Como usar metas SMART para definir objetivos comerciais

Definir e alcançar os objetivos é parte fundamental de qualquer negócio bem-sucedido. Muitas empresas acabam fracassando por não ter objetivos claros e assertivos.

Além de definir os objetivos macros para seu negócio, é preciso que eles sejam divididos em objetivos específicos, ou seja, metas a serem alcançadas para se obter êxito. Mas pode ser difícil criar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo limitado. 

Portanto, para ajudar a garantir que os objetivos sejam claramente definidos e atingíveis dentro de um determinado prazo é possível aplicar um conjunto específico de critérios, que chamamos de SMART goals, ou metas SMART.

Metas SMART

Em suma, Smart Goals ou Metas SMART é uma metodologia para definição de objetivos estratégicos e sua estruturação é dividida em 5 fatores.

A palavra Smart significa inteligente e as letras indicam os fatores a serem considerados: 

S – específico (do inglês specific);

M – mensurável (do inglês measurable);

A – atingível (do inglês, achievable);

R – relevante (do inglês relevant); e, 

T – temporal (do inglês timely). 

metas smart

Específico 

Em primeiro lugar, seja o mais claro possível sobre o que você deseja alcançar. Objetivos vagos resultam em resultados vagos. Ou seja, Quanto mais detalhes você puder fornecer antecipadamente, mais fácil será criar um plano para atingir seu objetivo. 

As principais perguntas que você deve fazer a você ou à sua equipe são as seguintes:

  • Qual é o objetivo?
  • O que precisa ser realizado?
  • Quem (qual equipe) é responsável por concluir ou conduzir esta tarefa ou projeto?
  • Que passos você ou sua equipe tomará para alcançá-lo?

Mensurável 

Para que uma meta seja eficaz, você precisa ser capaz de medir seu progresso ao longo do caminho. Caso contrário, você não saberá se está progredindo para alcançar seu objetivo. Adicione números e prazos às suas metas para que elas se tornem quantificáveis.

2 perguntas podem ser feitas aqui: 

  • Como você saberá que a meta foi alcançada? 
  • Quais fatores determinam que a meta foi atingida?

Atingível

Quando você define uma meta, certifique-se de que ela seja alcançável. Em outras palavras, não se prepare para o fracasso tornando seus objetivos inatingíveis. É hora de se questionar:

  • Este objetivo é algo que a equipe pode alcançar razoavelmente?
  • A meta é alcançável, considerando o tempo e os recursos disponíveis?
  • Você é capaz de se comprometer a alcançar o objetivo?

Relevante 

Em primeiro lugar, seu objetivo deve estar alinhado com a missão e a visão da sua empresa. Cada um de seus objetivos deve estar alinhado com seus valores e objetivos maiores e de longo prazo.

Responda as seguintes perguntas:

  • Por que esta meta é importante?
  • Qual o impacto desta meta para alcançar o objetivo macro?

Temporal

Além disso, cada meta precisa ter uma linha do tempo anexada a ela. Isso garantirá que exista o senso de urgência por trás do alcance da meta e que ela não seja deixada de lado indefinidamente.

Se uma meta não tiver uma data, ela pode facilmente ser adiada e acabar sendo esquecida, por isso, pense sobre:

  • Quando exatamente eu vou alcançar esta meta?
  • Em quanto tempo esta meta precisa ser atingida?

Quando esses 5 fatores são levados em consideração ao definir objetivos, a probabilidade de atingi-los aumenta exponencialmente. Além disso, envolva outras pessoas nos seus objetivos.

Se você estiver trabalhando em uma equipe, saiba que quanto mais pessoas estejam envolvidas em um objetivo, mais chances você tem de alcançá-lo. 

O que NÃO fazer ao definir metas SMART

Enfim, agora que você viu como estruturar suas metas SMART, queremos compartilhar com você o que não fazer ao defini-las!

  • Permitir o hábito de definir metas vagas;
  • Fazer metas de equipe ou de toda a empresa individualmente;
  • Definir metas inatingíveis que levarão à frustração da equipe;
  • Perseguir objetivos que podem distrair a organização;
  • Esperar perfeição;
  • Perder de vista o quadro geral ao estabelecer as metas do projeto.

Exemplos de Metas Smart

Por fim, como você pode ver, ao trabalhar em cada etapa da criação de uma meta SMART pode revelar casos em que as prioridades e os recursos estão desalinhados. Separamos alguns exemplos de metas SMART para te auxiliar a aplicar esta metodologia em seu negócio:

  • Dobrar as vendas de produtos adicionais em 30 dias;
  • Realizar 5 webinars de educação do cliente até o quarto trimestre;
  • Otimizar o acesso do site em 25% até dezembro de 2022;
  • Aumentar as avaliações de novos pacientes em 30% ano após ano;
  • Investir 15% do lucro do semestre anterior em 4 treinamentos para os colaboradores nos próximos 2 meses;
  • Diminuir em 50% os custos com aquisição de novos equipamentos em 6 meses;
  • Aumentar em 20% as vendas no mês de novembro em relação ao mesmo período do ano passado;
  • Duplicar o número de publicações no blog do site em 4 meses;

Definir seus objetivos comerciais a partir de metas SMART requer observação, estudo e planejamento. Assim, é possível aumentar a produtividade, melhorar as estratégias e alinhar toda a equipe com os objetivos para elevar os resultados do seu negócio.

Ainda está com dúvidas sobre por onde começar a definir as metas SMART do seu negócio? Entre em contato e agende uma sessão estratégica com um de nossos especialistas!

Howeb-Marcar com especialista

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