Como fazer um Mapa da Empatia em 5 passos

grupo de consumidores desconhecidos

Quem é o seu cliente? Você sabe responder essa pergunta? Além dos dados demográficos, você tem conhecimento sobre o que o seu público pensa, fala, ouve ou vê? Se a sua resposta for não para essas perguntas, fazer um Mapa da Empatia pode te ajudar.

O principal objetivo do Mapa da Empatia é medir a interpretação ou o significado que as pessoas dão para algum produto ou marca. E te ajudar a conhecer melhor o seu potencial cliente.

Mas você deve estar se perguntando: o que realmente é Mapa da Empatia e como aplicar esse recurso?

Nesse artigo, nós vamos te mostrar o que é e como fazer um Mapa da Empatia seguindo 5 passos simples.

Vários dados com interrogações sobre mapa da empatia

O que é o Mapa da Empatia

Perante alguma situação de conflito você já deve ou ter ouvido, ou mesmo dito que “o mundo precisa de mais empatia”. Isso porque esse sentimento é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e compreender o estado emocional do próximo.

Imagine usar esse sentimento com o intuito de organizar um mapa baseado nas necessidades, dores e desejos do seu público alvo. Transformá-lo em uma persona e descobrir o que ele pensa, vê, ouve, fala e faz no seu dia a dia.

Isso é um Mapa da Empatia. Ou seja, uma ferramenta que te ajuda conhecer a fundo o seu cliente para conseguir a empatia dele.

É importante dizer que pode ser aplicada não só para B2C, (business to client, quando o seu cliente é uma pessoa física) como também para B2B (business to business, quando o seu cliente é uma pessoa jurídica).

No caso do seu cliente ser B2B. Desse modo, basta você se basear no dono da empresa ou na pessoa com quem você lida.

Uma empresa é feita de pessoas, portanto ela também tem as suas dores e necessidades peculiares ao seu segmento de atuação.

Veja abaixo os 5 passos de como fazer um Mapa da Empatia

5 passos para fazer um Mapa da Empatia

Tendo a ciência do que é o Mapa da Empatia, chegou a hora de por em prática. Mas em primeiro lugar, você precisa conhecer a sua persona.

Eu comecei o artigo te perguntando “Quem é o seu cliente?” Para começar a fazer um Mapa da Empatia, precisamos responder essa questão primeiro.

Se você tiver uma audiência, mesmo que mínima, o processo será mais fácil.

A ideia é criar um personagem fictício, que represente um grupo real de pessoas com qualidades e comportamentos parecidos.

Entretanto, se você ainda não tem uma audiência formada, o processo pode se tornar um pouco mais complicado. Nesse sentido, uma assessoria profissional capacitada poderia ter ajudar muito nesse momento.

Existem diversos meios para identificar a persona e mapear todo o seu mercado de atuação: como pesquisas via e-mail marketing, campanhas em redes socias, entre outras…

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Depois de identificar esse grupo e o seu perfil de comportamento, você estará pronto para criar seu Mapa da Empatia.

Veja as cinco questões que precisam ser respondidas, para você conhecer a seu potencial cliente a fundo.

1º O que pensa?

Os sentimentos estão ligados às necessidades e expectativas da sua persona. Ideias que o seu produto ou serviço possa despertar. Responda algumas perguntas como essas abaixo:

  • Quais as suas preocupações na vida?
  • Quais os seus sonhos?
  • O que é sucesso pra você?
  • Quais os seus medos?

2º O que Faz e Fala?

Para entender o que a sua persona fala e faz, preste atenção no comportamento dela. Nem sempre a prática está alinhada ao discurso. Responder algumas perguntas como essas abaixo, pode ajudar:

  • Como age?
  • Quais os seus hobbies?
  • Sobre o que costuma falar?
  • Qual a sua rotina de trabalho?

3º O que ouve?

Imagine o que a sua persona ouve no dia a dia. Quais informações ela absorve e de quais fontes. Dessa maneira, pergunte coisas como:

  • Quem são os seus ídolos?
  • Quais as suas marcas favoritas?
  • O que você costuma assistir ou ouvir para se divertir e se informar?
  • O que as pessoas mais próximas te falam? (amigos, colegas de trabalho e família)

4º O que vê?

Tente identificar os estímulos visuais que a sua persona recebe. Pergunte coisas como:

  • Como é a sua família?
  • Como são os seus amigos?
  • Como são as pessoas que você trabalha junto?
  • O que fazem os seus concorrentes?

5º Quais suas dores e necessidades?

Esse é o passo que liga todos os outros. Assim que identificar os quatro quadrantes do Mapa da Empatia, você entenderá as dores e necessidades da sua persona. Como resultado, poderá usar essas informações para oferecer a oferta certa, que atenda as expectativas desse potencial cliente.

As dores correspondem as dúvidas e os obstáculos que o cliente precisa superar para consumir o seu produto ou serviço. Note que agora é possível, baseado no Mapa da Empatia, identificar as objeções que podem atrapalhar o processo de compra.

As necessidades tem relação com o que você pode oferecer para solucionar um problema. Quando um usuário começa uma busca para encontrar algo, ele está tentando achar uma solução para um problema. Portanto, saber o que ele precisa resolver é indispensável para a sua estratégia de marketing digital.

A necessidade é relativa. Em síntese, existem dois tipos de clientes. Os que possuem uma necessidade básica, um problema que precisa ser resolvido, para que ele se iguale ao resto das pessoas. Como por exemplo, um problema de saúde ou uma dor crônica, literalmente falando.

Existe também a necessidade ligada ao luxo. Quando o cliente quer algo para se destacar dos demais. Como por exemplo um bem material ou um conhecimento específico.

Arco e flecha mirando no alvo

Analise as métricas

Após todo o mapeamento da sua persona e do término das campanhas de pesquisa, chegou a hora de analisar as métrica, ou seja, as respostas que você recebeu do seu público.

Essa é uma hora muito importante, pois você precisará analisar cada resposta e identificar os padrões.

Cumprindo todas essas etapas, sem dúvidas você terá sucesso em decifrar as dores, necessidades e os desejos da sua persona. Como resultado, você alcançará melhores resultados.

Está como alguma dúvida de como realizar esse processo de planejamento?

Fale conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

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