A comunicação por e-mail está presente desde os primórdios da internet. E as vendas por e-mail estão entre as estratégias mais clássicas de marketing digital. O que faz algumas pessoas perguntarem: “Será que e-mail ainda funciona?”.
A resposta é sim. É claro que, alguns e-mails marketing vão parar nas caixas de lixo ou spam. Mas isso acontece quando os disparos são feitos sem a estratégia certa. Pois saiba que 97,6% das pessoas, com acesso a internet, possuem e-mail, e 95,9% acessam todos os dias.
Por isso, vamos mostrar 5 dicas práticas para você estruturar uma estratégia de vendas por e-mail e driblar as caixas de spam com eficiência.
Vendas por e-mail ainda funcionam?
As vendas por e-mail causam polêmica no mundo do marketing digital. Enquanto alguns profissionais questionam sua eficácia, outros baseiam todas as estratégias nessa ferramenta.
Mas os dados mostram que o público está sim interessado em comunicação por e-mail, pois algumas pesquisam mostram que 78,4% dos usuários gostam de receber newsletters e 76,8% já compraram a partir do recebimento de uma.
O que acontece, é que muitas empresas são boas na captação de leads, mas não conseguem segmentar bem a base e trabalhar uma comunicação assertiva para o público avançar no funil de vendas.
Nem sempre o lead captado está aquecido para uma oferta de venda. Dependendo do estágio que ele se encontra na jornada de compra, é preciso investir em conteúdo para engajar o lead, antes de ofertar algum produto.
Continue a leitura e veja como fazer isso:
Dica 1 – Capture a atenção com assuntos interessantes
Um título chamativo pode ser a diferença entre um e-mail que será aberto, mandado para a lixeira, ou pior, para a caixa de spam. Pense que você tem, mais ou menos, apenas 3 segundos para chamar a atenção do leitor.
Mas não exagere com títulos apelativos demais. O assunto precisa ter conexão com o texto, senão você terá uma alta taxa de abertura, mas pouca interação nas suas campanhas de vendas por e-mail.
A CEO da empresa de email marketing Marrina Decisions, realizou uma pesquisa analisando 260 milhões de e-mails de 540 campanhas diferentes, e revelou alguns dados interessantes sobre títulos e abertura de e-mails:
- Com 6 a 10 palavras geraram 21% de taxa de abertura
- 5 palavras geraram 16% de taxa de abertura
- 11 a 15 palavras apresentaram 14% de taxa de abertura
Isso mostra que frases curtas e objetivas possuem mais chance de chamar a atenção do público. Principalmente em Smartfones, onde o campo de exibição do título é mais curto do que em um desktop.
Dica 2 – Faça um bom gancho antes de se aprofundar no conteúdo
A missão de chamar a atenção do lead ainda não acabou. Após ele abrir o e-mail, o objetivo é fazê-lo realizar a ação que você quer.
Por isso, chame a atenção do leitor logo no começo do conteúdo. Não use copywriting batido como: “Olá, sou Fulano, especialista em Marketing e Vendas, tenho algo muito legal para te contar…”
A ideia é criar um gancho que prenda leitor até o final do texto, ou pelo menos até a CTA (Call to Action)
Existem algumas estratégias para chamar a atenção e gerar curiosidade no lead logo no início do conteúdo:
* Use uma dor, necessidade ou desejo que o seu negócio pode resolver. Por exemplo: “Olá Fulano. Você sabia que pode vender muito mais usando gatilhos mentais?”
* Trabalhe um tema de interesse junto com algum material para download. Por exemplo:
“Você já deve saber que, em serviços com processo de venda consultiva, a compra geralmente não acontece na primeira abordagem.
Por isso, para ajudar o seu time de vendas, preparamos um conteúdo para você estruturar uma abordagem comercial inteligente, passo a passo.
Clique aqui e acesse o Roteiro Prático para Venda de Serviços.”
* Ressalte um risco para criar medo: Por exemplo: “Fulano, se o seu negócio é na área da saúde, você pode estar perdendo dinheiro e nem imagina”
Enfim… existem diversas maneiras de chamar a atenção do seu lead, desde o início do conteúdo, e aumentar as chances dele interagir com o e-mail.
Dica – 3 Conheça a sua base e segmente os envios
Nenhuma das dicas anteriores vai funcionar, se você tratar seus leads da mesma maneira. Principalmente se o seu negócio atender diferentes tipos de consumidores.
Apenas sabendo as necessidades, desejos e sonhos de cada grupo de leads, você poderá criar títulos e e-mails certeiros
Imagine o modelo de negócio de uma universidade, que geralmente tem em sua base, diversos grupos de pessoas. Agora, imagine que o time de marketing dispare um e-mail sobre pós-graduação para engenharia, sem separar as audiências.
Pense agora como consumidor. Não tem nada pior do que receber um e-mail totalmente desconectado com o momento que vivemos e desalinhado com o que buscamos.
É como enviar um e-mail falando sobre pós-graduação em engenharia, para um grupo de leads que está se formando no ensino médio, com interesse em artes cênicas e cinema.
Esse tipo de comunicação desalinhada, não é só ruim para os resultados das campanhas, como também para a reputação do seu domínio no servidor.
Se muitas pessoas marcarem seus e-mails como spam, o servidor entenderá que as mensagens originárias do seu domínio (que vem após o “@” nos endereços de email) devem ser recusadas.
Dica 4 – Fale a linguagem do seu público e ofereça conteúdo de valor
Como falamos, conhecer o que seu público fala, pensa, ouve e vê, é essencial. Tanto na criação do conteúdo, quanto na comunicação de nutrição.
Esse é um princípio básico do marketing de conteúdo, não adianta produzir vídeos, artigos, ou qualquer outro tipo de conteúdo, por produzir.
É fundamental que esses materiais sejam relevantes para seus seguidores. Ou seja, que realmente resolvam um problema do lead e gere engajamento dele com sua marca.
E tendo seu público bem mapeado, será mais fácil para ajustar a comunicação. Dependendo do público, muita formalidade não é recomendada, principalmente se a intenção for criar uma relação mais pessoal com o lead.
Em contrapartida, não force demais uma intimidade que pode não existir. Seja autêntico e personalize as mensagens com equilíbrio.
Considere também, não só as diferenças de público, mas as diferenças de contexto em um mesmo público.
Por exemplo: se você oferece serviços ou produtos complexos para empresas e costuma se comunicar com executivos, um tom mais formal é indicado.
Mas, se o que você oferece, são itens de lazer e entretenimento para esses mesmos executivos, um tom mais descontraído funcionará melhor.
Dica 5 – Capriche na Call To Action
Call to action, conhecida pela sigla CTA, significa chamada para ação. Essa é a frase que deve conduzir o leitor para realizar uma ação.
Essa ação pode ser: baixar algum material como um Ebook, seguir nas redes sociais ou fazer um contato comercial solicitando um serviço. Vai depender de onde o seu lead se encontra no funil de vendas.
E para conseguir que o lead realize a ação desejada, trabalhe a persuasão. Temos um artigo com os principais gatilhos mentais que vão agir diretamente no sistema límbico do seu lead. Clique aqui para acessar o material.
Conclusão
Investir em campanhas de e-mail marketing é uma ótima opção de estratégia, tanto para desenvolver e nutrir relacionamento com os leads, quanto para ofertar produtos e serviços.
Mas não é só isso, uma estratégia de e-mail marketing pode servir também para retenção de fidelização de clientes, lançar novos produtos, gerar tráfego em páginas, promover eventos, estimular recompra, entre outras ações.
O que precisa ser entendido, é que as vendas por e-mails não andam sozinhas. É essencial uma estrutura completa de marketing e vendas, passando por pesquisa, mapeamento de público, cenário, estruturação e ação.
E aí, quer estruturar um processo completo de marketing e vendas na sua empresa e alavancar as vendas?