em relação aos outros.

Dessa forma, a atualização dos conteúdos que já existem é uma grande possibilidade para conseguir expandir e aprofundar o seu alcance. Não aumente apenas o tamanho do artigo, isso faz com que os usuários se sintam enganados e a taxa de rejeição da página aumente. Se preocupe em criar um conteúdo de valor para os usuários.

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Utilize Palavras-Chaves

Muitas pessoas que criam conteúdo acabam não dando tanta importância para as palavras chaves. Porém, é muito importante criar os artigos com base nos planejadores de palavras-chaves. O próprio Google disponibiliza ferramentas que vão te ajudar como o Keyword Planner, Display Planner e o Google Trends. Depois de buscar as palavras-chaves que geram maior tráfego orgânico ou de tráfego médio-baixo você poderá criar um calendário editorial para produzir conteúdos com base nesses temas ao longo do tempo. Para que você já comece construindo seu artigo de forma otimizada, siga os passos abaixo:

As Palavras Chaves Devem ficar nos Títulos e Subtítulos

As palavras-chaves também devem ser utilizadas ao longo do texto, principalmente, nos subtítulos. Isso porque eles servem de reforço para que sejam detectados quais termos do seu conteúdo vão ser indexados nos mecanismos. Ou seja, quais são as palavras-chaves que você deseja ranquear em seu artigo? Dessa forma, para aumentar a relevância utilize esses termos nos títulos e subtítulos e ainda no decorrer do texto. A densidade dessas palavras deverá ficar entre 3% e 5%, mais do que isso, pode sugerir que o seu site esteja mostrando técnicas artificiais para enganar os mecanismos de busca, como consequência você poderá ser punido.

Tenha uma Meta Descrição Persuasiva

A meta descrição é um breve resumo que fica abaixo do título quando pesquisamos algum assunto no Google. É como se fosse uma vitrine do seu conteúdo ou site. Se você escreve algo que não chama atenção do usuário ou que não vai responder as dúvidas deles, consequentemente, ele não irá entrar no seu site.

Para tornar uma meta descrição mais atrativa, ela deve conter:
  • As metas descrições podem ser escritas em apenas 156 caracteres. Dessa forma, seja objetivo e escreva apenas o que é importante ser dito nessa pequena descrição;
  • Utilize palavras-chaves que estão no conteúdo no artigo;
  • Não repita as metas descrições para outra página, mesmo que o conteúdo seja parecido;
  • Foque em produzir os textos, isso ajuda você a ser mais cauteloso, do que quando se aposta em textos automatizados.
Plugin Yoast SEO

Para facilitar o seu trabalho, você poderá utilizar alguns plugins, como o Yoast SEO. Ele te ajuda a fazer toda a configuração do SEO que o seu site precisa. Dessa forma, cada artigo que você produzir terá uma avaliação completa, mostrando uma lista do que está correto e do que precisa melhorar, para que o seu conteúdo fique mais otimizado aos mecanismos de busca.

Link Building

O link building é uma estratégia utilizada para conseguir links de uma página ou de um site. A partir disso, é possível ter mais relevância na web e nos mecanismos de busca, pois um dos principais critérios para um site estar em uma boa posição é a quantidade de links que ele recebe, demonstrando reputação e autoridade. Há diversas formas para conseguir links, você pode fazer parcerias com outros blog ou sites, por exemplo. Tome cuidado com estratégias que ao invés de ajudar podem atrapalhar o posicionamento do seu site, como fazer spam nos comentários de outros sites.

Para realizar essa estratégia, é necessário publicar um conteúdo de qualidade. Assim, o seu artigo será visto por outros sites e blogs que pretendem dar a sua opinião sobre o assunto e vão utilizar à sua página como referência.

Links Internos e Externos

Um link pode ser interno ou externo. No caso do interno a ligação entre as páginas ocorre dentro de um mesmo site. Ajudando a guiar a navegação do usuário. Já os links externos são os que apontam para fora do seu site. Sendo um fator essencial para esse trabalho. Pois, determina a relevância do posicionamento.

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Benefícios da Estratégia de SEO
  • Faz com que seus potenciais clientes te encontrem com mais facilidade na internet;
  • Se o conteúdo for de qualidade as visitas em seu site irão aumentar, atraindo mais potenciais clientes;
  • As páginas passam a ser frequentemente indexadas;
  • Ajuda a tornar a marca do site conhecida;
  • Promove um bom relacionamento entre a empresa e potenciais clientes;
  • Colabora no posicionamento do site nas páginas de busca e aumenta o número de visitas.

As estratégias de SEO podem ser bem complexas. Mas com estudo e prática você pode trazer resultados muito positivos para o seu site.  O meu conselho é que você comece com as estratégias básicas e depois vá implementando aos poucos as estratégias mais complexas, mensurando os resultados. Ainda ficou com dúvidas sobre esse assunto? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

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