Se você está no mundo do marketing digital, provavelmente, já tenha ouvido falar sobre gerar leads qualificados. Este termo refere-se ao usuário que depois de ter feito uma busca na internet ou de clicar em um anúncio, chega a uma página e preenche um formulário. Na maioria das vezes, em troca de algum tipo de conteúdo, seja um e-book ou minicurso. É como se a pessoa fizesse uma troca por deixar o contato dela naquela página.
Existem várias técnicas para conseguir gerar uma aproximação com o mercado, transmitir uma mensagem e captar dados. Por isso, não dá para dizer que todos os leads são iguais, pois nem todos contam com a mesma qualidade. Quanto mais qualificado for o seu lead, mais fácil vai ser fechar a venda.
O que São Leads Qualificados?
Os leads qualificados são aqueles usuários que demonstram interesse. Ou seja, ele já conhece os produtos e serviços que são oferecidos pela empresa e pretende adquirir, pois tem confiança no que a empresa tem para oferecer. Ou ainda ele é um usuário que ainda não conhece a sua empresa, mas está extremamente interessado em adquirir os seus produtos que a sua empresa oferece.
A partir disso, a empresa vai preparando esse futuro cliente para o momento certo de fazer a oferta. O primeiro contato que uma empresa tem com o seu futuro cliente é por meio das landing pages. Por isso, quanto mais atrativa, interessante e empolgante ela for, melhor será para o seu negócio. Além disso, é preciso que ela tenha um cadastro acessível, boa navegabilidade e conteúdos de qualidade.
Qualificar o potencial cliente é importante para descobrir se ele ainda precisa ser educado ou se já tem todas as informações sobre as soluções que este produto pode trazer para a sua vida. Ou seja, é preciso fornecer muito conteúdo para entender melhor o seu lead. Como consequência a empresa vai evitar a perda de clientes e só fará a oferta as pessoas que realmente tem interesse em consumir o produto ou serviço.
Como Gerar Leads Qualificados?
Os times de vendas e de marketing precisam trabalhar juntos
Para começar é necessário que seja promovido um alinhamento entre as pessoas que estão responsáveis pelas vendas e aquelas que vão fazer o marketing. Com isso, será possível esclarecer o objetivo da campanha para todos os colaboradores envolvidos e incentivar que eles trabalhem juntos na definição das etapas do funil de vendas e no diagnóstico dos leads. Também vai ajudar a identificar em que estágio os leads estão e o que ainda precisa ser feito para que ele se torne qualificado. Isso ajuda a troca de informações fluir melhor e evita possíveis ruídos na comunicação.
Defina o perfil do cliente para gerar leads
Para começar é necessário definir o perfil do cliente ideal. Determine todas as características que você julga essenciais para que o lead possa fechar o negócio com a sua empresa. Pense em informações importante, como área de atuação, problemas e as soluções que ele espera, entre outras. Em primeiro momento isso pode parecer algo supérfluo, mas será essencial para conseguir gerar leads qualificados, pois evita pessoas que não tem interesse sobre aquele assunto.
Mapeie a jornada do cliente
A jornada do cliente se resume em uma série de passos que foram cumpridos pelo consumidor. Passando as suas necessidades até finalmente chegar à compra de determinado produto ou serviço. Por isso, mapear a jornada tem como objetivo descobrir como o seu cliente se move nesse processo e ajuda a aprimorar sua campanha. Também é possível identificar as desistências e saber quais os procedimentos que devem ser alterados para aprimorar a sua campanha. Levando em consideração quais os perfis valem mais esforços e os que não trazem resultado positivo para a sua campanha.
Segmente o conteúdo
Em hipótese alguma o conteúdo deve ser distribuído aleatoriamente. Segmente os seus leads com base no que eles demonstram e nas características que eles têm em comum. Conheça os tipos de conteúdos que podem realmente ajuda-los de alguma forma. Neste processo as ferramentas de automação são essenciais. Permitindo que os conteúdos sejam criados e distribuídos segmentados em e-mails, postagens de redes sociais e criação de landing pages.
Aposte em webinars e ebooks para gerar leads qualificados
Provavelmente, você já tenha ouvido falar em palestras e seminários online. Essa é uma estratégia muito eficiente para gerar leads, pois a pessoa que acessa preenche um formulário com nome e e-mail e automaticamente se torna um lead para essa empresa. Porém, não é só criar a palestra ou o seminário e pronto. A divulgação é uma parte de extrema importância. Invista em campanhas segmentadas nas redes sociais e campanhas de e-mail marketing para chegar até os usuários que estão interessados neste tema.
Um ponto positivo de investir nessa estratégia é a interação com o público ao vivo. Isso faz com que a marca se aproxime dos seus futuros clientes e consiga definir ações futuras com mais eficiência.
Crie Call To Action para Gerar Leads Qualificados
Essa estratégia é utilizada para transformar um lead comum em um lead qualificado. Na maioria das vezes o Call To Action é realizado por meio de um botão que tenha algum impacto na decisão do usuário. A partir disso, ele pode ser redirecionado para uma página de compras ou para saber mais informações sobre aquele determinado produto. É importante definir uma chamada para ação específica e adequada para cada conteúdo no momento certo. Não adianta colocar um botão sem mais nem menos no meio de outras informações.
Saiba Mais Informações Sobre o Seu Lead
A maioria das negociações trava no momento em que o lead percebe que não tem orçamento disponível para finalizar a compra. Para evitar esse problema, identifique quanto ele pode pagar pelo produto ou serviço, antes de fazer a oferta a ele. Em muitos casos, o lead preenche todos os requisitos básicos para ser o seu cliente e tem interesse em fechar o negócio. Porém, se ele não tiver condições para contratar os seus serviços, não pode ser considerado como lead qualificado.
Não adianta ter um milhão de leads, sendo que apenas mil são leads qualificados. Se preocupe mais com a qualidade do que a quantidade, pois é isso que vai trazer retorno para o seu negócio.
No artigo de hoje falamos sobre como gerar leads qualificados para a sua empresa. Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo.
Até a próxima!