O aumento do uso da internet e das mídias digitais é uma grande influência no setor da educação hoje. Por mais clichê que pareça: seus hábitos de marketing podem fazer seu negócio obter muito sucesso ou, tender ao fracasso
Por isso, cada vez mais instituições de ensino precisam fazer uso da internet e dos dispositivos móveis para alcançar mais alunos.
No cenário atual, onde mais e mais pessoas preferem os meios digitais aos tradicionais, o marketing digital está se tornando mais dominante e proeminente no alcance de novos alunos e na comunicação com a base de alunos já existente.
O aumento da concorrência entre as instituições de ensino exige novas estratégias para maximizar a matrícula dos alunos e, ainda, oferecer os melhores serviços educacionais.
Como resultado, as instituições de ensino estão buscando ajuda para construir uma estratégia eficaz para se comunicar com os potenciais alunos, pais e outras partes interessadas, a fim de aumentar vantagem competitiva, construir um melhor relacionamento e uma imagem de marca forte.
Você precisa ser capaz de entregar campanhas equilibradas e eficazes que possam eliminar o ruído para diferenciar sua instituição das outras pelos motivos certos.
Como fazer isso?
Separamos 4 passos para te ajudar a usar o Marketing Digital como um direcionamento para o sucesso da sua instituição de ensino, tanto para atingir seu público-alvo quanto para manter seu relacionamento com os alunos e, assim, conseguir indicações.
– Priorize seus canais de marketing
Com tantos canais de marketing disponíveis, pode ser fácil se espalhar muito tentando alcançar uma presença igual em todos eles. Mas, isso não apenas será uma maneira ineficaz de alcançar seu público, como também provavelmente será muito mais caro.
Todas as atividades promocionais em que você participa devem ser priorizadas em seus canais mais eficazes para alcançar as pessoas certas, no momento certo e da maneira certa. Ou seja, isso significa analisar seus dados para avaliar onde seu público ideal está e em quais canais eles estão mais engajados.
Afinal, você pode ter um grande número de seguidores no Twitter, mas se você ganhar mais engajamento no Instagram ou por e-mail marketing, estes serão os melhores canais para focar e alinhar sua comunicação.
– Gerencie seu funil
Depois de ter alinhado seus canais, você precisa garantir que os leads gerados por suas atividades de marketing sejam gerenciados com muito cuidado. Assim, isso significa que, além de focar na conscientização, você precisa apoiar seu funil com várias atividades que incentivem-o a concluir uma conversão, seja para compra do produto ou curso ou para solicitar o atendimento da equipe comercial.
Ou seja, isso significa que a conversão deve ser lembrada em todas as suas atividades de marketing. No entanto, isso não significa que toda mensagem precisa ser focada em vendas, em vez disso, você precisa equilibrar a comunicação, engajar e nutrir o lead antes de focar diretamente no aspecto ‘vendas’.
– Avalie seus resultados
Para que uma estratégia seja eficaz, você precisa ser capaz de medir seu progresso ao longo do caminho. Caso contrário, você não saberá se está progredindo para alcançar seu objetivo.
Do mesmo modo, há muito pouco sentido em escolher os canais certos e gerenciar seu funil de marketing se você não estiver analisando seus resultados.
Assim, você precisa implementar um sistema robusto de medição e avaliação para garantir que seus processos estejam funcionando e que você esteja usando as ferramentas certas. Isso permitirá que você garanta que seu funil de marketing seja integrado e eficaz, além de permitir que você identifique as áreas que precisam ser aprimoradas.
– Lembre-se do seu público
Você não pode realmente fazer qualquer um dos itens acima, a menos que você saiba quem é seu público. Afinal, como você vai segmentá-los nos canais corretos com as melhores mensagens se você não tem ideia de quem eles são?
Não basta dizer que seu público é formado por estudantes ou pais, você também precisa ser capaz de responder a outras perguntas, incluindo:
- Quantos anos eles têm?
- O que estão olhando para estudar?
- Quais os benefícios que eles estarão procurando em sua instituição de ensino?
- De onde eles são?
- O que eles querem de sua experiência educacional?
- Onde encontrá-los?
Desse modo, responder a essas e outras perguntas permitirá que você construa algumas personas aprofundadas, o que acabará permitindo que você crie campanhas de marketing direcionadas e uma comunicação alinhada com o seu público. Cada parte de sua campanha de marketing deve retornar ao seu público, desde seu tom de voz até o canal que você usa. Isso garantirá que você tenha sucesso no marketing digital no setor de educação e se destaque da concorrência.
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- Otimização do canal do youtube para conversão;
- Estruturação de sequência de comunicação com os leads;
- Integrar a produção de conteúdo com as campanhas;
- Otimização das estratégias definidas;
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Conclusão
Para que uma instituição educacional seja bem-sucedida hoje, ela deve utilizar e implementar uma estratégia de marketing digital abrangente e bem pensada.
Essa estratégia deve ser tal que a instituição de ensino seja capaz de obter todos os benefícios em termos de mais matrículas de novos alunos, rematrículas de alunos, matrículas por indicação, bom custo-benefício e também mais retorno do investimento realizado.
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