A área da saúde tem se tornado cada vez mais competitiva. São diversos os canais que o paciente pode buscar atendimento ou informações. E a variedade de profissionais é cada vez maior. Por esses motivos, o Marketing na Área da Saúde vem aumentando. Profissionais e empresas investem em Marketing Digital e Inbound Marketing para atrair novos pacientes ou clientes.
O comportamento do consumidor mudou. Hoje em dia, dificilmente alguém busca algum tipo de serviço em um catálogo impresso. Na área da saúde não é diferente!
Dependendo do problema, a pessoa não se sente à vontade para pedir indicações de amigos ou conhecidos. Com isso a internet se torna a ferramenta perfeita para buscar a resolução de um problema, mantendo a sua privacidade.
Especialistas em soluções de marketing e vendas, conseguem traçar estratégias efetivas. Por isso, profissionais da saúde, laboratórios, clínicas e hospitais recorrem ao marketing na área da saúde. Com o propósito de encontrem e fidelizem potenciais pacientes que buscam assistência em saúde na internet.
Veja 4 dicas de Marketing Digital para empresas e profissionais da saúde.
1- Tenha um site ágil e responsivo.
Segundo o site da folha, das 120,7 milhões de pessoas que acessaram a internet no meses de abril, maio e junho de 2018. 49% o fizeram utilizando somente o celular, 4% somente pelo computador e 47% usando ambos.
Se você pensa em usar estratégias de Inbound Marketing ou de Marketing Digital, onde o principal pilar é atrair o potencial cliente com conteúdos de qualidade, e mostrar como ele pode solucionar o problema da melhor forma, você precisa de um site que seja responsivo e se adapte a qualquer dispositivo.
O site é extremamente importante para a sua estratégia, pois diferente das redes sociais, você tem total controle e é quem define as regras.
Podemos também usar um site para extrair informações e entender melhor o perfil do seu cliente. Mas falaremos mais sobre essas informações depois…
2 – Produza conteúdo digital de qualidade
Fornecer informação de qualidade é primordial para qualquer setor, porém no marketing na área da saúde a responsabilidade é ainda maior. Pois se trata de algo muito delicado na vida das pessoas.
Não só por texto, como também por vídeo, o conteúdo precisa ser bem direcionado e interessante para esse possível novo paciente. Assim você obterá a permissão para manter um contato frequente com ele.
Deixe os conteúdos técnicos de lado e priorize uma linguagem mais simples e de fácil entendimento, afinal, os pacientes não têm a mesma formação e conhecimento técnico que você. Em outras palavras, termos técnicos nem sempre são bem vistos.
É importante também sempre estar atento às normas do conselho para não infringir nenhuma regra.
A criação de um blog ou um canal no youtube, costumam funcionar muito bem para especialistas na área da saúde.
Em uma sociedade que tenta vender de tudo o tempo todo, a última coisa que alguém vai querer ler é um texto de vendas. É exatamente dessa forma que o marketing de conteúdo trabalha. Como disse o autor e CEO Tom Fishburne: ” O melhor marketing do mundo não parece marketing”
Lembre que esse possível novo paciente, é uma pessoa real, com atribuições e necessidades reais.
3 – Identifique o seu “paciente ideal”
Você precisa definir com quem quer se comunicar. Porque nenhuma comunicação é eficiente se não souber para quem ela é dirigida.
Pense em qual perfil de paciente você tem ou qual perfil deseja atrair. Sinta a dor (necessidade) que ele sente, de nome, idade, profissão, imagine o que ele fala, pensa, ouve e faz.
Uma pesquisa de público ou um mapa de empatia pode ajudar muito nesse processo.
Por exemplo, você é uma fisioterapeuta que atende, na maioria, pacientes da terceira idade com dificuldades motoras. Nesse sentido, o seu conteúdo precisará ser voltado para essa “persona”, especificamente para resolver os problemas ou dúvidas que ela possa ter.
Você pode oferecer o que chamamos de: “Recompensa digital” ou “oferta de conteúdo.” para atrair o interesse desse potencial cliente.
Identificar, produzir, atrair e entregar… “Como fazer todas essas engrenagens funcionarem corretamente?” Você deve estar se perguntando…
4 – Automatize as atividades de Marketing
A automação de marketing vai ajudar muito no seu trabalho de atração, conversão e comunicação com a sua base.
É possível aumentar consideravelmente a eficiência em nutrir os seus seguidores com conteúdo, sem que você precise deixar de lado a sua atuação ou dedique horas extras de trabalho.
São inúmeras as ferramentas e modalidades possíveis para automação de marketing. No entanto, esse assunto renderia vários outros artigos.
Em suma podemos dizer que, você precisará de uma página de captura, ou landing page e uma ferramenta de email marketing para organizar todas as informações.
“Lead”, em marketing digital, é um potencial consumidor de uma marca, que mostrou interesse em consumir um produto ou serviço, porém ainda não é um cliente ou oportunidade.
Essa página de captura vai coletar informações sobre o visitante como: Nome, e-mail, telefone, interesses e qualquer outra informação que possa ser útil para o seu negócio.
Logo após conseguir os dados, você vai oferecer uma recompensa digital, que já foi citado anteriormente.
Por onde começar?
Você pode estar com algumas dúvidas nesse momento: ”Como eu realmente vou captar e armazenar os dados dessas pessoas? e ”Por onde começar, para criar essa base de clientes em potencial?”
Certamente ainda existem muitas outras estratégias e ações. Entretanto basicamente esse é o processo para você expandir o seu negócio, utilizando a internet como principal ferramenta de atração de clientes ou pacientes.
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