3 dicas para seu plano de marketing para 2023

3 dicas para seu plano de marketing para 2023

Empreender não é uma tarefa fácil. Exige planejamento, foco e muita dedicação, independente se vivemos um cenário estável ou conturbado economicamente. O ano de 2022 reafirmou a importância de ter uma estratégia digital bem estruturada e fortalecida. 

Em 2023, a tendência é que os desafios do mercado só aumentem, não é mesmo?

Até porque, a crise é algo cíclico e sempre vai existir. Por isso devemos nos atualizar constantemente, para que o nosso negócio continue crescendo no próximo ano.

O marketing digital ainda está em alta e veio para ficar, mas mesmo se considerarmos um cenário otimista, pequenas e médias empresas podem passar por incertezas. Por isso, a adaptação à nova realidade é fundamental para que seu negócio se destaque no mercado.

Quer saber como fazer um plano de marketing digital inteligente que vai alavancar suas vendas em 2020?

Então confira as 3 dicas que separamos nesse artigo. Você vai ver como estruturar um processo de marketing e vendas otimizado que vai aumentar sua receita.

O que é um plano de marketing

Um plano de marketing é um roteiro estratégico que as empresas usam para organizar, executar e acompanhar sua estratégia de marketing durante um determinado período. Os planos de marketing podem incluir diferentes estratégias para várias equipes em toda a empresa, todas trabalhando para os mesmos objetivos de negócios.

Antes de iniciar seu plano para 2023, pense nas respostas para as seguintes perguntas:

  • Quanto sua empresa cresceu em 2022?
  • Quais canais de marketing geraram mais valor este ano?
  • Qual é o seu cronograma de crescimento para 2023?
  • Como seu cenário competitivo mudou?
  • Quais pontos de melhoria seus clientes te trouxeram?

Estas perguntas vão te ajudar a entender o que priorizar e qual caminho seguir. A seguir, trazemos 3 dicas para te ajudar a ajustar o seu plano! 

3 dicas essenciais

1. Conserte seu funil de vendas

Fazer um brainstorming para entender e alinhar seu funil de vendas é a etapa número 1 de qualquer estratégia de marketing. Uma das maneiras mais econômicas de aumentar suas conversões é otimizar seus esforços de geração de leads .

A tecnologia adotada na área de marketing facilitou a criação de e-mails, páginas de destino e outras peças de conteúdo de geração de leads, mas eles não serão assertivos se não refletirem com seu público da maneira certa, na hora certa. 

Por isso, sua estratégia de marketing para 2023 precisa reunir diferentes táticas e canais de marketing em uma direção coesa que seja tão fácil e atraente para os clientes que eles não possam deixar de clicar. A melhor maneira de descobrir isso é por meio de experimentação e análise planejadas.

Temos um artigo sobre clareza do funil de vendas que pode te ajudar a entender melhor!

2. Aproxime-se dos seus clientes

Aproveitar melhor os dados do seu site não é apenas maximizar sua infraestrutura de geração de leads, trata de conhecer mais sobre seus clientes, tanto atuais quanto potenciais.

Conhecendo seu cliente, é possível entender suas expectativas, tratá-los da forma como esperam e dar a eles boas experiências e valor. Dessa forma, eles estarão mais dispostos a oferecer seus dados pessoais.

Concentre-se em criar experiências responsivas e personalizadas para seus clientes que construam relacionamentos de longo prazo. Para isso, você pode utilizar as seguintes técnicas: e -mails personalizados e com foco em valor que incentivam os destinatários a se envolver com sua marca e compartilhá-la com outras pessoas; chatbots que podem ajudar os visitantes a responder perguntas básicas sobre o seu negócio e iniciar o processo de vendas; downloads de materiais com conteúdos ricos, dentre outras.

3. Defina suas metas e como acompanhá-las

Definir e alcançar os objetivos é parte fundamental de qualquer negócio bem-sucedido. Muitas empresas acabam fracassando por não ter objetivos claros e assertivos.

Além de definir os objetivos macros para seu negócio, é preciso que eles sejam divididos em objetivos específicos, ou seja, metas a serem alcançadas para se obter êxito. Mas pode ser difícil criar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo limitado. 

Portanto, para ajudar a garantir que os objetivos sejam claramente definidos e atingíveis dentro de um determinado prazo é possível aplicar um conjunto específico de critérios, que chamamos de SMART goals, ou metas SMART. Ficou curioso, leia nosso artigo sobre metas SMART.

Conclusão

Criar um plano de marketing anual alinhado com os objetivos de crescimento da sua empresa não é tarefa fácil. As dicas que demos aqui vão te ajudar a iniciar o planejamento, mas cada negócio é único. 

Existem muitas variáveis ​​a serem consideradas para escrever um guia abrangente –  vamos agendar um diagnóstico para ver se o que você pensou está alinhado ao seu negócio?

A Howeb é especialista em ajudar pequenas e médias empresas a estruturarem seu canal de vendas no digital. Integramos marketing com vendas e utilizamos inteligência de dados para geração de receita.

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