Sucesso Digital: Os 3 Primeiros Passos Para a Sua Empresa

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Atualmente, muitas empresas ingressaram para o mundo virtual com o objetivo de alavancar os negócios e atingir o sucesso digital. Porém, em alguns momentos surgem algumas dúvidas. Uma delas é: “será que estou no caminho certo ou preciso de algo a mais?”. 

Por isso, antes de tudo é necessário que você tenha um objetivo claro e esteja preparado para os desafios que poderão ser enfrentados nessa etapa. O sucesso digital parece ser algo simples de acontecer. Mas assim como vender em lojas físicas ou prestar um serviço é necessário todo um processo antes de chegar ao resultado final, a venda. Desta forma, não tem como uma pessoa que nunca teve contato com a sua empresa querer fazer uma compra logo de cara. É preciso criar estratégias e conhecer pessoas que realmente te auxiliem neste processo.

No artigo de hoje vamos falar alguns fatores que determinam o sucesso digital, são eles: marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais.

#1 Marketing de Conteúdo é Fundamental Para o Sucesso Digital

Se a sua empresa acredita que jogando qualquer conteúdo para o público ler vai ser diferente, a sua opinião está totalmente equivocada. O marketing de conteúdo é umas das principais ferramentas na hora de alavancar as vendas. Além disso, é necessário engajar o seu público alvo. Fazer com que a rede de clientes cresça por meio da criação de conteúdos relevantes. Esses conteúdos devem ser valiosos e percebidos como tal, tendo como consequência a criação de uma visão positiva da marca.

Mas Como Fazer Isso?

Hoje em dia, a publicidade não tem mais tanta eficiência como tinha antigamente. Dessa forma o marketing de conteúdo tem se tornado essencial. O público passou a ter a capacidade de escolher o que quer ver e não é mais obrigado a assistir diversos comerciais durante a programação das mídias tradicionais. O poder está nas mãos dele. Isso torna essencial que o público seja realmente atraído por algo de valor, para depois tomar a decisão da compra.

Na maioria das vezes as empresas tem dificuldade de fazer um bom marketing de conteúdo. Elas só querem falar sobre o produto, ao invés, de mostrar algo útil e interessante. Essa atitude tem um peso muito grande, pois quanto mais chamativo o conteúdo maior será a interação e aumentaram as buscas por ele.

Faça um Planejamento de Conteúdo

O primeiro passo para o marketing de conteúdo é fazer um bom planejamento. A empresa precisa compreender qual será o objetivo dos conteúdos e para qual caminho ela deseja levar o público. Todos os conteúdos produzidos, como textos, vídeos e imagens devem estar alinhados com esse objetivo. Pense bem, o conteúdo produzido é realmente o que as pessoas estão procurando? Estou passando a mensagem da minha empresa de forma clara e objetiva para o meu público alvo?

É importante lembrar que apenas ter um blog corporativo que raramente tem postagens não é marketing de conteúdo e está bem longe de ser.

#2 Utilize o SEO Para Potencializar os Seus Resultados

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Grande parte das empresas tem como ambição alcançar as primeiras colocações nos mecanismos de busca. Desta forma, é possível que os sites consigam ter cliques nas publicações e visitas gratuitamente.

Porém, não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso investir em uma estratégia específica para que seja possível aumentar os resultados. E desta forma garantir que a organização conquiste um bom posicionamento.

Para isso, o SEO se torna uma ferramenta crucial na hora de atingir bons resultados. Ou seja, quanto mais otimizado a organização deixar o site maiores são as chances da marca conseguir se sobressair organicamente (sem ser por meio de anúncios). Isso acabará gerando assim mais visibilidade no mundo digital, leads e ganhos.

A maioria das pessoas que estão à procura de um conteúdo não dão mais do que dois cliques para saber sobre algum assunto, por isso, geralmente não passam da segunda página de resultados do Google. A internet é um meio rápido, ninguém quer passar horas procurando sobre um assunto.

Como Funcionam os Mecanismos de Busca do Google?

Os resultados pagos geralmente sempre vão aparecer no topo da página do buscador e vão ter uma sinalização de que é um anúncio. As primeiras posições serão definidas pelas ferramentas de análise do Google, que vão conferir o nível de relevância e qualidade que determinado conteúdo apresenta. 

Os robôs do Google são rastreadores que buscam todas as páginas da internet, entram em cada um dos links que aparecem e leem tudo que aquele site tem para oferecer. Isso faz com que o conteúdo fique bem organizado e segmentado dando aos usuários do site os melhores resultados. 

O Google leva em consideração os conteúdos mais completos e que mais esclareçam dúvidas aos leitores. Embora, o números de palavras seja importante, é preciso que o público leia aquilo e tenha todas as suas objeções resolvidas. 

#3 Utilize as Redes Sociais

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O marketing de conteúdo pelas redes sociais é uma estratégia muito eficaz para atingir o sucesso digital. Em contrapartida, deve ser utilizada de forma correta para que se torne um diferencial e não um problema para a empresa. Algumas organizações entram nas redes sociais sem entender nada e acabam tendo uma visão muito simplista e errada sobre esse assunto. Como consequência acabam se tornando só mais uma nesse meio.

Abaixo separamos algumas opções de redes sociais que a sua empresa pode começar a investir, é claro, sempre levando em conta o seu público alvo.

Facebook

O Facebook, sem dúvidas, é o mais querido e tem mais de 110 milhões de usuários. Para produzir conteúdo nessa rede não é complicado, o difícil é saber como desenvolver os conteúdos de forma estratégica e sem sair dos objetivos que já foram estabelecidos.

Para isso, é necessário analisar todas as formas de divulgação e ver qual se encaixa melhor no planejamento da empresa. O Facebook tem diversas possibilidades para criar conteúdos como lives, otimização de links e engajamento de postagem. 

Instagram

O Instagram é uma rede quem vem crescendo a cada ano e enfrentando diversas modificações. Agora com a possibilidade de fazer Stories, o aplicativo ganhou um novo visual e bate de frente com o Snapchat. Se você está em busca de uma rede social para divulgar roupas, calçados, fotografia e maquiagem essa pode ser a melhor opção para você. 

Youtube

O Youtube conta com mais de 82 milhões de usuários ativos e tem passado por muitas mudanças assim como o Instagram. Para produzir conteúdo nessa rede é necessário descobrir o que o seu público gostaria de assistir.

Uma boa alternativa é fazer uma pesquisa de concorrentes para que assim seja possível delinear os assuntos que serão abordados em seu canal. Você pode utilizar várias técnicas com storytelling ou animações para atrair o público. 

No artigo de hoje falamos um pouco sobre os três primeiros passos para a sua empresa alcançar o sucesso digital. Abordamos temas sobre marketing de conteúdo, redes sociais e SEO. Se você gostou e esse conteúdo fez sentido para você, deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

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