Marketing e Vendas: A sintonia que fará a sua empresa vender mais

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Quando há sintonia entre Marketing e Vendas, a empresa vende mais. Simples assim. Além é claro, que os churrascos de confraternização ficam mais divertidos

Quando se trata de gerar receita, logo pensamos na venda. E quando falamos de fortalecer a marca, pensamos em marketing. Mas quando o assunto é relacionamento com o cliente e conversões, marketing e vendas começam parecer a mesma coisa.

Alinhamento entre Marketing e Vendas é um assunto muito abordado por profissionais e especialistas da área. Mas falar é fácil, empregar as estratégias certas e colocar as equipes em sintonia, na prática, que é o verdadeiro desafio.

Claro que existem exceções, mas é comum ver atritos entre equipes de Marketing e Vendas.

Esses conflitos podem desalinhar algumas estratégias, processos e, consequentemente, impactar negativamente nas vendas.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com 5 dicas para você alinhar as estratégias e os times de Marketing e Vendas.

1 – Integre as ferramentas de Marketing e Vendas

Integrar as ferramentas facilita o alinhamento das equipes. Os dados visíveis para todos, evita desencontros de informação os diminui os conflitos.

Existem diversas ferramentas de automação de marketing e CRM, inclusive gratuitas, que funcionam de forma integrada.

Outro benefício de integrar as ferramentas, é o poder de mensuração que o gestor terá em mãos. Será possível identificar, por exemplo, qual o número de leads e oportunidades que precisam vir do Marketing para que a equipe de Vendas bata a meta.

2 – Atribua responsabilidades de receita para a equipe de Marketing

O que realmente importa para qualquer empresa, é a venda concluída, a negociação fechada, o novo cliente, o boleto pago, à venda aprovada, enfim… Fale como preferir: a conversão é o objetivo principal.

Como foi dito no item um, o Marketing também precisa ter responsabilidade nas metas de vendas. Se a equipe de vendas está “ralando” para bater as metas, mas a equipe de marketing já está comemorando no happy hour, a meta batida de seguidores no instagram, algo está errado.

3 – Pontue o que cada equipe faz no processo de vendas

Como foi dito anteriormente, é comum os atritos entre as equipes de Marketing e Vendas. Se um time não entende o que o outro faz durante o dia, o resultado pode ser um grande problema de empatia.

Mostre as etapas do processo de vendas de um modo prático. Para que fique claro a todos o que precisa acontecer e quando precisa, em cada estágio.

Ter uma visão geral do processo de vendas, entender como é gerada uma oportunidade e por onde o potencial cliente passa até realizar a compra, vai ajudar na compreensão que cada um precisa ter, sobre o papel que desempenha no processo.

4 – Estimule a comunicação e agende reuniões regulares entre as equipes

Equipes de Marketing e Vendas que não se comunicam e separadas fisicamente por não conseguirem se dar bem uma com a outra, é como um piloto e o copiloto tentarem pilotar o avião estando cada um com a sua cabine.

Só não me pergunte qual equipe é o piloto da operação…

Uma conversa aberta e contínua, é essencial para garantir o alinhamento entre as equipes. O mercado muda muito rápido, consequentemente as necessidades dos consumidores também.

A fórmula para o sucesso é a união das informações. A equipe de Vendas tem um contato direto com o público. Ela está na ponta e por isso possui informações privilegiadas sobre as dores e desejos do cliente. Unir esses dados, com os que a equipe de Marketing possui, vai trazer clareza para qual direção a empresa deve “voar”.

5 – Formalize um SLA

Caso as soluções mais práticas não gerarem resultado, existe a opção de fazer um Acordo Formal de Trabalho. Chamado SLA, que traduzindo significa Service Level Agreement.

É um documento onde todos os colaboradores envolvidos se comprometem estabelecendo prazos, responsabilidades e metas.

Por exemplo: a equipe de Marketing se compromete, de forma documentada, a entregar um número específico de Leads qualificados a partir de um perfil previamente construído.

Ao mesmo tempo, a equipe de Vendas se responsabiliza por entrar em contato direto com esse número de Leads para classificar as oportunidades e acompanhá-los até a conversão em clientes.

O objetivo de estar tudo documentado e com fácil acesso para todos da empresa, é diminuir os conflitos. Já que todas as metas serão mostradas de forma clara

Sintonia entre equipes de marketing e vendas

Rumo a terra prometida

Para encerrar, eu quero fazer mais uma analogia para ilustrar a relação das equipes de Marketing e Vendas.

Imagine que o Marketing é o meio de campo de um time de futebol. Se ele falhar na armação da jogada, o atacante não vai ter boas condições para marcar o gol. E se o atacante chega na cara do gol e não marca, de nada valeu o bom trabalho do meia armador.

Assim como na comparação do item quatro, onde eu falei, no absurdo que seria, um piloto e um copiloto trabalharem sem comunicação.banner de contato

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