O que Ninguém te Conta Sobre Lançar um Produto Digital

computador mostrando gráficos de um lançamento

É muito comum encontrar empresas que estão migrando para a internet passarem por dificuldades. Na maioria das vezes, isso ocorre por causa das diversas plataformas e estratégias utilizadas. O que consequentemente acaba deixando as pessoas que não tem experiência nessa área ainda mais perdidas. Dessa forma, é preciso estar atento a alguns erros que você pode cometer ou está cometendo ao lançar o seu produto digital.

Criar Boas Estratégias é Fundamental Para o Seu Produto Digital

Quando uma empresa decide migrar para internet sem fazer um planejamento estratégico achando que será tudo muito fácil e simples, os problemas acabam aparecendo e os resultados esperados não são alcançados. Muitas pessoas pensam que é só criar um blog e está tudo certo. No entanto, antes de tomar essa atitude é importante estabelecer metas e organizar as estratégias. Desta forma é possível entender melhor o público que se identifica com o produto ou serviço que está sendo vendido. Além disso, é importante, pesquisar o seus concorrentes, criar pautas com conteúdos relevantes e planejar como será a sua presença nas redes sociais.

Tome Cuidado Com os Conteúdos Publicados

Outro erro que você pode estar cometendo está relacionado a importância que está sendo atribuída ao conteúdo que é publicado pela empresa. O seu conteúdo é responsável por atrair leads qualificados para se tornarem clientes. Cada um dos seus conteúdos é importante e você deve dar o devido valor a cada um deles. Se você não consegue produzir o seu próprio conteúdo, procure empresas especializadas de marketing de conteúdo que podem te ajudar.

Tenha um Plano de Marketing para Lançar o Seu Produto Digital

Se você está pensando em lançar um produto digital, deve  fazer um plano de marketing que irá nortear a sua estratégia. Este documento é composto por informações sobre o negócio, mercado, panorama externo, clientes, segmentação, concorrência, vendas, canais de distribuição e ações de comunicação. Dessa forma, o plano para o lançamento de um produto será a base para auxiliar nas tomadas de todas as decisões de todo o projeto.

Um plano de marketing abrangente deve conter:

  • Uma breve apresentação da empresa;
  • Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
  • Objetivos do Lançamento do Produto;
  • Estratégias (público-alvo e posicionamento);
  • Detalhes do Produto (características e benefícios, design, marca, embalagem e serviços de apoio);
  • Mensuração (como o desempenho do projeto será analisado);

portfólio

Análise do Portfólio de Produto

Nessa análise são descritos os acontecimentos em cada fase do ciclo de vida de um produto para que assim sejam adequadas estratégias para cada fase. Um produto passa por cinco fases sendo: desenvolvimento, introdução ou lançamento, crescimento, maturidade e declínio. Considerando que a fase do desenvolvimento já engloba muito do que falamos nos parágrafos anteriores, começaremos pela etapa do lançamento ou introdução:

Introdução

Esse processo envolve o início das vendas até o momento em que elas passam a atingir um crescimento constante. Se for um mercado novo, essa fase ainda vai precisar de validação para identificar se vale mesmo a pena investir na ideia e qual a melhor forma para se sair bem nesse meio.

Crescimento

Nessa fase, o produto atinge um padrão de crescimento. A partir disso, dá para escalar a produção e a distribuição para atender a demanda dos clientes. Como consequência, a concorrência irá aumentar.

Maturidade

Ao chegar nessa fase, o mercado vai se estabilizar e ficar saturado. Os concorrentes vão parar de aumentar. Aqui vai começar uma grande disputa pela preferência do consumidor, que envolve desde abaixar os preços até fazer esforços maiores de marketing e branding.

Declínio

É o momento em que as vendas começam a cair. Na maioria das vezes, isso ocorre devido as constantes mudanças do mercado. Nessa fase, o lucro fica ainda menor, fazendo com que haja o investimento em novas soluções para atender os gostos dos clientes.

Fazer a análise de alguns fatores como o tempo de consumo do produto, quantidade de vendas e avanços na área abordada, ajuda a identificar o tempo e a fase em que o seu produto está. Outro ponto que está relacionado a essa questão é a capacidade de oferecer aos clientes potenciais algo que seja relevante e vantajoso.

trafego

Busque a Melhor Forma de Gerar Tráfego para o seu Negócio

Antes de criar um produto digital, você precisar ter uma estratégia definida em relação ao tráfego. Isso porque trabalhar com tráfego orgânico exige muito e é um trabalho a longo prazo. O tráfego orgânico é essencial, por isso você deve criar conteúdo e estar presente nas redes sociais em que o seu público está. Mas não pense que somente o tráfego orgânico fará você atingir resultados extraordinários. É preciso investir em tráfego pago e aí a estratégia é ainda mais importante. Tenha um planejamento, selecione as fontes e faça um acompanhamento preciso dos resultados.

Tráfego Pago

Trabalhar com tráfego pago também exige que sejam feitos testes. Nos anúncios pagos terá que ser medido o ROI, ou seja, o retorno sobre os investimentos de cadas um dos anúncios e fontes de tráfego. Desta forma, como você estará investindo, é melhor que você utilize as melhores estratégias do mercado.

Como Validar a Ideia Sem Correr Riscos

A melhor opção para testar se a sua ideia ou produto será bem recebida pelos consumidores é colocando em prática um MVP (Produto Mínimo Viável). Este seria um teste, uma forma de colocar a sua ideia em prática, antes mesmo de ela estar 100% pronta. E por que isto é importante? Colocando no ar uma versão beta ou um produto de menor valor, você já poderá ter a resposta do seu público. E essa resposta é muito importante para nortear os próximos passos do projeto. 

Esta opção evita que você perca tempo e dinheiro desenvolvendo todo o produto, para então somente no final descobrir que não era bem esse produto que o público esperava ou desejava.

No artigo de hoje falamos sobre diversos pontos que colaboram para o sucesso do lançamento de um produto digital. Se ainda restou alguma dúvida sobre esse tema ou se você tiver alguma sugestão deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até próxima.

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