Com o surgimento da internet muitas pessoas passaram a comercializar os seus produtos ou serviços por meio da venda online, proporcionando uma grande mudança neste mercado. Outra vantagem estabelecida por esse meio está relacionado à possibilidade de poder vender para qualquer pessoa do mundo e sem sair de casa.
Antes de estar na internet é extremamente importante compreender do que se trata um e-commerce. Ou seja, quais são os investimentos, os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes. Embora, seja mais simples do que um mercado tradicional, esses quesitos ainda continuam sendo o melhor caminho para o sucesso nas vendas online.
Quanto mais informações, mais testes você poderá realizar e assim poderá alcançar o modelo perfeito para o seu negócio. Existem diversas sugestões que podem te auxiliar a aumentar as vendas. No entanto, nenhuma dessas opções são absolutas. Para que a sua empresa consiga alcançar um consenso é importante que ela teste todas as possibilidades e encontre a que mais encaixa na venda dos infoprodutos.
No artigo de hoje vamos comentar sobre algumas formas que podem ajudar a aumentar as vendas da sua empresa.
Utilize Funil de Vendas nas Vendas Online
Em algum momento você já deve ter parado para pensar em qual etapa o seu cliente está parando antes de finalizar um compra. Este é o objetivo o funil de vendas, fazer com que você consiga mapear todas as etapas que o seu cliente dá até adquirir um produto. No e-commerce é possível encontrar dois tipos de funis para avaliação e otimização dos resultados. O primeiro está relacionado ao funil de vendas, o segundo é conhecido como funil de navegação (ou conversão).
O mais tradicional dos dois é o funil de vendas que é dividido em quatro partes.
Visitas: O momento em que o consumidor visita o site pela primeira vez.
Leads: Estágio onde o cliente se interessa pela sua empresa. Essa atitude ocorre por meio de um cadastro ou download de uma recompensa.
Oportunidades: Etapa em que o cliente se interessa por um produto ou serviço do site.
Clientes: Realiza uma compra dentro do seu site.
Tenha um Site que Seja Responsivo
A popularização dos celulares transforma a forma de nos relacionarmos com o mundo. Se antes, era preciso utilizar um computador para ter acesso a uma informação. Agora com um clique e de qualquer lugar é possível estar informado sobre o que está acontecendo no mundo. De acordo com um relatório feito pela E-Bit aproximadamente 19% das compras são realizadas por meio de celulares e tablets.
A partir disso, é possível identificar que os clientes estão motivados a satisfazer as necessidades imediatamente para conseguir otimizar o tempo. Dessa forma, se o seu site não conta com um design responsivo está na hora de pensar neste formato para melhorar a conversão do seu site para atender as necessidades e expectativas dos seus clientes.
Recuperação de Vendas
Quem já vendeu algum produto ou serviço pela internet sabe que poucas pessoas chegam até o final do carrinho e realizam o pagamento. Muitos consumidores desistem da compra pelo valor, outros se esquecem de pagar ou estão com problemas no cartão de crédito naquele momento. São vários motivos que podem resultar a não conclusão da compra.
O boleto é um dos métodos mais seguros para e-commerce. Entretanto, apesar da facilidade é possível identificar uma desvantagem. Visto que o consumidor tem a possibilidade de desistir da compra até o momento de realizar o pagamento. Por isso, é muito comum encontrar empresas não oferecem essa opção e priorizam métodos de pagamentos que garantem que a compra seja finalizada na hora.
Capture os Dados Necessários
Muitas pessoas quando veem que o cliente abandonou o carrinho ou não pagou o boleto não tomam nenhuma atitude. No entanto, se os dados necessários tiverem sido capturados existe uma grande oportunidade de conseguir converter esses boletos em vendas. Dessa forma, adapte o checkout para capturar dados necessários e utilize um sistema que seja capaz de gerar boletos em um link. Outro passo muito importante está relacionado a programação de envio deste boleto gerado por e-mail.
Conte Com a Ajuda de Afiliados nas Vendas Online
Se você ainda está começando e não conseguiu identificar o que a sua audiência deseja consumir, vender produtos de outros produtores pode ser uma boa alternativa. Com o marketing de afiliados, você tem duas opções para aumentar os seus ganhos. A primeira é por meio da venda de produtos de outras pessoas. Neste caso, você é o afiliado e ganha uma comissão a partir dos produtos que foram vendidos. A segunda maneira está relacionada com o apoio que você receberá de outros parceiros para virarem afiliados do seu produto. Nessa opção você é o responsável por pagar a comissão.
Crie Senso de Urgência nas Vendas Online
Uma das piores sensações para o ser humano é não ter o poder de escolher. Como consequência, o nosso cérebro cria um sentimento de urgência fazendo com que as decisões sejam realizadas inconscientemente. Para conseguir criar essa sensação nos consumidores uma boa alternativa é a criação de promoções temporárias, dar cupons de desconto válidos por um determinado tempo ou limitar o período de venda do produto.
Ofereça uma Garantia de Compra
É muito comum ficar com certo receio na hora de comprar um produto ou serviço pela internet. Dessa forma, oferecer uma garantia de alguns dias para o seu cliente é uma boa opção. Isso porque essa atitude possibilita que ele consiga testar o que está sendo oferecido pela empresa e poderá ter o dinheiro de volta a qualquer momento e sem nenhuma explicação caso não se identifique com o produto que foi adquirido. Além disso, essa alternativa ajuda a trazer mais tranquilidade e fidelizar os clientes. Com a fidelização de clientes, o seu negócio passa a gastar até cinco vezes menos do que conquistar novos clientes.
Algumas atitudes por mais simples que pareçam são essenciais para conseguir aumentar os resultados da sua empresa. Por isso, busque adaptar a realidade do seu cliente com o seu negócio. Se você ainda ficou com alguma dúvida em relação a esse tema, deixe o seu comentário aqui embaixo.
Até a próxima.