Gerenciar as redes sociais envolve muito mais do que apenas fazer publicações periódicas.
Publicar sem pensar pode te fazer desperdiçar dinheiro e tempo. A ideia de uma boa gestão de redes sociais é estar no lugar certo e na hora exata para a sua audiência.
Apenas estar presente nas redes sociais, já não é mais um diferencial. Elas são verdadeiras pontes que ligam as marcas ao seu público de interesse.
Mas, antes de falarmos de gestão de redes sociais, vamos entender como o consumidor se comporta hoje em dia.
A Jornada de Compra
Você já deve ter percebido que os hábitos de compra das pessoas mudaram. Hoje em dia, a internet deu um enorme poder de pesquisa e comparação para o consumidor. E o cliente moderno passa por algumas etapas até realizar a compra.
Basicamente, uma pessoa usa a internet para 3 coisas: Aprender, comprar e se relacionar. E a jornada de compra é divida em 4 etapas:
* Aprendizado
Estágio quando o consumidor descobre que tem um problema e começa a pesquisar por uma solução.
* Reconhecimento do problema
Momento que consumidor precisa de uma solução imediata para o problema.
* Pesquisador
Quando o consumidor começa a conhecer e considerar soluções para resolver o problema.
* Decisão da compra.
É o momento que o consumidor se transforma em um comparador para escolher o melhor produto ou serviço que vai resolver o problema.
Gerenciamento de redes sociais
Além das publicações regulares, a gestão envolve diversas etapas como: estratégia e posicionamento, planejamento das publicações, execução, monitoramento e a mensuração dos resultados.
O ideal é ter uma pessoa exclusivamente responsável por essas funções. Assim, ela será vista como parte de um processo essencial para empresa. E não somente como cumpridora de uma obrigação que não traz resultados reais.
É importante definir o objetivo de estar presente nas mídias sociais. A sua intenção pode ser divulgar a marca, vender, ter um canal aberto de comunicação com o cliente, criar uma comunidade de fãs, se tornar autoridade, entre outras metas…
O ideal é focar em apenas um desses objetivos por vez. E levar em conta o momento que a sua empresa vive.
Crie um calendário editorial para planejar as publicações. Uma dica valiosa, principalmente para quem trabalha sozinho, é agendar as publicações.
A maioria das mídias sociais já possuem a opção de programar posts para que você não esqueça de realizar alguma publicação.
O que publicar nas redes sociais?
Tendo o objetivo pontuado, é hora de definir o que publicar. Se o seu foco é na geração de Leads, a maioria dos posts devem ser artigos em blogs, vídeos ou materiais educativos como Ebooks.
Porém, vale lembrar que entrar em contato com os seus seguidores, com intuito de projetar a marca também é importante. Portanto, faça publicações não relacionadas diretamente com conteúdo, como por exemplo: posts relacionados a datas comemorativas ou interativos, divertidos para se relacionar com os leads.
O melhor horário para publicar nas redes sociais
Já te digo que não existe um horário correto para publicar. Pois cada público tem a sua peculiaridade e se comporta de maneira específica. É preciso descobrir qual horário a sua persona costuma estar online para ser impactada pelo conteúdo.
Algumas redes sociais, facilitam essa análise para que você identifique os melhores horários para a sua página. O Facebook Insights, por exemplo, mostra os momentos do dia que o seus seguidores estão conectados na rede social. Veja um exemplo abaixo:
Desse modo, a escolha dos dias e horários das publicações não é aleatória.
Caso a ferramenta não disponibilize esses dados, é preciso realizar testes para descobrir qual horário a performance dos posts é maior.
Meça os resultados
Como foi citado anteriormente, a última etapa do gerenciamento das redes sociais é a mensuração dos dados.
Saber medir os resultados é essencial para entender se as suas redes sociais estão gerando algum ganho para o seu negócio.
Volte para os objetivos que definiu no início e analise para entender o que funcionou. Se a sua meta inicial era aumentar as vendas, compare o número de vendas antes de começar a usar o facebook com o mês que você divulgou mais na sua fanpage.
É provável que os resultados variem em cada rede social e você tenha que adaptar as suas metas para cada mídia.
Ainda falando de Facebook, você pode notar que não conseguiu um aumento nas vendas, mas conseguiu mais leads. Pode ser um sinal que o seu conteúdo educa a sua audiência, muito mais do que vende.
Nesse caso, uma opção é manter as suas publicações no 80/20 (80% de conteúdo que educa e apenas 20% de conteúdo que vende) e pense em postagens diferentes para chamar a atenção dos seus seguidores nessa mídia.
Vamos começar?
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido a importância de se conectar com o seu público nas redes sociais.
Uma última dica, para você não perder nenhum cliente online, é o nosso E-book gratuito: Como Atrair Mais Clientes Utilizando a Internet.
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