Uma inovação que tem ganhado cada vez mais destaque no cenário atual e que já está presente em inúmeras questões do nosso cotidiano é a Inteligência Artificial (IA).
Seja em algoritmos que analisam o comportamento de compra de usuários ou nos aplicativos de rotas, esta tecnologia já vem influenciando a forma como vivemos e compramos.
Nesse sentido, no fim de 2022, a startup americana OpenAI lançou um chatbot de inteligência artificial que promete mudar a forma como as pessoas pesquisam por informações na internet, o chatGPT.
Esse protótipo utiliza IA para responder questionamentos dos usuários e ajudá-los com suas dúvidas nas mais diversas questões.
Paralelamente, visando não perder mercado no setor dos buscadores, a Google também anunciou o desenvolvimento de um chatbot com funcionalidades parecidas, o Bard.
Quer entender mais como essa tecnologia pode revolucionar a maneira de compra das pessoas?
Então, fique por aqui e confira o que separamos para você neste artigo.
O que é Inteligência Artificial?
Basicamente, podemos definir Inteligência Artificial a sistemas que procuram imitar a inteligência humana na execução de tarefas e que podem se auto-aprimorar a partir das informações processadas.
Alguns exemplos de IA já presentes no nosso cotidiano são:
– Assistente Virtuais, como a Alexa da Amazon, a qual utiliza de IA para poder receber comandos de seus usuários para fazerem determinada ação;
– Mecanismos de Buscas, como o do próprio Google, já possuem IA para predizer, dar mais velocidade na busca dos usuários por informações;
– Redes sociais, as quais já possuem uma inteligência no sentido de recomendação e personalização de conteúdos a partir dos padrões de comportamento de seus usuários;
– Ferramentas de Reconhecimento Facial, presentes em aeroportos, locais para grandes eventos, o qual faz uma análise da pessoa para agilizar as filas de entrada;
– Plataformas de Streaming, como Netflix que analisa os gostos dos usuários para recomendar conteúdos da sua plataforma visando mantê-los mais tempo na plataforma logados.
Como ela funciona?
A Inteligência Artificial pode auxiliar as empresas através da aplicação do machine learning (ou aprendizado de máquina). Este conceito refere-se a capacidade do sistema em analisar os dados gerados e alimentar a máquina para a otimização do processo.
A aplicação do machine learning dá-se a partir da identificação de padrões nos dados gerados para permitir previsões futuras que possam agregar valor ao negócio.
De acordo com a Harvard Business School, hoje as empresas estão usando a IA principalmente para:
– Detectar e impedir intrusões de segurança
– Resolver problemas de tecnologia dos usuários
– Reduzir o trabalho de gerenciamento de produção
– Avaliar a conformidade interna ao usar fornecedores aprovados
Pensando agora no contexto do Bard, o qual é um chatbot de inteligência artificial, primeiro, precisamos definir o que seria um chatbot. Chatbot é uma estrutura pré-programada para responder dúvidas e questionamentos de usuários a partir dos inputs (perguntas ou indagações) destes.
Os chatbots podem ser construídos sem o uso de IA, apenas entendendo modelos de mensagens pré-configuradas pelo programador, não tendo portanto nenhum tipo de inteligência a mais no sentido de compreensão do usuário.
E também, chatbots com o uso de inteligência artificial, buscando informações em diversas fontes e melhorando seu processo de compreensão conforme as interações.
Quem é o Bard?
Bom, já conseguimos entender o que é uma IA e sua a importância atual para pessoas e empresas de uma forma geral. Também compreendemos o conceito de chatbot e suas variações possíveis.
É nesse ponto que o Bard se faz presente.
Recentemente, a Google anunciou que está finalizando os processos experimentais para rodar seu chatbot de IA para assim fazer o lançamento. O Bard utilizará a tecnologia LaMDA e conseguirá se atualizar através de informações da internet.
Sobre o seu funcionamento, ainda não se há muitas certezas sobre, porém se especula que tal será integrado a ferramenta de busca do Google para auxiliar usuários a responder e encontrar suas dúvidas e questionamentos.
Alguns tipos de perguntas que poderão ser feitas são:
– Me ajude a planejar o chá de bebê de uma amiga;
– Compare dois filmes indicados ao Oscar;
– Me dê ideias de lanches com base no que tem na minha geladeira;
– Quais novas descobertas do telescópio espacial James Webb eu poderia contar para o meu filho de nove anos?
Tudo isso será acompanhado de botões como Gostei e Não Gostei para dar feedback a inteligência e links para aprofundamento no assunto questionado.
O mais interessante disso tudo é que isto permitirá ao buscador do Google trazer respostas mais contextualizadas e que solucione o problema da pessoa.
O Google ainda reforça que a inteligência será utilizada de maneira responsável e com base nos “Princípios de IA”.
A guerra dos buscadores
Pode-se dizer que o Bard é uma resposta da Google ao lançamento do ChatGPT pela OpenAI, uma startup americana financiada pela Microsoft, visto que a Microsoft já está em fase de implementação da funcionalidade no seu buscador, o Bing.
Hoje, o Google se mantém como a principal ferramenta de buscas pelos usuários na internet, porém com a chegada dos chatbots de IA espera-se uma nova corrida pela lideranças das pesquisas de informações na internet.
E este é um fato de suma importância para o Google já que boa parte do seu faturamento vêm através dos anunciantes que buscam vender seus produtos e serviços através das pesquisas dos usuários. Por isso, a empresa americana tem acelerado seus investimentos no Bard, visando não perder seu posto de liderança de mercado.
Como isso impacta o mundo dos negócios?
A chegada dos chatbots de Inteligência Artificial podem representar uma nova era para o mundo dos negócios, já que impacta diretamente na jornada de compra dos usuários.
Empresas precisarão saber como navegar e se posicionar nas buscas nesse novo cenário para conseguir chegar até seus clientes.
A conjuntura para tal situação ainda é muito incerta, já que boa parte dessas inovações estão começando a serem implementadas e possivelmente poderão ter alterações, porém é de extrema importância estar atento aos próximos passos destas questões.
Conclusão
Bom, conseguimos compreender que a IA já é uma tecnologia que está presente em diversos setores do nosso cotidiano, porém a chegada de uma inovação no setor promete novos desafios para os negócios.
Os chatbots de inteligência artificial, como o Bard e o ChatGPT, podem possivelmente mudar a forma como os usuários fazem buscas por produtos e serviços na internet, e por isso, empresas como a Google e a Microsoft tem investido quantias significativas de tempo e dinheiro para navegar em oceano azul dessa inovação.
Como sabemos as perspectivas ainda são poucas com relação a aplicabilidade e uso dessa ferramenta futuramente, porém estar atento e preparado para mudanças é fundamental para empresas se manterem importantes nesse provável novo contexto do cliente.