Sabe aquele consumidor que demonstra um real interesse pelo que a sua empresa oferece?
Esse é o Lead, chamado também de potencial cliente. Mas ele só se torna um lead seu, quando o mesmo permite que você acesse informações pessoais como: nome, endereço de e-mail, localidade, ou seja, quaisquer dados que te possibilite manter um relacionamento com ele.
A geração de leads é o início da estratégia de marketing digital. O intuito aqui é produzir conteúdo de qualidade, que gere valor para um público específico, a fim de transformar visitantes em leads.
Posteriormente, usando táticas como automação de marketing, é feita a nutrição desses leads para convertê-los em clientes.
Mas para que isso aconteça, não basta ter apenas um site. Muitas empresas e profissionais liberais, erram trabalhando apenas com formulários de contato na página, esperando que o visitante ofereça seus dados a troco de nada.
Estreitar relacionamento é a chave para transformar esse visitante em lead e posteriormente em um cliente.
Existem várias formas de gerar leads. Nesse artigo veremos 7 delas:
1. Série de conteúdos
Uma ótima forma de gerar leads, é criando uma série de conteúdos e disponibilizá-los em uma Landing Page, ou página de captura.
Já usamos esse formato com diversos clientes aqui na Howeb,
Essa estratégia funciona com vários segmentos de negócios. Nós já trabalhamos com webséries para uma fábrica de produtos artesanais e decoração, profissionais liberais da saúde e empreendedores digitais.
Você pode estar pensando que, compartilhar vídeos já não é uma novidade faz tempo. E você já deve saber que, postá-los diretamente nas plataformas pode gerar um alcance muito maior que promovê-los em uma landing page. Contudo, uma página de captura tem um poder muito maior para gerar oportunidades de vendas para o seu negócio.
2. Webinar
Um Webinário também é uma ótima forma de produção de conteúdo com foco na geração de Leads. Poder se comunicar com o seu potencial cliente ao vivo e possibilitando a interação das pessoas, dá um toque mais pessoal e aproxima o lead da empresa.
Quanto melhor a qualidade da produção, melhor é a imagem passada da empresa. Mas vale ressaltar que o custo para fazer um webinário é relativamente baixo, pois apenas um notebook e um microfone bastam para realizar uma gravação.
Uma outra vantagem de um webinário, é a possibilidade de utilizar esse material, primeiramente oferecido ao vivo, como um vídeo ou vários pequenos vídeos para continuar gerando leads ao longo do tempo.
3. E-book
Saindo um pouco dos conteúdos em vídeos, o ebook (livro eletrônico) é uma forma muito usada para gerar leads no mercado digital. Talvez seja o tipo de oferta de conteúdo mais clássica para geração de leads. O ponto positivo dessa modalidade, é a possibilidade de se aprofundar em um assunto de uma maneira que não funcionaria muito bem em um post de blog.
Tome cuidado com as informações. Assim como nos conteúdos em vídeo, a sua imagem, como autoridade, está sendo avaliada. A informação precisa ser de qualidade e estar correta.
Nós mesmos aqui na Howeb utilizamos esse formato para gerar leads. Clique no link abaixo e se inspire com o nosso E-book, para criar o seu.
4. Artigos
Uma outra forma de conteúdo escrito, só que mais simples de desenvolver, é o artigo em blog.
Mais simples, por tomar menos tempo de produção do que um e-book, mas o capricho na qualidade do conteúdo precisa ser o mesmo.
Posts em blogs é uma forma muito eficiente de gerar leads e rápida de se produzir.
Um artigo bem feito fará com que o visitante do seu blog fique interessado em saber mais sobre o assunto e o seu negócio.
Um bom artigo pode ser a porta de entrada do lead, para que ele conheça os outros tipos de conteúdos que você produz, aumentando a chance dele se tornar uma oportunidade de negócio.
5. Quiz
Esse tipo de conteúdo (que já existe a muito tempo) vem se popularizando cada vez mais no mundo do marketing digital. Pois é uma ótima forma de gerar engajamento dos leads.
Um grande exemplo é o Buzzfeed, que alcança milhares de pessoas todos os dias com os seus quizzes.
Essa é uma das formas de gerar leads, que tem mais potencial de viralização. Quando o quiz é interessante ele instiga a pessoa a compartilhar o seu resultado.
Criar um quiz não é muito difícil. Existem diversas ferramentas e até alguns plugins de wordpress que você pode usar para criar quizzes.
6. Podcast
Os podcasts são alternativas divertidas e relativamente simples de produzir. Tenha um ambiente bem isolado acusticamente, capriche na captação do som e convide profissionais qualificados para comentar um assunto de maneira simples e bem humorada.
O podcast é uma ótima ferramenta, porque possibilita que o potencial cliente o consuma durante os trajetos que faz no dia a dia ou até mesmo durante tarefas.
7. Kits
Existem outras diversas formas de ofertar um conteúdo para o seu público.
A ideia é que você produza esses conteúdos e ofereça de diversas maneiras. Temos que considerar os diferentes tipos de pessoas. Algumas preferem assistir um vídeo, outras preferem ler um texto ou ouvir um podcast.
Como a intenção é a venda e fidelização do cliente, devemos disponibilizar opções diversificadas de canais para ofertar o conteúdo.
Depois de um tempo produzindo, você terá uma quantidade considerável de conteúdo criado, em diferentes plataformas. Isso possibilitará que você crie kits de conteúdos para os seus leads.
Essa é uma ótima opção para aproveitar conteúdos antigos sem gastar mais tempo e dinheiro com produção. Você pode oferecer um vídeo no youtube, um e-book e um artigo de uma só vez.
Inclusive temos um artigo postado que fala exatamente sobre formas de gerar leads sem precisar gerar mais conteúdo. Clique aqui para ler.
Tome cuidado com a conexão dos temas nos kits. Procure seguir uma lógica de assunto quando formular um pacote de conteúdos.
Como fazer o lead encontrar o meu conteúdo?
Você pode estar com essa dúvida agora.
Um artigo em um blog pode ter um grande poder de atração de leads e acabar bem ranqueado no Google. Ainda mais se feito seguindo estratégias de SEO (Search Engine Optimization)
Um vídeo ou um quiz, podem viralizar e gerar milhares de leads da noite para o dia. Claro que conseguir esse tráfego, de forma orgânica, não é algo tão fácil assim.
Uma opção é investir em tráfego pago para os seus canais de conteúdo. Campanhas em redes sociais e Google, por exemplo, costumam trazer ótimos resultados, quando bem elaboradas.
Reservar um pouco do capital para investir em tráfego na internet, pode ser uma boa tática para o seu negócio. Mas tome cuidado para não desperdiçar o investimento, pois a campanha precisa ser planejada, pensada e bem segmentada para encontrar as pessoas que realmente fazem parte do seu público alvo.
Nós da Howeb somos especialistas em criar um sistema de vendas online completo. Desde de o mapeamento de mercado, identificação do potencial cliente e concorrentes, passando pela produção de conteúdo, atração, automação do marketing e conversão.
Clique no banner abaixo e solicite o contato de um especialista.