Engana-se quem acredita que basta apenas produzir um bom vídeo, com conteúdo relevante, roteiro bem elaborado e uma excelente edição para ter sucesso. Esse é apenas o primeiro processo de tudo que está por vir. A segunda etapa começa a partir da otimização do SEO para Youtube. Tenha em mente que a sua audiência não vai chegar até você em um passe de mágica. Por isso, se você quer ser encontrado pelo seu público, precisa conhecer melhor como funcionam as estratégias.
Descubra Quem é o Seu Público no Youtube
Conhecer o seu público-alvo é essencial para que você consiga adaptar o seu conteúdo para ele. Dessa forma, você vai ter um público mais engajado e consistente, o que é fundamental para o crescimento do seu canal do Youtube. Na maioria das vezes, a análise de público ocorre depois do lançamento de um canal. A partir disso, vai ser possível identificar o público que mais se encaixa com a sua missão, a marca e a estratégia de conteúdo.
Não Faça Vídeos Muito Longos Para Publicar no Youtube
Uma das primeiras atitudes que uma pessoa tem quando abre um vídeo é checar a duração dele. Depois de terem essa informação, elas vão decidir se vão continuar a assistir ou se deixarão para mais tarde. Esse pode se transformar em um grande problema, visto que a maioria acaba esquecendo e nunca mais voltam.
Como o seu conteúdo vai ficar disponível na plataforma 24 horas por dia, na mente do expectador, ele não estará perdendo nada deixando para mais tarde. Ao contrário de você que vai estar perdendo visualizações e ranking. Além disso, outro ponto negativo de criar vídeos muito longos é o fato de que a vida das pessoas é muito agitada. como consequência você passa a competir a atenção dela com outras coisas, é mensagem que chega no WhatsApp, notificação de Facebook são vários pontos que podem estragar a sua comunicação com o público.
Isso não significa que os seus vídeos precisam ter uma narração rápida igual a uma partida de futebol no rádio. Pode explicar de maneira calma e completa, mas evite ficar enrolando. Vá sempre direto ao ponto.
Tenha Sempre Um Roteiro Para Gravar os Seus Vídeos Para o Youtube
Uma das partes mais importantes do seu vídeo começa antes de você ligar a câmera e começar a gravar. Assim como em um estúdio de Hollywood é necessário um bom roteiro, sem ele, o seu vídeo pode acabar se transformando em enrolação e você não vai conseguir chegar onde deseja. Além disso, ao colocar as suas ideias no papel, você pode refletir sobre aqueles tópicos que ainda não estão tão claros. Também poderá perceber se colocou alguma coisa repetida. Ao fazer essa análise o seu conteúdo vai estar ganhando mais qualidade, pois você vai poder corrigir os erros rapidamente. Se você já tiver feito a gravação esse problema fica um pouco mais difícil de ser resolvido.
Para começar, visite os canais dos seus concorrentes e descubra como é abordada a estratégia. Essa atitude vai ajudar a não cometer os mesmos erros que eles. Os comentários também pode ser uma ótima fonte de informação, seja pelo lado de comentários positivos ou negativos. Visto que eles ajudam a trazer uma perspectiva diferente.
Tome cuidado também com a produção de vídeos muito difíceis de serem compreendidos.
Utilize as Ferramentas Especificas Para Pesquisar Por Palavras-Chaves
Assim como no ranqueamento do Google, a busca por palavras-chaves também é necessária no Youtube. Por isso, criar uma lista com todas as palavras que podem ser utilizadas para encontrar o seu vídeo pelos usuários da plataforma é um dos caminhos que você deve seguir. Seu nome, o título, o tema, do assunto e assim por diante. Neste caso palavras muito genéricas devem ser descartadas. Coloque sempre as palavras mais atrativas como “Dicas de SEO para o Youtube”.
Depois de definir essa lista, o próximo passo é fazer uma nova pesquisa identificando as palavras que tem mais de 300 ocorrências. Para fazer isso, existem diversas ferramentas como o planejador de palavras do Google, o Keyword Planner.
Insira a Palavra-Chave nas Anotações
Não deixe o espaço da descrição vazio, pois uma forma do Youtube identificar o assunto do vídeo é por meio das palavras-chaves, dessa forma, utilize o espaço para escrever entre 200 e 250 palavras, também utilize de três a quatro vezes a palavra-chave. Se você estiver sem ideia do que escrever fazer uma descrição do vídeo é uma boa alternativa nesses casos.
Não importa a quantidade de caracteres o importante é utilizar os 150 primeiros para escrever sobre as partes mais relevantes.
Utilize Tags Nos Seus Vídeos do Youtube
Muitas pessoas acabam deixando de lado o uso das tags, mas muitas não sabem que os vídeos que tem tags, conseguem ter em média cinco vezes mais visualizações do que aqueles que não têm. Dessa forma, procure utilizar tags mais curtas e de cauda longa (3 a 4 palavras) ao inserir o seu vídeo na plataforma.
Se você não sabe muito bem o que colocar, comece dando uma olhada nos vídeos dos seus concorrentes que tem um bom posicionamento. Você pode até se inspirar nas ideias se estiverem relacionadas ao seu conteúdo. Em relação a quantidade de tags varia. No entanto, o Youtube recomenda até 120 caracteres, podendo ser divididas em até 15 tags.
Capriche na Thumbnail do Seu Vídeo
Especialistas apontam que além do conteúdo, um dos itens mais importantes de um vídeo é a capa. Dessa forma, se você deseja que o usuário clique no seu vídeo a sua thumbnail precisa se destacar diante dos seus concorrentes. Isso não quer dizer que você deva escolher uma imagem super colorida. Mas sim algo que tenha uma boa composição de cores e que transmita em apenas uma imagem, qual é o conteúdo do seu vídeo.
No artigo de hoje falamos sobre as melhores práticas para serem utilizadas no seu canal do Youtube. Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto ou quer sugerir algum tema, deixe o seu comentário aqui embaixo.
Até a próxima.