Se o seu público alvo é feminino, nesse artigo você vai ver como fazer marketing para mulheres de maneira assertiva e sem cair nos estereótipos.
Não é de hoje que a mulher luta por igualdade em todas as áreas da vida. Infelizmente, vivemos em um mundo que ainda vê a mulher como inferior ao homem.
Mas, felizmente, isso está mudando e o marketing para mulheres está contribuindo para que a igualdade ganhe cada vez mais espaço na sociedade.
Vemos cada vez mais mulheres começando seus próprios negócios do zero, além de representarem uma enorme fatia do público consumidor.
Contudo, ainda vemos diversas marcas errando feio na comunicação com as mulheres, ainda mais em uma época como essa do mês das mulheres.
Se o público feminino representa grande parte do consumidores potenciais do seu negócio, leia esse artigo até o final para ver como impactar de forma assertiva seu público alvo.
Porque deve ser diferente a abordagem do marketing para mulheres
Mulheres e homens, na maioria dos casos, são consumidores com pontos de valor diferentes e reagem a estímulos diferentes. Por isso, se você quer se destacar dentre o público feminino, precisará desenvolver abordagens específicas.
Além de responderem de maneira diferente a ofertas de vendas, o processo de compra de homens e mulheres também possuem diferenças.
Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em 2018, mostrou que a mulher brasileira não se sente representada pela publicidade que a atinge. Pois, 58,5% das entrevistadas afirmaram que a propaganda brasileira não retrata a mulher real.
E não para por aí:
- 30% das entrevistadas demonstraram descontentamento com a imagem da mulher perfeita que muitas marcas constroem
- 32% afirmaram que se incomodam com a objetificação das mulheres em algumas campanhas
- 60% não acham real a imagem física das mulheres retratadas na publicidade brasileira
Em um outra pesquisa realizada pelo “Think Eva”, 62,4% das entrevistadas afirmaram ter um sentimento de “mesmice” quanto a publicidade atual.
Nessa pesquisa, também foi perguntado sobre quais características as mulheres gostariam de ver na publicidade. E o resultado foi que 85,5% das entrevistadas querem ver mulheres inteligentes e 72% querem ver mulheres independentes sendo retratadas.
E por fim, outro dado curioso, é que 73% das mulheres afirmam ter interesse por tecnologia, mas sentem que as empresas direcionam a comunicação quase que exclusivamente para homens.
Todos esses dados mostram que estratégias erradas de marketing para mulheres vão te fazer perder um público com alto poder de consumo.
Dicas práticas
Enquanto muitas empresas estão perdendo uma grande fatia do mercado, a sua marca pode se comunicar de forma certeira com as mulheres. Veja 5 dicas de como fazer isso:
1 – Entenda os 5 perfis psicológicos das mulheres
Será que as mulheres realmente são mais complicadas que os homens?
Após 25 anos de atuação e pesquisa, a Insights in Marketing identificou e compilou 5 principais perfis de consumidoras e mostrou também que, as mulheres controlam mais de 7 trilhões de dólares por ano, dos gastos domésticos.
Além de controlarem as decisões de compra em 85% nas principais categorias. Mas, apenas 9% delas sentem que as empresas estão fazendo marketing direcionado a elas.
Veja abaixo um resumo dos perfis de consumidoras mostrados na pesquisa:
- Perfil 1: Ativa, motivada e otimista: Valoriza conquistas profissionais, leva uma vida agitada, passa a impressão de bem sucedida e gerencia cuidadosamente o trabalho e as obrigações.
- Perfil 2: Conservadora: Focada na família e em seu círculo social, preza por produtos e serviços e qualidade e é cuidadosa com os gastos.
- Perfil 3: Planejadora: planeja bem sua ções e gastos, pode parecer um pouco inflexível, rígida e difícil de prever. Valorizam a rotina
- Perfil 4: Incerta: Pode parecer um pouco estressada e solitária, mas ela pode estar passando por um momento crucial na vida profissional e busca afirmação no meio que vive.
- Perfil 5: Extrovertida: Sociável e aberta. Uma mulher que gosta de viver experiências, busca satisfação, costuma ser aberta a boas ofertas, mas competir pela sua atenção não será uma tarefa fácil
2 – Conheça as dores do público feminino
O público feminino possui uma grande variedade de perfis. Mas, acabamos de ver apenas um resumo baseado em um estudo do mercado americano.
Para ser assertivo na comunicação com suas potenciais clientes, você precisa ir além das pesquisas de mercado e conhecer seu público a fundo.
Portanto, crie personas para o seu negócio. Uma representação de cliente ideal vai te dar o direcionamento para desenvolver soluções para problemas reais do dia a dia das mulheres.
E como fazer isso?
Olhe para a sua base de clientes e converse com as mulheres. Você precisa entender o que o público espera da sua marca e produzir um conteúdo de valor, e aplicável de acordo com as dores do seu público.
Temos um artigo que ensina, passo a passo, como montar um mapa da empatia e identificar o que o seu público pensa, fala, ouve e vê. Clique aqui e acesse
3 – Esqueça os estereótipos
Por muito tempo nos apegamos a estereótipos femininos, como gostos, roupas corretas, comportamento ideal, entre outros.
Mas, graças a evolução da sociedade, esses estereótipos estão caindo por terra. Portanto, fuja dos conceitos ultrapassados, para que sua estratégia de marketing para mulheres tenha sucesso.
Suas campanhas, anúncios e conteúdos, precisam ressaltar as conquistas e qualidades das mulheres e não rotular o público.
4 – Conte histórias de mulheres
A jornada de cada mulher é única, mas ao longo do caminhos, muitas pessoas podem se relacionar com os desafio e as conquistas. Por isso, integre histórias de mulheres com a sua marca.
Histórias reais conectam, tornam a marca acessível e mostram que a sua solução pode atender a necessidade de outras consumidoras.
Fale sobre algum cliente seu que resolveu um problema, ou tornou um sonho real, utilizando o seu produto ou serviço. Cases de sucesso funcionam, porque são uma prova de que o que você oferece está validado por outras pessoas.
Para ficar mais claro, imagine que o seu negócio seja uma clínica de estética, que oferece micropigmentação de aréola mamária para mulheres que realizaram uma mastectomia(remoção completa da mama).
Agora, imagine uma mulher chamada Lúcia, que venceu um câncer de mama, teve que remover o seio e agora busca o seu serviço.
Ela vive problemas de autoestima que estão impactando negativamente na sua saúde mental.
Após uma busca por clínicas de estética, Lúcia cai no site da sua clínica e se depara com relatos reais de mulheres que mudaram de vida após realizarem uma micropigmentação areolar.
Além disso, no seu site, é possível baixar um ebook gratuito com dicas de moda para mulheres mastectomizadas, ou sobre cuidados pós operatórios, enfim, qualquer dificuldade que uma mulher enfrenta nessa situação.
Quando Lúcia decidir realizar o procedimento, provavelmente a sua clínica será escolhida.
Isso porque, Lúcia se sentiu representada, pois viu diversas vidas transformadas pelo serviço que você oferece, além de ter recebido um conteúdo de valor que foi relevante para ela.
5 – Desvie das armadilhas de Marketing
A essa altura, você já deve ter percebido que muitas empresas estão fracassando no marketing para mulheres. Para evitar que você cometa os mesmos erros, vamos recapitular alguns pontos e mostrar 2 coisas que você não deve fazer.
- Basear-se demais nos dados demográficos
Os dados demográficos são essenciais para você encontrar seu público alvo, mas eles não o definem. Apenas após um mapeamento detalhado da sua persona que uma estratégia de marketing e vendas para mulheres deve ser colocada em prática.
- Estereotipar as mulheres
Já falamos sobre os estereótipos, mas é válido reforçar. Não cometa o erro de juntar todas as mulheres da sua base de leads em um único grupo. Se comunicar com todas elas sem levar em conta seus desejos, interesses e necessidades, ou seja, tratando-as como uma só, é o caminho para falhar nas estratégias de marketing.
Hora da Transformação
Agora que você entendeu que o público feminino, assim como qualquer grupo de potenciais clientes, têm motivações, necessidades e sonhos específicos, é hora de aplicar as dicas do artigo nas suas estratégias de marketing e vendas.
Mas, se você ainda possui dúvidas de como elaborar um processo de marketing eficiente, com conteúdo inteligente e uma comunicação segmentada, baixe o nosso ebook gratuito sobre Inbound Marketing.