Há um tempo, o mundo passa por uma transformação digital, onde a tecnologia revoluciona a maneira como trabalhamos, consumimos e vivemos. Nesse sentido, a forma como a gestão das empresas é realizada também passa por alterações. Pensando nisso, você conhece a Gestão 4.0?
A Gestão 4.0 veio para acompanhar as mudanças, se adaptando às novidades do mercado que fica cada vez mais dinâmico. Assim, este modelo de gerenciar empresas proporciona mais qualidade, agilidade e eficiência no gerenciamento das empresas.
Em contrapartida, a organização que não aderir a esse modelo pode perder espaço para a concorrência. Saiba mais neste post!
O que de fato é a Gestão 4.0?
Para começar, é importante saber exatamente o que é a Gestão 4.0. Com o surgimento da indústria 4.0, também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, as empresas romperam os moldes industriais convencionais e adotaram os modelos baseados na tecnologia e automação das atividades.
Dessa maneira, as operações que eram realizadas de forma manual, agora são feitas utilizando ferramentas poderosas como robótica, inteligência artificial, computação em nuvem, entre outras. Assim, o objetivo dessa transformação é melhorar os processos e aumentar a produtividade.
Por conta disso, o gerenciamento das empresas também precisou ser otimizado para acompanhar essa evolução, surgindo então a Gestão 4.0. Na prática, ela é uma forma menos engessada de gerir que busca a integração das mais diversas ferramentas tecnológicas a fim de tomar decisões mais ágeis e acertadas.
Neste cenário, temos dois focos: dados e cliente. O monitoramento das necessidades dos clientes e a tomada de decisão com base em dados são os pontos-chaves deste modelo de gestão.
Princípios da Gestão 4.0
Agora que você já sabe o que é a Gestão 4.0, deve entender os seus princípios. A seguir, entenda sobre cada um deles!
Big data com Foco no cliente
Big Data se refere à coleta e tratamento dos dados obtidos em grande volume e complexidade, que chegam com uma velocidade cada vez maior. Na Gestão 4.0, o foco está na tomada de decisão baseada em dados e com foco no consumidor, sendo conhecido como Data-driven Customer Success, ou seja processos organizacionais orientados a dados e focados no sucesso do cliente.
Nesse contexto, a Gestão 4.0 busca atuar na coleta de dados e no cruzamento de informações dos consumidores a partir das mais diversas interações com a empresa. Assim, os dados são processados desde o cadastro dos clientes até os comentários nas redes sociais, por exemplo.
Diversificação de canais
Diferentes formas de comunicação são adotadas na Gestão 4.0, ou seja, são disponibilizados vários canais para que o cliente consiga ter contato com a sua empresa.
Você já ouviu falar em omnichannel? É uma estratégia na qual diversos canais de comunicação são integrados a fim de oferecer uma experiência mais próxima ao consumidor. Para isso, a mídia online e offline andam de mãos dadas para enviar a mensagem da empresa e atingir o resultado desejado.
Automação
A automação é o ato de transformar processos manuais em atividades realizadas sem interferência humana, usando-se de tecnologia. Na Gestão 4.0, os processos burocráticos, como emissão de boletos, coleta de dados e cálculo de indicadores, podem ser feitos por meio de softwares especializados.
Dessa forma, os colaboradores podem se concentrar nos procedimentos que mais importam, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo erros.
Análise de dados
A análise de dados é imprescindível na Gestão 4.0. Se antes os gestores tomavam decisões com base em seu feeling para gerir o negócio, hoje é fundamental analisar indicadores para tomar as melhores decisões para a empresa.
Partindo do pressuposto que o primeiro princípio é a tomada de decisão com base em dados e com foco no cliente, podemos entender que com a análise dessas informações, é possível definir o comportamento do consumidor e trabalhar estratégias mais assertivas. Dessa maneira, a empresa consegue entregar experiências mais personalizadas e que conquistam o seu público.
Equipes de alto desempenho
Com a Gestão 4.0, a equipe responsável pelos processos de gerenciamento também precisa se adaptar a essa nova realidade. Os colaboradores devem estar atualizados com as tecnologias e apresentar soft skills que contribuem para uma gestão mais flexível e empática.
Como implementar a Gestão 4.0 no seu negócio?
Agora que você já sabe o que é e quais os princípios da Gestão 4.0, você deve estar curioso para saber como implementá-la em seu negócio.
Não existe um roteiro pronto tendo em vista que cada negócio possui suas particularidades. Mas o ponto de partida está em mapear os processos da sua organização, identificando os pontos onde é possível aplicar os princípios da Gestão 4.0 e digitalizar os processos.
Aposte, também, na coleta e análise de dados. Sem eles é difícil propormos melhorias assertivas. Depois, é preciso definir planos de ação para outros aspectos da organização, sendo eles:
- estabelecimento de um mecanismo de difusão do conhecimento;
- alinhamento dos princípios com os líderes dos times da empresa;
- integração entre os setores;
- investimento em tecnologia e ferramentas de automação;
- fortalecimento dos princípios na cultura organizacional;
- treinamento e capacitação dos colaboradores.
Como você viu, a Gestão 4.0 acompanha a revolução digital que já está acontecendo e está presente nos mais diversos setores da sociedade. Nesse sentido, é fundamental estar atento aos benefícios que esses recursos podem oferecer à empresa e identificar formas de iniciar a transformação.
Aplicando os princípios da Gestão 4.0 na empresa, é possível aumentar a produtividade da equipe, reduzir atrasos e ter maior qualidade da entrega para os clientes. Consequentemente, os consumidores ficam mais satisfeitos, levando o nome da marca para outras pessoas e fortalecendo o negócio.
Entretanto, mais que isso, é necessário utilizar essas ferramentas de forma inteligente para que os dados gerem valor ao negócio e não sejam mais um fardo a ser carregado.
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