É cada vez mais comum ver as empresas brasileiras adotando o modelo de Inside Sales. Essa modalidade consiste em vendas realizadas de dentro da empresa. A equipe interna utiliza da tecnologia para realizar reuniões à distância, reduzindo custos de deslocamento e aumentando a produtividade.
Vendas remotas não são uma novidade. Na década de 50, embora sem a denominação “telemarketing”, os telefones já eram usados para fins comerciais nos USA. Mas no Brasil a prática se popularizou só na década de 90.
Apesar de ainda trazer resultados dependendo do segmento de negócio, o discurso pronto seguindo um script, falta de personalização e a monotonia no atendimento tornaram o telemarketing uma modalidade de venda ultrapassada. E muitas vezes inconveniente.
Já as Inside Sales são mais convenientes. Pois elas realizam um atendimento personalizado e utilizam canais variados. Além do poder muito maior de segmentação de público que impacta diretamente nos resultados das vendas.
Tanto que o termo Inside Sales surgiu para diferenciar o novo modelo de vendas personalizadas, feitas de maneira remota, do tradicional telemarketing.
Como uma empresa pode se beneficiar do Inside Sales
Se você está satisfeito, apenas utilizando o modelo tradicional de vendas. E acha que isso, é o suficiente para garantir o sucesso no faturamento, veja algumas questões:
- Algum vendedor da sua equipe já perdeu alguma reunião com um possível cliente por motivo de atraso?
- A compra do seu produto ou serviço é um processo complexo, que exige a tomada de decisão em etapas. E talvez poderia ser agilizada com conteúdos educativos, de maneira remota, sem o custo de repetidas visitas?
- O custo de um funcionário na rua, sem vender, faz alguma diferença no seu orçamento?
Caso a resposta seja sim para algumas dessas questões, significa que você poderá ter muitos benefícios com o Inside Sales. O seus custos podem ser otimizados e a sua força de vendas maximizada.
Quando aplicar Inside Sales no seu negócio
É necessário investir em relacionamento. O Inside Sales funciona muito bem para produtos e serviços que possuem alto valor agregado. Como foi dito no tópico anterior, uma tomada de decisão mais complexa, que necessita de muitos pontos de contato com o potencial cliente, é o cenário perfeito para a implementação dessa modalidade de vendas. As Inside Sales também são muito bem aplicadas em modelos de vendas B2B (business to business).
Por isso a importância em criar um laço forte com o seu público, oferecendo conteúdo de qualidade e educativo. Dessa maneira, você vai acelerar o processo de decisão de compra do seu possível cliente.
Esse modelo de vendas é muito assertivo, pois está alinhado ao modo atual com o qual as pessoas e empresas compram. O comprador hoje, é seletivo e busca mais informação antes da decisão.
Por isso a importância de agregar valor em cada interação com o potencial cliente. Criar um modelo consultivo e econômico em tempo e dinheiro, vai reduzir os desperdícios de recursos e locomoção até o cliente.
Como implementar Inside Sales
Se você se interessou por essa metodologia de vendas e acredita que serve para o seu modelo de negócio, veja abaixo um passo a passo para implementar Inside Sales na sua empresa
Elabore conteúdo de qualidade
O trabalho do vendedor deve ser amparado por material rico e elaborado com técnicas de marketing de conteúdo. Você pode criar catálogos, guias, ebooks ou vídeos que serão enviados aos seus clientes com o intuito fidelizá-los e engajá-los com as vantagens do seu produto ou serviço.
Treine a sua equipe
Um dos primeiros passos para a sua empresa realizar vendas internas com sucesso, é o treinamento. Mostre o novo conceito para a equipe e explique todas as vantagens e possibilidades de ganhos para os vendedores. Principalmente para os mais antigos e conservadores.
Crie um cronograma com os novos procedimentos a serem aplicados e realize simulações de atendimentos.
Defina bem as funções e os processos dessa nova atividade da empresa. É importante estipular se toda a equipe vai realizar vendas internas, somente parte dela e as etapas do processo.
Desenvolva um processo de transição
Não precisa ser de forma drástica, do dia para a noite. Mas é essencial traçar um plano de implementação e aplicar de forma gradual. Faça reuniões presenciais com os clientes mais antigos, até que se acostumem com a nova proposta.
Tenha a estrutura adequada
A sua equipe precisará de estrutura adequada para alcançar os melhores resultados com as vendas internas. Portanto, ofereça ferramentas de qualidade como: Computadores de boa qualidade, internet rápida e ferramentas de controle e automação.
Escolha as ferramentas certas para Inside Sales
É importante que a sua estrutura de Inside Sales seja funcional. Você pode investir em um chat online no seu site, para agilizar a comunicação com quem já está interessado nos seus produtos e serviços, por exemplo.
Você pode trabalhar também o atendimento pelas redes sociais, WhatsApp empresarial ou e-mail. Com esses canais, o processo será muito mais ágil e os encontros presenciais ficarão apenas para momentos especiais.
Essas são algumas formas de implementar os Inside Sales na sua empresa.
Melhorando a qualidade do atendimento, o relacionamento com o seu cliente será muito mais fiel e possivelmente trará maiores resultados no seu faturamento.
O segredo para aumentar o resultado é um só: aumentar a receita e diminuir os custos.
Veja mais algumas dicas preciosas para você atrair mais clientes utilizando a internet.
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(Conteúdo atualizado em 12/06/2019)