Presença Digital: Porque a Sua Empresa Deve Estar na Internet

presença digital

Se a sua empresa ainda não está na internet, saiba que já passou da hora de ter uma presença digital. Hoje, estar nesse meio de comunicação virou obrigação para organizações que desejam ter sucesso. Sem gastar muito dinheiro pequenas empresas e empresários ganham espaço e passam a competir com grandes empresas.

O número de usuários na internet vem crescendo cada vez mais. Atualmente, são mais de 95 milhões de internautas brasileiros e tudo que você precisa fazer é estar lá também dando conteúdo e vendendo produtos de qualidade. Há algum tempo atrás, as pessoas precisavam sair de suas casas e ir até as lojas comprar o que estavam precisando. Hoje em dia, elas têm a facilidade de comprar tudo por meio da tela de um computador ou celular. Basta dar um clique.

Por Onde Devo Começar?

A primeira coisa que deve ser feita para começar a sua presença digital é planejar uma boa estratégia de marketing digital e comunicação. Como já falamos aqui no blog é imprescindível que a empresa tenha algum profissional que saiba dessa área ou que contrate uma empresa para fazer esse trabalho. Embora pareça algo simples, é um trabalho complexo e só quem realmente entende do negócio, é capaz de fazer algo de qualidade e que atinja os objetivos da empresa.

Por Que é Importante Ter Presença Digital 

Muitas empresas entram na internet e passam a acreditar que só um site no ar e uma página da empresa nas redes sociais é o suficiente. Mas essa não é a verdade, o que realmente importa é como essa organização vai se posicionar no mercado. Sendo assim, a presença digital está ligada à estratégia de branding, pois envolve a imagem que ela quer passar para o mercado, o relacionamento com seus clientes e o conteúdo que vai ser produzido para os meios digitais.

Dessa forma, para ter sucesso nessa plataforma é necessário que sejam criadas boas estratégias de comunicação. Não adianta ficar na internet sem ter algo novo (de qualidade) para o seu público. É necessário criar uma identidade para  que assim seja possível alcançar resultados satisfatórios.

A Presença Digital Faz Da Sua Empresa Mais Acessível

Quando a sua empresa está na internet ela pode ser facilmente encontrada pelos internautas. Com certeza você já precisou do endereço de algum lugar e correu para internet procurar. Isso porque muitas pessoas preferem pesquisar a ter que ligar. Além de ser mais fácil para o cliente e mais conveniente para a empresa. Os meios digitais possibilitam que o usuário armazene muitas informações sobre a empresa. Isso faz com que as pessoas que estão interessadas no seu serviço consigam tirar todas as dúvidas antes de comprar.

Menos Investimento e Mais Clientes

Não dá para negar que investir na internet é mais barato do que utilizar os meios de publicidade tradicionais como televisão, rádio e outdoor. Além disso, é possível dobrar o seu faturamento, pois, com esse meio de comunicação fica mais fácil de ser encontrado. Mesmo que você não venda online, é possível aumentar significativamente o seu número de vendas. Se você preferir pode optar por fazer campanhas e mais pessoas da sua região vão conhecer o seu negócio.

Procure lembrar sempre da frase “quem não é visto não é lembrado”, pois ela mostra exatamente como está o cenário atualmente. Uma marca não pode ser conhecida apenas pela divulgação e vendas dos seus produtos e serviços, ela tem que ser lembrada pelas soluções que ela traz.

Torne-se Uma Autoridade No Seu Segmento

Criar uma autoridade no negócio é uma tarefa que exige um pouco de tempo e boas estratégias. Uma das primeiras atitudes que uma empresa deve ter quando for divulgar ou vender na internet é planejar conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público.

Tem empresas que só entram nesse meio para ficar compartilhando o link de outras organizações ou fazendo propaganda da marca. Esse é um péssimo caminho para conquistar autoridade, pois mostra que a empresa não está preocupada com o conteúdo que o público vai consumir. Ter autoridade é deixar de ser duvidoso para ser referência.

A Internet Ajuda a Monitorar o Público

Outra característica que esse meio possibilita aos usuários é o fornecimento de informações. Estão disponíveis dados estatísticos de alta precisão de todos os canais da web, ajudando no monitoramento do público. Se a rede social tem uma publicação que tem muita interação você consegue saber qual é o melhor horário para fazer as outras postagens. Você pode descobrir também o grau de interesse do seu público, sendo fundamental para as tomadas de decisões da empresa.

Quem Tem Presença Digital Tem Credibilidade

Quando as empresas que estão constantemente na internet dão a visão de que a organização é transparente, de que não tem nada para esconder. Como consequências os usuários vão se sentir confiantes para comprar com você. Isso porque, muitas pessoas só compram com uma empresa quando ela tem credibilidade. Afinal, ninguém quer ter o seu cartão clonado ou ser enganado.

Presença Digital Ajuda a Fidelizar Clientes

Uma das grandes vantagens que a presença digital permite é a aproximação entre a empresa e o consumidor. Um bom relacionamento e atendimento com o seu cliente é chave para o sucesso da sua organização. Por isso seja sempre prestativo. Busque saber o que aconteceu depois da venda. Se o cliente ficou satisfeito, se ele tem dicas para melhorias, só não deixe a comunicação morrer ali.

Outra forma de fidelizar o público é criando promoções exclusivas e mantendo os clientes sempre informados das novidades da sua empresa.

Não Fique Para Trás Dos Seus Concorrentes

Cada dia que passa as empresas estão percebendo a importância de investir na presença digital. Elas buscam fazer grandes investimentos para gerar ações de marketing digital que envolvem SEO, Google Adwords, redes sociais e outras formas de divulgação. Esse é um fator fundamental para determinar o grau de competitividade de uma empresa em relação ao mercado. Como consequência essas organizações saem na frente daquelas empresas que estão despreparadas e que não entraram ainda para o meio online.

No artigo de hoje comentamos sobre a importância de investir na presença digital. E a sua empresa já tem presença digital? Se ainda ficou alguma dúvida sobre esse assunto entre em contato conosco.

Até mais.

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