O maior objetivo de todos os empreendedores é ter sucesso e vender cada vez mais. Desta forma, é necessário que a empresa se dedique em construir uma oferta perfeita, só assim será possível alcançar bons resultados e alavancar as vendas.
Antes de tudo é preciso que você saiba que a oferta perfeita não deve parecer com um empurrão ou uma venda forçada. Por isso, é necessário elaborar um planejamento para que o cliente chegue até onde você quer.
No artigo de hoje separamos 10 passos para que você possa construir uma oferta perfeita.
Pesquisa de Mercado
Antes de tudo, é necessário descobrir se existe uma demanda para o produto pretendido ou se é possível criá-la. Ou seja, não adianta a sua empresa querer lançar um produto se não há ninguém que está procurando por ele ou que não vai ser útil para vida de ninguém.
Por isso, é de extrema importância a parte da pesquisa de mercado. Nesse momento já será eliminado tudo que não é viável e vai facilitar o trabalho.
Público Alvo
Esse ponto também é fundamental. Pois, nesse momento que você vai conhecer o seu público e montar toda a estrutura do seu projeto em cima disso. Desde as mídias que vão anunciar, conteúdos ou até mesmo palavras chaves.
Para quem meu produto vai ser ofertado? Qual é a faixa de idade que vai se interessar por ele? São homens ou mulheres? Qual a profissão dessas mulheres? Fazendo isso, você vai evitar possíveis dificuldades na hora da oferta.
Definição do Uso da Linguagem
Nesta etapa você vai descobrir qual é a melhor forma de conversar com o seu público. Se é uma linguagem mais formal ou informal. Isso não quer dizer que precise ser algo difícil de entender. Mas sim que seja uma forma direta e acessível na hora de comunicar.
A Oferta Perfeita Precisa Ser a Solução de um Problema
O produto ou serviço precisa ser a solução que o cliente está procurando. A partir disso, o desejo vai ser maior e ele não vai pensar duas vezes em comprar.
Sabe quando você quer muito uma coisa e pensa que pagaria qualquer valor para ter? É esse desejo que você deve despertar no público ao fazer a sua oferta. Por isso, você precisa escrever mais do que “compre esse produto”, escreva os benefícios do produto.
Além disso, é necessário que seja um produto ou serviço de qualidade, pois mesmo que você venda muito, se não tiver qualidade, o seu público nunca mais vai consumir algo que você produz ou recomenda.
Analise o que você está vendendo e coloque qualidade a frente de quantidade. É normal o empreendedor queira vender muito, mas é necessário estar consciente de que mesmo que seja pouco, os seus clientes poderão fazer a divulgação por meio da boca-boca.
A Solução Precisa ser Inovadora
O diferencial é uma das partes mais importantes na hora de fazer uma oferta perfeita. Isso porque quando há soluções parecidas no mercado o seu cliente tende a pesquisar em outras empresas antes de finalizar a sua compra.
Desta forma, é essencial que você procure saber sobre os produtos dos seus concorrentes, estude as falhas e a partir disso, desenvolva um produto com qualidade, melhorando e com a correção das falhas que as outras opções estão apresentando. Vale lembrar que as falhas não envolvem apenas o produto em si, mas também preços.
Escolha uma Plataforma e Anuncie com Qualidade
Quando o assunto é vender essa é uma das partes mais importantes. Pois, quando você anuncia um produto ou serviço é possível fazer campanhas mais segmentadas, direcionadas e atrativas. Como consequência as mensagens vão para o público correto, que tem real interesse em comprar aquele produto.
É nessa etapa que você elimina os curiosos. Se a sua empresa não tiver alguém que saiba fazer essa função o recomendado é contratar uma agência.
Além disso, é muito importante saber em qual rede social o seu público está localizado, não adianta fazer anúncios no Instagram se o seu público está no Facebook.
Por isso, é essencial fazer uma pesquisa para tirar todas essas dúvidas e realizar uma oferta perfeita.
Utilize os Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais são formas de estimular a emoção e rebater as objeções provocadas pela razão validando a compra. A partir disso, é possível fazer que o seu cliente chegue até onde você quer.
Antecipação: É uma forma de dar um prévio do seu produto ou serviço para o cliente. A partir disso, ele vai ter a sensação de quero mais. Uma forma de aplicar esse gatilho é semanas antes da oferta você ir soltando informações ou dicas sobre o que vai ser vendido.
Escassez: Nos negócios assim como nos relacionamentos efetivos as pessoas costumam dar mais no que é escasso. Isso porque o nosso inconsciente associa que quanto mais difícil é ter um produto, mais valioso ele vai ser. Esse gatilho é essencial quando o cliente não está muito seguro sobre comprar o produto, pois quando ele ver a possibilidade de não poder tê-lo ele vai tomar alguma atitude.
Urgência: Esse gatilho é parecido com o da escassez, porém, está ligado com o fator tempo, ou seja, os produtos têm um período de tempo para serem adquiridos depois disso não tem mais como comprar.
Autoridade: É necessário tomar bastante cuidado com esse gatilho, pois, pode ser nocivo se for utilizado para o mal. Para aplicar ele, você deve mostrar que sabe bem sobre o assunto e que tem experiência, caso o contrário você não vai conseguir passar segurança para o seu cliente.
Reciprocidade: Esse gatilho é muito importante e uma das bases do inbound marketing (criação de conteúdo de qualidade direcionado a um público alvo). Sempre que você for vender algum produto ofereça um material gratuito para o seu público, pois, a pessoa terár a sensação de que está te devendo um favor e precisa retribuir, seja cadastrando o e-mail ou comprando um produto.
Prova social: A maioria das pessoas tem a necessidade de pertencer a algum grupo, por isso esse gatilho é muito poderoso. Para que ele possa ser ativado use números de pesquisas de satisfação, depoimentos de clientes, imagens de pessoas usando o produto para que assim elas sintam a necessidade de pertencer aquele grupo também.
Segurança: O consumidor não quer investir em algo que lhe cause dúvida. Sites como Ebay, Aliexpress, Mercado Livre dão a oportunidade do cliente avaliar o vendedor, essa é uma forma de vender mais, pois quanto confiável for o site, mais pessoas vão querer comprar. Além disso, outra forma de ativar o gatilho de segurança é dando uma garantia, ou seja, se não o produto não for satisfatório, o dinheiro é devolvido.
Venda Status
A maioria das pessoas pensam que o que vende o produto é a descrição, porém, esse pensamento está errado. As características devem ser a última informação a ser utilizada para vender.
Uma empresa que faz isso é a Apple, antes dela vender um produto, ela vende o status que a pessoa vai ter a partir do momento que comprar um Iphone, por exemplo.
Desta forma, tente estimular a imaginação do comprador, se coloque no lugar dele, você está vendendo o produto por quê? Qual é o diferencial do seu produto diante dos concorrentes?
Quebre as Objeções
É normal que os clientes tenham dúvidas quando vão comprar determinado produto. Porém, quem dá a carta final é você. Muitas vezes as vendas são perdidas por falta de experiência e de jogo de cintura para lidar com algumas situações. Por isso, é essencial saber lidar com questionamentos, dúvidas e objeções.
Quem nunca ouviu um cliente dizendo que precisava de mais tempo para pensar? É muito comum essa atitude. Mas o que pode ser feito para que ele tome uma decisão rapidamente?
Você pode utilizar gatilhos mentais de escassez e de urgência, fazendo turmas com vagas limitadas ou utilizando prazos para inscrição. Liste pelo menos 10 objeções e quebre-as.
Preço
Depois de construir a oferta perfeita o preço é o último passo que deve ser dado. Isso porque se você falar o preço logo de cara o consumidor já vai ter uma opinião sem que você tenha apresentado a sua oferta e consequentemente o interesse dela por te ouvir vai ser menor. Sendo assim, sempre construa um valor antes de falar o preço.
Este foi o artigo de hoje sobre os 10 passos para construir uma oferta perfeita. Gostaram? Deixe o seu comentário aqui embaixo contando a sua opinião e sugerindo novos temas.
Até a próxima.