Ao começar um negócio digital uma das primeiras estratégias que devem ser adotadas é o marketing de conteúdo. Dessa forma, é possível engajar o público-alvo e fazer com que a sua rede de clientes cresça cada vez mais por meio da criação de conteúdo relevante, valioso e atrativo que buscam educar, informar ou entreter. O conteúdo é essencial para qualquer estratégia no mundo digital.
O marketing de conteúdo ganha cada vez mais espaço pelo fato da publicidade tradicional ter deixado de ser tão eficiente quanto era antigamente. Hoje em dia, as pessoas tem a possibilidade de escolher onde querem ver uma informação e por isso não precisam ficar presas a intervalos comerciais que a televisão transmite.
Como Funciona o Marketing de Conteúdo
Nessa estratégia você precisa transformar o seu conteúdo em algo agradável e diferenciado. Por isso, nem pense em ficar falando somente sobre os produtos e serviços da marca. O objetivo é entender o real interesse do seu público, levando em consideração o que mais chama atenção dessas pessoas. Não adianta produzir algo que não seja relevante, a internet está cheia de bons conteúdos e os seus possíveis clientes podem fechar o seu site a qualquer momento caso não encontrem o que querem. Um bom marketing de conteúdo é aquele que atinge o público certo na hora certa.
Esteja Comprometido Com o Seu Público
Uma grande vantagem de fazer um conteúdo relevante é a interação do público. Quanto mais eles compartilharem, comentarem e curtirem, melhor será para a sua empresa. Além disso, ajuda a construir uma visão positiva sobre a marca, gerando mais negócios.
Quando a sua empresa entrar no mundo digital, ela deve se questionar se vai ser responsável o suficiente para fazer posts semanalmente e não quando der na telha. Caso ao contrário vai estar bem longe de ser marketing de conteúdo. Procure desenvolver uma estratégia organizada e estruturada, só assim, é possível alcançar bons resultados. Você deve prezar pela qualidade e pela consistência.
Estatísticas Sobre Marketing de Conteúdo:
- É 62% mais barato do que a publicidade tradicional;
- Com o inbound marketing as organizações que usam blogs tem 97% mais links apontados para a sua plataforma;
- O retorno de investimento é equivalente a 275%.
Como Produzir e Divulgar o Conteúdo?
Embora pareça um trabalho simples, é necessário ter muita atenção. Muitas pessoas acabam tendo diversas dúvidas de como podem começar divulgando os seus conteúdos. Porém, isso deve ser feito com testes, não tem como falar que a sua organização precisa divulgar o conteúdo de um jeito específico, porque essa forma pode não ser atrativa para o seu público. Lembre-se quem dita as regras nesse caso é o seu público. Mas para ajudar, listamos abaixo algumas formas de divulgação que podem ser utilizadas no marketing de conteúdo.
- Posts e blogs;
- Ebooks e Whitepapers;
- Webinars e Podcasts;
- Fóruns online;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Posts nas redes sociais;
- Questionários ou Quiz;
- Vídeos online.
Já deu para perceber que essa estratégia pode ser inserida em diferentes meios, não é mesmo? Mas quais são as vantagens de investir no marketing de conteúdo?
Melhora a Visibilidade da Empresa
A primeira coisa que você deve pensar é que um site para ter uma boa visibilidade precisa ter um bom design, navegabilidade, conteúdo qualificado e páginas otimizadas. Dessa forma, é possível ter um bom posicionamento nos padrões de buscas do Google. Os buscadores procuram conteúdos de maior relevância e que respondam o maior número de dúvidas. A partir disso, eles coloca os melhores sites nas primeiras posições.
Um bom marketing de conteúdo em hipótese alguma será invasivo. Você deve elaborar sua estratégia de forma autêntica e instrutiva. Por isso, a sua informação precisa estar de acordo com o que as pessoas estão procurando. Não adianta colocar um conteúdo sem objetivo ou que esteja mal feito. Pois, isso só vai fazer as pessoas se afastarem da sua marca e não indica-la para ninguém. Estar atento aos detalhes é fundamental.
Ajuda a Qualificar o Potencial do Cliente
Se a pessoa está procurando algo e você oferece a ela isso, já está criando um relacionamento com ela. Ela pode se tornar um cliente, visto que estava a procura de algo relacionado ao seu produto ou serviço quando o encontrou. Com o marketing de conteúdo você pode qualificar melhor os seus clientes. E, mais do que isso, você pode educá-los e prepará-los para a etapa da compra. Você conhecerá melhor seus clientes e poderá entender melhor suas características. Isso o ajudará na hora de produzir mais conteúdos e buscar outros possíveis clientes com maior precisão.
Storytelling Ajuda no Engajamento
Atualmente, os consumidores não querem mais comprar um produto e acabou. As pessoas estão em busca de empresas que possam lhe proporcionar boas experiências. O storytelling é uma estratégia que está sendo adotada por diversas organizações, pois cria empatia e identificação com o seu possível cliente, ajudando a alcançar resultados satisfatórios.
Aumenta a Autoridade
A autoridade é a chave para que a sua empresa alavanque as vendas. Não adianta ter presença digital se as estratégias só cabem dentro dos meios de comunicação tradicionais. Antes de vender o seu peixe, é preciso que você avalie as necessidades do seu cliente. Saiba o que ele espera dos seus produtos, conheça os problemas e descubra como eles podem ser solucionados. E não é só isso, antes de dar a cartada final, é preciso criar conteúdos que interessem e tirem as dúvidas dos seus potenciais clientes. Procure mostrar os benefícios de comprar o seu produto ou serviço. Depois a autoridade estiver formada, a empresa estará pronta para alavancar as vendas.
Reduz Custos Para Aquisição de Novos Clientes e Ajuda a Fidelizar os Antigos
O marketing de conteúdo tem uma vantagem incrível quando falamos de custos. Quando existe uma estratégia sólida você poderá diminuir os custos de aquisição de novos cliente e também fidelizar os seus atuais clientes. O seu cliente não pode esquecer de você, a sua comunicação com ele deve ser mantida no pós-vendas. Proporcione uma experiência incrível e este cliente voltara a comprar outros produtos ou serviços da sua empresa. Além do mais, estes clientes se tornaram fãs da sua marca e recomendaram o trabalho da sua empresa para muitos outros potenciais clientes.
Investir no marketing de conteúdo é um grande desafio, mas é essencial que a sua empresa comece. Mesmo que com uma estratégia limitada no começo, você sairá na frente de milhões de empresas que ainda não se deram conta da importância desse tipo de marketing. O mercado consumidor está mudando e é muito importante que a sua empresa saia na frente.
No artigo de hoje falamos sobre o que é marketing de conteúdo e quais são os benefícios de apostar nessa estratégia. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de novos temas para os artigos deixe seu comentário.
Até a próxima!