Quando o assunto é posicionamento de mercado, o médico enfrenta todas as dificuldades que qualquer outro profissional liberal enfrenta. Mas, com um agravante, uma série de normas que limitam o poder de comunicação e divulgação do serviço. Portanto, resolvemos desenvolver um material especialmente para direcionar os profissionais da saúde na captura de novos pacientes na internet. Você vai ver como colocar em prática um projeto de marketing digital para médicos, sem correr riscos.
O marketing digital e o novo perfil de consumidor
Não é novidade para ninguém, que o processo de compra mudou. Hoje em dia, o consumidor é muito mais exigente e ocupado. Ou seja, dispõe de menos tempo no dia para perder com ofertas de produtos ou serviços que não solicitou.
O que o consumidor moderno quer, de verdade, são soluções inteligentes e eficientes para os seus problemas. Na área da saúde não é diferente, dependendo do problema, a pessoa não se sente à vontade para pedir indicações de amigos ou conhecidos. Com isso a internet se torna a ferramenta perfeita para buscar uma solução.
Por isso, profissionais da saúde, laboratórios, clínicas e hospitais, estão cada vez mais recorrendo às estratégias de marketing digital, com o propósito de encontrar potenciais pacientes que buscam assistência em saúde na internet.
Inbound Marketing para médicos
O Inbound marketing é uma ótima estratégia para se relacionar com possíveis pacientes e oferecer serviços. É um método que antecipa, amplia e automatiza o processo de vendas, tornando-o mais inteligente.
O objetivo é guiar o consumidor na jornada de compra, desde a atração, venda e fidelização, de forma natural, criando valor no serviço, para que a venda ocorra de forma conveniente e não de uma forma forçada.
O Inbound marketing é perfeito para profissionais da sáude, porque a comunicação deste tipo de estratégia é sutil. A intenção é pedir a permissão do usuário e oferecer um conteúdo de valor, que realmente resolva um problema da pessoa. Ou seja, oferecer valor antes de pedir valor.
Diferente da forma mais intrusiva do marketing tradicional, o inbound marketing consiste em oferecer um benefício real para o consumidor e não, necessariamente, vender no primeiro momento.
Resolver um problema ou atender uma necessidade da pessoa, sem pedir nada em troca, fará com que o seu potencial paciente tenha uma visão positiva de você ou da sua marca.
“Mas como criar esse conteúdo de valor e como oferecer para os potenciais pacientes?”
Vamos responder essa pergunta a seguir.
(Se quiser saber mais sobre Inbound Marketing, baixe o nosso guia completo e gratuito sobre o assunto)
5 Estratégias assertivas de marketing digital para médicos
O marketing digital possui uma grande variedade de estratégias, mas separamos as 5 principais para você iniciar o seu plano de marketing e vendas com sucesso.
Marketing de Conteúdo
Essa é uma das maneiras de definir Inbound Marketing. Agora que já explicamos o conceito, vamos mostrar como você pode produzir conteúdo de valor para seu público.
Criar um blog ou um canal no Youtube, costuma funcionar muito bem para especialistas na área da saúde. Mas procure deixar os termos mais técnicos de lado e priorizar uma linguagem de fácil entendimento.
Se você atua na área da cirurgia plástica, por exemplo, um canal no Youtube é uma ótima opção para tirar dúvidas, falar de procedimentos inovadores, técnicas, curiosidades, cuidados de pré e pós operatório, entre outros diversos assuntos.
Além de criar proximidade com o público, um conteúdo em vídeo, explicativo, vai te posicionar como autoridade no assunto. A mesma coisa serve para os blogs. Um conteúdo bem redigido, informativo e baseado em dados, também vai funcionar para criar uma conexão com seu público.
Conforme for ganhando audiência, preocupe-se também com os comentários. Interaja com a audiência, faça vídeos (ou artigos) baseados em dúvidas.
Um dos pontos positivos do marketing de conteúdo, é que não precisa de muito investimento financeiro para criar bons conteúdos, tanto em vídeo, áudio ou texto.
Site responsivo e pronto para conversão
Cada vez mais as pessoas acessam a internet por dispositivos móveis. Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa TIC Domicílios, divulgada em agosto de 2019, 70% dos brasileiros usaram a internet em 2018, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. E a maioria esmagadora acessou usando o celular.
Então, se o intuito aqui é atrair o potencial paciente com conteúdos de qualidade, e mostrar como você pode resolver o problema dele, um site ágil e responsivo é essencial.
Caso você não saiba o que é: um site responsivo se adapta a qualquer dispositivo, seja ele um celular, tablet ou uma smart tv.
E-mail Marketing
Essa ferramenta é fundamental para cultivar o relacionamento com quem já demonstrou interesse no seu serviço, ou no que você tem a dizer. Uma newsletter semanal, por exemplo, é uma ótima maneira de manter o público engajado.
Mas, o ideal é automatizar o processo de e-mail marketing. Existem diversas ferramentas gratuitas ou pagas, que possibilitam a coleta e tratamento de dados, seguida de automações de e-mails.
Muitas pessoas questionam se o email ainda funciona. Mas pode ter certeza que sim. Saiba que 97,6% das pessoas, com acesso a internet, possuem e-mail, e 95,9% acessam todos os dias.
O que não funciona, é uma comunicação não segmentada de acordo com os interesses dos seus seguidores. Por exemplo, imagine alguém que baixou um ebook sobre cirurgia plástica, e no formulário de cadastro informou que é mulher e tem interesse em Lipoaspiração.
Um dia depois de baixar o e-book, ela recebe uma newsletter com o seguinte título: “Lipo de alta definição para homens: Descubra como conquistar uma barriga tanquinho”
Provavelmente ela irá deletar o e-mail sem nem abrir. Ou pior, marcá-lo como “spam”, o que é péssimo para a reputação de um domínio.
Além de nutrir a base, o e-mail marketing possibilita a interação com o público. Pois você pode realizar uma pesquisa para entender ainda mais o perfil do seu público.
Uma comunicação certeira aumenta as chance de uma pessoa “erguer a mão” e marcar um consulta, por exemplo.
Essa é a sutileza das estratégias de inbound marketing que falamos a pouco.
Identidade visual
Sua identidade visual precisa ser clara em todos os canais de comunicação. Seja um site, nas redes sociais ou em um cartão de visitas. Ou seja, online e offline.
A identidade visual precisa ser esteticamente agradável, e mostrar para o público que se trata de um profissional ou empresa da saúde.
Treinamento para venda consultiva
De nada adianta, todo um processo de marketing digital para médicos bem otimizado, se a sua equipe de atendimento não converter em consultas e avaliações.
Vamos juntar todas as dicas até aqui e montar rapidamente o processo completo. Da entrada da pessoa na base, até o momento do fechamento, para que você visualize a importância de se capacitar, ou capacitar uma pessoa para o atendimento.
- 1º Passo – Atraímos a pessoa com um vídeo no Youtube, artigo no Blog ou uma página bem otimizada.
- 2º Passo – Coletamos os dados da pessoa oferecendo um conteúdo mais denso, como um Ebook, por exemplo.
- 3º Passo – Nutrimos a pessoa (que agora é um Lead) com conteúdo de qualidade através de e-mails.
Agora, o 4º passo é atender o Lead que solicitou contato para agendar um atendimento. Esse é o momento da conversão.
A pessoa que fará esse contato com o potencial paciente, precisa se preparar antes. Ou seja, coletar as informações que estão na base, como por exemplo, serviço de interesse, problema que a pessoa enfrenta, qual o plano de saúde, além do nome, é claro.
É importante investigar também, quais matérias esse Lead baixou, quais seus interesses, objetivos e em quais e-mails ele já clicou.
Ou seja, obter o máximo de informações que ajudem a criar conexão na hora da primeira abordagem. Lembre-se, a conversão deve acontecer de forma natural. Até porque, o potencial cliente que fez o contato e demonstrou interessado no serviço.
Como usar as redes sociais
As mídias sociais são ótimos canais para trabalhar o marketing digital para médicos. E são tantas redes, cada uma com sua peculiaridade, que resolvemos listar uma a uma.
O instagram tem crescido muito. Essa rede tem um tom mais divertido e leve, portanto, não use um tom muito sério. Trabalhe com fotos e vídeos curtos, que destaquem novidades, curiosidades, tipos e diferenças de tratamentos, um pouco do dia a dia na clínica, laboratório ou qualquer outro ambiente que você atue.
Separe sua vida pessoal do seu projeto de marketing médico. Portanto, não use seu perfil, mas sim, uma fanpage.
Você poderá segmentar melhor seus seguidores, compartilhar conteúdo de acordo com cada público e cultivar uma relação próxima com seus pacientes.
Essa rede social é mais dinâmica e ótima para transmitir notícias ao vivo. use o Twitter para compartilhar novidades, links relevantes sobre saúde e dicas rápidas.
Essa rede tem um objetivo profissional. Você pode usá-la para se comunicar com pacientes, mas também, de forma mais técnica e científica com colegas de profissão, compartilhando artigos e pesquisas.
Portanto, além de um canal de marketing, o Linkedin também é um ótimo lugar para networking e promover a sua marca.
O que não fazer na sua estratégia de marketing digital para médicos
Falamos sobre atração de pacientes ou clientes por meio de conteúdo de qualidade, nutrição de leads, engajamento, vídeos no Youtube, blogs, enfim, diversas maneiras de chamar a atenção do consumidor e se posicionar como autoridade na área da saúde.
Mas, não tem como não falar dos cuidados que todo profissional da saúde precisa ter, na hora de colocar em prática um processo de marketing digital.
Acredito que você já deve conhecer as normas para prática do marketing médico do Conselho Federal de Medicina, mas vamos listar alguns erros que precisam ser evitados para que a divulgação não se torne um problema.
- Anunciar especialidade que não possui
- Anunciar equipamentos para se colocar superior a concorrência
- Se envolver em propaganda enganosa
- Usar linguagem sensacionalista e promessas milagrosas
- Fazer qualquer tipo de avaliação ou consulta à distância
- Exibir fotos do tipo “Antes e Depois” de pacientes. Mesmo com o consentimento deles
- Publicar informações que podem provocar alarde ou caos nas pessoas
Conclusão
A ideia do marketing digital para médicos e profissionais da saúde em geral, é informar em vez de incentivar. Até por isso o Inbound Marketing é perfeito para esse tipo de profissional.
Pois a estratégia consiste, justamente, baseada no conteúdo de qualidade e na conexão com o consumidor.
Porém, existem mais algumas técnicas essenciais para que seu projeto de marketing digital dê certo. Como por exemplo, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para posicionar seus conteúdos nos primeiros resultados do Google. Seja eles, textos em blog ou vídeos no Youtube.
Mas, esse assunto fica para um próximo artigo. Hoje, nossa intenção foi te mostrar como aplicar estratégias de marketing digital e abordagem em vendas, sem desrespeitar nenhuma norma do CFM.
E antes de finalizar, vale dizer que, uma estratégia de marketing digital baseada em conteúdo, leva tempo e dedicação para dar resultado. Por isso, você pode e deve utilizar todo o conhecimento de especialistas para conquistar resultados expressivos.
Além de poder continuar focado na prática médica. Pois, nós da Howeb, acreditamos que você não precisa perder tempo e dinheiro, com coisas que talvez não saiba ou não precisa saber.
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